sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n61

900 Para quem acumula sem cessar e sem fazer o bem a ninguém
será válida como desculpa a idéia de que acumula para deixar
mais aos herdeiros?
– É um compromisso de má consciência.

901 Há dois avarentos: o primeiro priva-se do necessário e morre
sobre seu tesouro; o segundo é somente avarento para os outros;
mas pródigo para si mesmo, enquanto recua diante do mais breve
sacrifício para prestar um serviço ou fazer uma coisa útil, nenhum
custo é bastante para satisfazer seus gostos e paixões. Peça-lhe um
favor, e ele sempre é difícil; mas quando quer realizar uma fantasia,
tem sempre o bastante. Qual é o mais culpável e qual deles ficará em
pior situação no mundo dos Espíritos?
– Aquele que desfruta das coisas; ele é mais egoísta do que avarento:
o outro já vive uma parte de sua punição.

902 É errado desejar a riqueza para fazer o bem?
– O sentimento é louvável, sem dúvida, quando é puro; mas será
esse desejo desinteressado e não esconderá nenhuma segunda intenção
pessoal? A primeira pessoa à qual se deseja fazer o bem não é freqüentemente
a si mesmo?

903 É errado estudar os defeitos dos outros?
– Se é para divulgação e crítica há grande erro, porque é faltar com a
caridade. Porém, se a análise resultar em seu proveito pessoal evitandoos
para si mesmo, isso pode algumas vezes ser útil. Mas é preciso não
esquecer que a indulgência com os defeitos dos outros é uma das virtudes
contidas na caridade. Antes de censurar os outros pelas imperfeições,
vede se não se pode dizer o mesmo de vós. Empenhai-vos em ter as
qualidades opostas aos defeitos que criticais nos outros, esse é o meio de
vos tornardes superiores; se os censurais por serem mesquinhos, sede
generosos; por serem orgulhosos, sede humildes e modestos; por serem
duros, sede dóceis; por agirem com baixeza, sede grandes em todas as
ações. Em uma palavra, fazei de maneira que não se possa aplicar a vós
estas palavras de Jesus: “Vê um cisco no olho de seu vizinho e não vê
uma trave no seu”.

904 É errado investigar e revelar os males da sociedade?
– Depende do sentimento com que se faz; se o escritor quer apenas
produzir escândalo, é um prazer pessoal que procura, apresentando quadros
que mostram antes um mau do que bom exemplo. Apesar de ter feito
uma avaliação, como Espírito, pode ser punido por essa espécie de prazer
que tem em revelar o mal.

904 a Como, nesse caso, julgar a pureza das intenções e a sinceridade
do escritor?
– Isso nem sempre é útil mas,se escreve coisas boas, aproveitai-as.
Se forem más, ignorai-as. É uma questão de consciência dele. Afinal, se
deseja provar sua sinceridade, deve apoiar o que escreve com seu próprio
exemplo.

905 Certos autores publicaram obras belíssimas, de elevada
moral, que ajudam o progresso da humanidade, mas eles mesmos
não tiram delas nenhum proveito; como Espíritos, será levado em conta
o bem que fizeram com essas obras?
– A moral sem as ações é a semente sem trabalho. De que serve a
semente se não é multiplicada para vos alimentar? Esses homens são
mais culpáveis, porque tiveram a inteligência para compreender. Não praticando
os ensinamentos que deram aos outros, renunciaram a colher seus
próprios frutos.

906 É errado, ao fazer o bem, ter consciência disso e reconhecê-lo?
– Tendo consciência do mal que faz, deve o homem também ter consciência
do bem e saber se age bem ou mal. Ponderando suas ações
diante das leis divinas, e principalmente na lei de justiça, amor e caridade,
é que poderá dizer se elas são boas ou más, aprová-las ou não. Ele não
estará errado quando reconhecer que venceu suas más tendências e fica
satisfeito, desde que não se envaideça, porque então cairá em outra falta.
(Veja a questão 919.)

PAIXÕES
907 O princípio das paixões, sendo natural, é mau em si mesmo?
– Não. A paixão está no excesso acrescentado à vontade, já que o
princípio foi dado ao homem para o bem, e as paixões podem levá-lo a
realizar grandes coisas. É no seu abuso que está a causa do mal.
908 Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas
ou más?
– As paixões são semelhantes a um cavalo, que é útil quando é dominado
e perigoso quando domina. Reconhecei que uma paixão torna-se
perigosa no momento em que deixais de governá-la e resultar qualquer
prejuízo para vós ou para os outros.

909 O homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos
seus esforços?
– Sim, e algumas vezes com pouco esforço; é a vontade que lhe falta.
Como são poucos dentre vós os que se esforçam!

910 O homem pode encontrar nos Espíritos uma assistência eficaz
para superar suas paixões?
– Se ele orar a Deus e a seu protetor com sinceridade, os bons Espíritos
certamente virão em sua ajuda, porque é missão deles. (Veja a
questão 459.)

911 Não existem paixões tão vivas e irresistíveis que a vontade
não tenha o poder de superá-las?
– Há muitas pessoas que dizem: Eu quero, mas a vontade está apenas
nos lábios. Querem, mas estão bem satisfeitas que assim não seja.
Quando o homem não acredita poder vencer suas paixões, é que seu
Espírito se satisfaz nisso por conseqüência de sua inferioridade. Aquele
que procura reprimi-las compreende sua natureza espiritual; vencê-las é,
para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.

912 Qual o meio mais eficaz de combater a predominância da
natureza corporal?
– Praticar o desprendimento.

913 Entre os vícios, qual se pode considerar o pior?
– Já dissemos várias vezes: é o egoísmo; dele deriva todo mal. Estudai
todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe egoísmo. Vós os
combatereis inutilmente e não conseguireis arrancá-los enquanto não
tiverdes atacado o mal pela raiz, enquanto não tiverdes destruído a causa.
Que todos os vossos esforços tendam para esse objetivo, porque aí está
a verdadeira chaga da sociedade. Aquele que deseja se aproximar, já nesta
vida, da perfeição moral, deve arrancar de seu coração todo sentimento
de egoísmo, por ser incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele
neutraliza todas as outras qualidades.

914 Parece bem difícil extinguir inteiramente o egoísmo do coração
do homem se ele estiver baseado no interesse pessoal; pode-se
conseguir isso?
– À medida que os homens se esclarecem sobre as coisas espirituais,
dão menos valor às materiais. É preciso reformar as instituições humanas
que estimulam e mantêm o egoísmo. Isso depende da educação.

915 O egoísmo, sendo próprio da espécie humana, não será sempre
um obstáculo para que reine o bem absoluto na Terra?
– É certo que o egoísmo é o maior mal, mas ele se prende à inferioridade
dos Espíritos encarnados na Terra, e não à humanidade em si mesma;
os Espíritos, ao se depurarem nas sucessivas encarnações, perdem o
egoísmo como perdem outras impurezas. Não tendes na Terra algum homem
desprovido de egoísmo e praticando a caridade? Há mais do que
imaginais, porém pouco os conheceis, porque a virtude não se põe em
evidência; se há um, por que não haveria dez? Se há dez, por que não
haveria mil e assim por diante?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n60

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO
886 Qual é o verdadeiro sentido da palavra caridade como a
entendia Jesus?
– Benevolência com todos, indulgência com as imperfeições dos
outros, perdão das ofensas.

887 Jesus também disse: “Amai até mesmo os inimigos”. Porém,
o amor aos inimigos não é contrário às nossas tendências naturais? A
inimizade não provém da falta de simpatia entre os Espíritos?
– Sem dúvida, não se pode ter pelos inimigos um amor terno e apaixonado;
não foi o que Jesus quis dizer. Amar aos inimigos é perdoar e
pagar o mal com o bem. Agindo assim nos tornamos superiores a eles;
pela vingança, nos colocamos abaixo deles.

888 O que pensar da esmola?
– O homem reduzido a pedir esmola se degrada moral e fisicamente:
ele se embrutece. Numa sociedade baseada na lei de Deus e na justiça,
deve-se prover a vida do fraco sem humilhação e garantir a existência
daqueles que não podem trabalhar sem deixar sua vida sujeita ao acaso e
à boa vontade.

888 a Vós reprovais a esmola?
– Não; não é a esmola que é reprovável, é muitas vezes a maneira
como é dada. O homem de bem que compreende a caridade, como Jesus,
vai até o infeliz sem esperar que ele estenda a mão.
A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente, tanto no ato quanto
na forma. Um serviço que nos é oferecido com delicadeza tem seu valor
aumentado; mas se é feito com ostentação, a necessidade pode fazer
com que seja aceito, porém o coração não se sente tocado.
Lembrai-vos também que a ostentação tira, aos olhos de Deus, o
mérito do benefício. Jesus ensinou: “Que a mão esquerda não saiba o que
faz a direita”, ensinando a não ofuscar a caridade com o orgulho.
É preciso distinguir a esmola propriamente dita da beneficência. O
mais necessitado nem sempre é aquele que pede; o temor da humilhação
tolhe o verdadeiro pobre, que sofre sem se lamentar; é a esse que o homem
verdadeiramente humano deve procurar sem ostentação.
Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei. Lei divina pela qual Deus
governa os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados;
a atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.
Nunca vos esqueçais de que o Espírito, seja qual for seu grau de
adiantamento, sua situação como reencarnado ou no mundo espiritual,
está sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um
inferior diante do qual tem esses mesmos deveres a cumprir.
Sede caridosos, praticando não apenas a caridade que tira do bolso
a esmola que dais friamente àquele que ousa pedir, mas a que vos leve ao
encontro das misérias ocultas. Sede indulgentes para com os defeitos de
vossos semelhantes. Em vez de desprezar a ignorância e o vício, instruí-os
e moralizai-os. Sede doces e benevolentes para todos que são inferiores;
sede doces e benevolentes mesmo em relação aos seres mais insignificantes
da criação e tereis obedecido à lei de Deus.
São Vicente de Paulo

889 Não existem homens reduzidos a mendigos por sua própria
culpa?
– Sem dúvida; mas se uma boa educação moral lhes ensinasse a
praticar a lei de Deus, não cairiam nos excessos que causam sua perdição;
é daí, especialmente, que depende o melhoramento de vosso globo.
(Veja a questão 707.)

AMOR MATERNO E FILIAL
890 O amor materno é uma virtude ou um sentimento instintivo
comum aos humanos e animais?
– Tanto um quanto outro. A natureza deu à mãe o amor pelos filhos no
interesse de sua conservação; mas no animal esse amor está limitado às
necessidades materiais e termina quando os cuidados tornam-se inúteis.
No homem, ele persiste por toda a vida e comporta um devotamento e um
desinteresse que são virtudes. Sobrevive até mesmo à morte e prossegue
no mundo espiritual. Observai bem que há nele outra coisa a mais que no
animal. (Veja as questões 205 e 385.)

891 Uma vez que o amor materno está na natureza, por que há
mães que odeiam seus filhos desde o nascimento?
– É algumas vezes uma prova escolhida pelo Espírito da criança, ou
uma expiação, se ele mesmo foi um mau pai, mãe ou um mau filho em
uma outra existência. (Veja a questão 392.) Em todos os casos, a mãe ruim
só pode ser animada por um mau Espírito que se empenha em dificultar a
existência do filho para que ele fracasse nas provas que aceitou. Mas essa
violação das leis da natureza não ficará impune e o Espírito da criança será
recompensado pelos obstáculos que tenha superado.

892 Quando os pais têm filhos que causam desgostos, não são
perdoáveis por não terem a mesma ternura que teriam em caso
contrário?
– Não, porque é um encargo a eles confiado e é sua missão fazer
todos os esforços para reconduzi-los ao bem (Veja as questões 582 e 583.)
Além disso, esses desgostos são freqüentemente o resultado dos maus
costumes que foram dados desde o berço: eles então colhem o que
semearam.

893 Qual a mais meritória de todas as virtudes?
– Todas as virtudes têm seu mérito, porque indicam progresso no
caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento
das más tendências; mas a sublimidade da virtude é o sacrifício
do interesse pessoal pelo bem de seu próximo, sem segundas intenções.
A mais merecedora das virtudes nasce da mais desinteressada caridade.

894 Há pessoas que fazem o bem de maneira espontânea, sem
precisar vencer nenhum sentimento contrário; têm tanto mérito quanto
as que têm de lutar contra sua própria natureza e que a superam?
– As que não têm de lutar é porque nelas o progresso está realizado.
Lutaram antes e venceram. Para estas os bons sentimentos não custam
nenhum esforço e suas ações parecem todas naturais: para elas o bem
tornou-se um hábito. Deve-se honrá-las como a velhos guerreiros que
conquistaram respeito.
Como ainda estais bem longe da perfeição, esses exemplos espantam
pelo contraste e são mais admirados por serem raros; mas sabei que,
nos mundos mais avançados, o que aqui é exceção lá é a regra. O sentimento
do bem é espontâneo por toda parte, porque são habitados só por
bons Espíritos, e uma única má intenção seria para eles uma exceção
monstruosa. Por isso nesses mundos os homens são felizes. E assim será
na Terra quando a humanidade se transformar, compreender e praticar a
caridade em seu verdadeiro sentido.

895 Além dos defeitos e vícios sobre os quais ninguém se enganaria,
qual o sinal mais característico da imperfeição?
– O interesse pessoal. As qualidades morais são, freqüentemente,
como banho de ouro sobre um objeto de cobre que não resiste à pedra de
toque1. Um homem pode ter qualidades reais que fazem dele, diante de
todos, um homem de bem. Mas essas qualidades, ainda que sejam um
progresso, nem sempre resistem a certas provas, e basta tocar no interes-
se pessoal para colocar o fundo a descoberto. O verdadeiro desinteresse
é coisa tão rara na Terra que é admirado como um fenômeno quando se
apresenta.
O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque
quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo menos
compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, prova que
vê o futuro sob um ponto de vista mais elevado.

896 Existem pessoas desinteressadas e sem discernimento, que
esbanjam seus bens sem proveito real por falta de um uso criterioso.
Terão, por isso, algum mérito?
– Elas têm o mérito do desinteresse, mas não do bem que poderiam
fazer. Se o desinteresse é uma virtude, a extravagância é sempre, pelo
menos, falta de senso. A riqueza não é dada a alguns para ser jogada ao
vento, nem a outros para ser trancada numa caixa-forte. É um depósito ou
um empréstimo de que deverão prestar contas, porque terão de responder
por todo bem que poderiam ter feito e não fizeram, e por todas as
lágrimas que poderiam secar com o dinheiro que deram aos que não
tinham necessidade.

897 É repreensível aquele que faz o bem, sem visar recompensa
na Terra, mas na esperança de ser recompensado na outra vida, para
que lá sua posição seja melhor? Esse pensamento prejudica seu progresso?
– É preciso fazer o bem pela caridade, com desinteresse.

897 a Entretanto, cada um tem o desejo natural de progredir,
para sair do estado aflitivo desta vida; os próprios Espíritos nos ensinam
a praticar o bem com esse objetivo; será, então, um mal ao pensar
que fazendo o bem podemos esperar mais do que na Terra?
– Certamente que não; mas aquele que faz o bem sem segundas
intenções e pelo único prazer de ser agradável a Deus e ao próximo já está
num certo grau de adiantamento que lhe permitirá atingir muito mais cedo
a felicidade do que seu irmão que, mais positivo, faz o bem calculadamente
e não por uma ação espontânea e natural de seu coração. (Veja a
questão 894.)

897 b Não há aqui uma distinção a fazer entre o bem que se
pode fazer ao próximo e o esforço que se faz para corrigir as próprias
faltas? Concebemos que fazer o bem com o pensamento de que será
levado em conta em outra vida é pouco meritório. Mas corrigir-se, vencer
as paixões, melhorar o caráter para se aproximar dos bons Espíritos
e se elevar será igualmente um sinal de inferioridade?
– Não, não. Quando dizemos fazer o bem, queremos dizer ser caridoso.
Aquele que calcula o que cada boa ação pode lhe render na vida
futura, assim como na terrestre, age como egoísta. Porém, não há nenhum
egoísmo em desejar se melhorar para se aproximar de Deus, porque
esse deve ser o objetivo para o qual cada um de nós deve se dirigir.

898 Uma vez que a vida no corpo é temporária e que nosso futuro
deve ser a principal preocupação, é útil o esforço para adquirir conhecimentos
científicos referentes apenas às coisas e às necessidades
materiais?
– Sem dúvida. Inicialmente isso fará aliviar vossos irmãos; depois, vosso
Espírito se elevará mais rápido se já progrediu em inteligência; no intervalo
das encarnações, aprendereis em uma hora o que levaria anos na Terra.
Todo conhecimento é útil; todos contribuem para o progresso, porque o
Espírito para chegar à perfeição deve saber de tudo. Como o progresso
tem de se realizar em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas contribuem
para o desenvolvimento do Espírito.

899 Dois homens são ricos: um nasceu na riqueza e nunca conheceu
a necessidade; o outro deve sua riqueza ao trabalho. Tanto um quanto
outro a empregam para satisfação pessoal. Qual o mais culpável?
– Aquele que conheceu os sofrimentos. Ele sabe o que é sofrer. Conhece
a dor mas não a alivia nos outros porque muito freqüentemente nem se
lembra dela.

900 Para quem acumula sem cessar e sem fazer o bem a ninguém
será válida como desculpa a idéia de que acumula para deixar
mais aos herdeiros?
– É um compromisso de má consciência.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n59

871 Uma vez que Deus sabe tudo, sabe, igualmente, se um homem
deve fracassar ou não numa prova? Nesse caso, qual é a necessidade
dessa prova, que nada acrescentará ao que Deus já sabe a
respeito desse homem?
– É o mesmo que perguntar por que Deus não criou o homem perfeito
e realizado; (Veja a questão 119.) por que o homem passa pela infância
antes de atingir a idade adulta. (Veja a questão 379.) A prova não tem a
finalidade de esclarecer a Deus sobre o mérito dessa pessoa, visto que
sabe perfeitamente para que a prova lhe serve, mas, sim, para a deixar
com toda a responsabilidade de sua ação, uma vez que é livre para fazer
ou não. Tendo o homem a escolha entre o bem e o mal, a prova tem a
finalidade de colocá-lo em luta com a tentação do mal e lhe deixar todo o
mérito da resistência. Embora saiba muito bem, antecipadamente, se triunfará
ou não, Deus não pode, em Sua justiça, puni-lo nem recompensá-lo
por um ato que ainda não foi praticado. (Veja a questão 258.)


873 O sentimento de justiça é natural ou é resultado de idéias
adquiridas?
– É tão natural que vos revoltais com o pensamento de uma injustiça.
O progresso moral desenvolve, sem dúvida, esse sentimento, mas não o
dá: Deus o colocou no coração do homem; por isso encontrareis, muitas
vezes, nos homens simples e primitivos noções mais exatas de justiça do
que naqueles que têm muito conhecimento.

874 Se a justiça é uma lei natural, por que os homens a entendem
de maneiras diferentes, e que um considere justo o que parece
injusto a outro?
– É que à Lei se misturam freqüentemente paixões que alteram esse
sentimento, como acontece com a maior parte dos outros sentimentos
naturais, e fazem o homem ver as coisas sob um falso ponto de vista.

875 Como se pode definir a justiça?
– A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.

875 a O que determina esses direitos?
– São determinados por duas coisas: a lei humana e a lei natural.
Tendo os homens feito leis apropriadas aos seus costumes e caráter, essas
leis estabeleceram direitos que variaram com o progresso dos
conhecimentos. Observai que as vossas leis atuais, sem serem perfeitas,
já não consagram os mesmos direitos da Idade Média. No entanto, esses
direitos antiquados, que vos parecem monstruosos, pareciam justos e naturais
naquela época. O direito estabelecido pelos homens nem sempre,
portanto, está de acordo com a justiça. Regula apenas algumas relações
sociais, enquanto, na vida particular, há uma imensidão de atos unicamente
inerentes à consciência de cada um.

876 Fora do direito consagrado pela lei humana, qual é a base da
justiça fundada sobre a lei natural?
– O Cristo disse: “Não façais aos outros o que não quereis que vos
façam”. Deus colocou no coração do homem a regra de toda a verdadeira
justiça pelo desejo que cada um tem de ver respeitados os seus direitos.
Na incerteza do que fazer em relação ao semelhante numa determinada
circunstância, o homem deve perguntar-se como desejaria que se fizesse
com ele na mesma circunstância: Deus não poderia lhe dar um guia mais
seguro do que a própria consciência.

877 A necessidade para o homem de viver em sociedade lhe
impõe obrigações particulares?
– Sim, e a primeira de todas é a de respeitar os direitos dos semelhantes.
Aquele que respeitar esses direitos sempre será justo. Em vosso mundo,
onde tantos homens não praticam a lei da justiça, cada um usa de represálias,
e isso gera perturbação e confusão em vossa sociedade. A vida
social dá direitos e impõe deveres recíprocos.

878 Podendo o homem se enganar sobre a extensão de seu direito,
quem pode fazê-lo conhecer esse limite?
– O limite do direito será sempre o de dar aos seus semelhantes o
mesmo que quer para si, em circunstâncias iguais e reciprocamente.

878 a Mas se cada um conceder a si mesmo os direitos de seu
semelhante, em que se torna a subordinação em relação aos superiores?
Não causará a anarquia de todos os poderes?
– Os direitos naturais são os mesmos para todos, desde o menor até
o maior; Deus não fez uns mais puros que outros, e todos são iguais diante
d’Ele. Esses direitos são eternos. Porém, os direitos que o homem
estabeleceu desaparecem com suas instituições. Cada um percebe bem
sua força ou fraqueza e saberá sempre ter uma certa consideração com
aquele que a mereça por sua virtude e sabedoria. É importante destacar
isso, para que os que se julgam superiores conheçam seus deveres e
mereçam essa consideração. A subordinação não será comprometida
quando a autoridade for exercida com sabedoria.

879 Qual deve ser o caráter do homem que praticasse a justiça
em toda a sua pureza?
– Do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porque praticaria também
o amor ao próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça.

DIREITO DE PROPRIEDADE. ROUBO
880 Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
– O de viver. Ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu
semelhante nem fazer o que possa comprometer sua existência física.

881 O direito de viver dá ao homem o direito de juntar o necessário
para viver e repousar, quando não puder mais trabalhar?
– Sim, mas deve fazê-lo socialmente, como a abelha, por um trabalho
honesto, e não juntar como um egoísta. Até mesmo certos animais lhe dão
o exemplo do que é previdência.

882 O homem tem o direito de defender o que juntou pelo seu
trabalho?
– A lei de Deus diz: “Não roubarás”; e Jesus: “É preciso dar a César o
que é de César”.

883 O desejo de possuir é natural?
– Sim, mas quando é apenas para si e para satisfação pessoal é
egoísmo.

883 a Será legítimo o desejo de possuir, para não se tornar peso
para ninguém?
– Existem homens insaciáveis que acumulam bens sem proveito para
ninguém, só para satisfazer as paixões. Acreditais que isso seja bem visto
por Deus? Aquele que, ao contrário, junta por seu trabalho para ajudar
seus semelhantes pratica a lei de amor e caridade e seu trabalho é abençoado
por Deus.

884 O que é uma propriedade legítima?
– Só é propriedade legítima a que foi adquirida sem prejudicar ninguém.
(Veja a questão 808.)

885 O direito de propriedade é ilimitado?
– Sem dúvida, tudo o que é adquirido de forma legítima é uma propriedade.
Porém, como dissemos, a legislação dos homens, sendo
imperfeita, consagra freqüentemente direitos que a justiça natural reprova.
É por essa razão que os homens reformam suas leis à medida que o progresso
se realiza e compreendem melhor a justiça. O que parece perfeito
num século é bárbaro no seguinte. (Veja a questão 795.)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n58

856 O Espírito sabe por antecipação como desencarnará?
– Sabe que o gênero de vida escolhido o expõe a desencarnar mais
de uma maneira do que de outra. Sabe igualmente quais as lutas que terá
de enfrentar para evitá-la e, se Deus o permitir, não fracassará.

857 Há homens que enfrentam os perigos dos combates com a
convicção de que sua hora não chegou; há algum fundamento nessa
confiança?
– Freqüentemente, o homem tem o pressentimento de seu fim, como
pode ter o de que não morrerá ainda. Esse pressentimento vem por meio
dos seus protetores, que querem adverti-lo para estar pronto para partir,
ou estimulam sua coragem nos momentos em que é mais necessária.
Pode vir ainda pela intuição que tem da existência escolhida, ou da missão
que aceitou e sabe que deve cumprir. (Veja as questões 411 e 522.)

858 Por que os que pressentem a morte a temem menos que os
outros?
– É o homem que teme a morte e não o Espírito; aquele que a pressente
pensa mais como Espírito do que como homem: ele a compreende
como sua libertação e a espera.

859 Se a morte não pode ser evitada, ocorre o mesmo com todos
os acidentes que nos atingem no decorrer da vida?
– Freqüentemente esses acidentes são pequenas coisas para as
quais podemos vos prevenir e, algumas vezes, fazer com que as eviteis,
dirigindo vosso pensamento, porque não gostamos de vos ver sofrer; mas
isso é de pouca importância para a vida que escolhestes. A fatalidade, verdadeiramente,
consiste apenas na hora em que deveis nascer e morrer.

859 a Há fatos que, forçosamente, devam acontecer e que a vontade
dos Espíritos não podem afastar?
– Sim, mas vós, antes de encarnar, vistes e pressentistes quando
fizestes vossa escolha. Entretanto, não acrediteis que tudo o que acontece
está escrito, como se diz. Um acontecimento é, muitas vezes, a
conseqüência de um ato que praticastes por livre vontade, caso contrário
o acontecimento não teria ocorrido. Se queimais o dedo, é conseqüência
de vossa imprudência e ação sobre a matéria. Apenas as grandes dores,
os acontecimentos importantes que podem influir na evolução moral, são
previstos por Deus, já que são úteis para a vossa depuração e instrução.

860 O homem, por sua vontade e ações, pode fazer com que os
acontecimentos que deveriam ocorrer não ocorram, e vice-versa?
– Pode, desde que esse desvio aparente caiba na ordem geral da
vida que escolheu. Depois, para fazer o bem, como é seu dever e único
objetivo da vida, ele pode impedir o mal, especialmente aquele que poderia
contribuir para um mal maior.

861 O homem que comete um homicídio sabe, ao escolher sua
existência, que se tornará um assassino?
– Não. Sabe que, escolhendo uma determinada espécie de vida,
poderá ter a possibilidade de matar um de seus semelhantes, mas não
sabe se o fará porque há nele, quase sempre, uma decisão antes de
cometer qualquer ação; portanto, aquele que delibera sobre uma coisa é
sempre livre para fazê-la ou não. Se o Espírito soubesse antecipadamente
que, como homem, deveria cometer um assassinato, é porque isso estava
predestinado. Sabei que ninguém foi predestinado ao crime e todo
crime, como todo e qualquer ato, é sempre o resultado da vontade e do
livre-arbítrio.
Além disso, confundis sempre duas coisas bem distintas: os acontecimentos
materiais da vida e os atos da vida moral. Se algumas vezes
existe fatalidade, é nos acontecimentos materiais cuja causa está fora de
vós e são independentes de vossa vontade. Quanto aos atos da vida
moral, esses emanam sempre do próprio homem, que sempre tem, conseqüentemente,
a liberdade de escolha. Para esses atos, nunca existe
fatalidade.

862 Existem pessoas para as quais nada sai bem e que um mau
gênio parece perseguir em todas as suas ações; não está aí o que
podemos chamar de fatalidade?
– É uma fatalidade, se quiserdes chamar assim, mas é decorrente da
escolha que essa pessoa fez para a presente existência, porque há pessoas
que quiseram ser provadas por uma vida de decepção, para exercitar
sua paciência e sua resignação. Não acrediteis, entretanto, que essa fatalidade
seja absoluta; muitas vezes é o resultado do falso caminho que
tomaram e que nada têm a ver com sua inteligência e suas aptidões. Aquele
que deseja atravessar um rio a nado sem saber nadar tem grande probabilidade
de se afogar; assim é com a maioria dos acontecimentos da vida.
Se o homem somente empreendesse coisas compatíveis e de acordo
com suas capacidades, quase sempre teria êxito. O que faz com que se
perca é seu amor-próprio e sua ambição, que o fazem sair de seu caminho
e o induzem a considerar como vocação o desejo de satisfazer certas
paixões. Ele fracassa e é por sua culpa; mas, em vez de admiti-la espontaneamente,
prefere acusar sua estrela. Seria melhor ter sido um bom
trabalhador e ganho honestamente a vida do que ser um mau poeta e
morrer de fome. Haveria lugar para todos, se cada um soubesse se colocar
em seu lugar.

863 Os costumes sociais não obrigam o homem a seguir determinado
caminho em vez de outro, e ele não está submetido ao controle
da opinião geral na escolha de suas ocupações? O que se chama
de respeito humano não é um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?
– São os homens que fazem os costumes sociais e não Deus. Se a
eles se submetem, é porque lhes convêm, e isso é ainda um ato de seu
livre-arbítrio, uma vez que, se quisessem, poderiam libertar-se deles; então,
por que se lamentar? Não são os costumes sociais que devem acusar,
mas seu tolo amor-próprio, que os leva a preferir morrer de fome a abandoná-
lo. Ninguém levará em conta esse sacrifício feito à opinião pública,
enquanto Deus levará em conta o sacrifício que fizerem à sua vaidade.
Isso não quer dizer que seja preciso afrontar essa opinião sem necessida-
de, como fazem algumas pessoas que têm mais originalidade do que verdadeira
filosofia. Há tanto desatino em alguém se fazer objeto de crítica ou
parecer um animal selvagem quanto existe sabedoria em descer voluntariamente
e sem reclamar, quando não se pode permanecer no topo da escala.

864 Existem pessoas para as quais a sorte é contrária, outras
parecem favorecidas, pois tudo lhes sai bem; a que se deve isso?
– Freqüentemente porque elas sabem orientar-se melhor; mas isso
pode ser também um gênero de prova. O sucesso as embriaga; elas confiam
em seu destino e freqüentemente acabam pagando mais tarde esses
mesmos sucessos com cruéis revezes, que poderiam ter evitado com a
prudência.

865 Como explicar a sorte que favorece certas pessoas nas circunstâncias
em que nem a vontade nem a inteligência interferem? O
jogo, por exemplo?
– Alguns Espíritos escolheram antecipadamente certas espécies de
prazer; a sorte que os favorece é uma tentação. Quem ganha como homem
perde como Espírito; é uma prova para seu orgulho e sua cobiça.

866 A fatalidade que parece marcar os destinos materiais de nossa
vida seria, também, o efeito de nosso livre-arbítrio?
– Vós mesmos escolhestes vossa prova; quanto mais for rude e melhor
a suportardes, mais vos elevareis. Aqueles que passam a vida na abundância
e na felicidade humana são Espíritos fracos, que permanecem
estacionários. Assim, o número de desafortunados ultrapassa em muito o
dos felizes neste mundo, já que os Espíritos procuram, na maior parte, a
prova que será mais proveitosa. Eles vêm muito bem a futilidade de vossas
grandezas e prazeres. Aliás, a vida mais feliz é sempre agitada, sempre
inquieta, apesar da ausência da dor. (Veja a questão 525 e seguintes)

867 De onde vem a expressão nascer sob uma boa estrela?
– Velha superstição que ligava as estrelas ao destino de cada
homem. É uma simbologia que algumas pessoas fazem a tolice de levar
a sério.

CONHECIMENTO DO FUTURO
868 O futuro pode ser revelado ao homem?
– Em princípio, o futuro é desconhecido e apenas em casos raros ou
excepcionais Deus permite que seja revelado.

869 Com que objetivo o futuro é oculto ao homem?
– Se conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com
a mesma liberdade, porque seria dominado pelo pensamento de que, se
uma coisa deve acontecer, não tem por que se preocupar, ou procuraria
dificultar o acontecimento. Deus quis que assim fosse, para que cada um
cooperasse no cumprimento das coisas, até mesmo daquelas a que gostaria
de se opor. Assim, preparais, vós mesmos, freqüentemente sem
desconfiar disso, os acontecimentos que sucederão no curso de vossa
vida.

870 Mas se é útil que o futuro seja oculto, por que Deus permite
algumas vezes sua revelação?
– Permite, quando esse conhecimento prévio deva facilitar o cumprimento
de algo em vez de dificultá-lo, ficando obrigado o homem a agir de
modo diferente do que faria sem esse conhecimento. Além disso, é, freqüentemente,
uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode
despertar pensamentos bons ou maus. Se um homem souber, por exemplo,
que receberá uma herança com que não contava, pode ser que essa
revelação desperte nele a cobiça, pela expectativa de aumentar seus prazeres
terrestres, pelo desejo de se apossar de imediato da herança,
desejando, talvez, a morte daquele que lhe deve deixar a fortuna. Ou,
então, essa perspectiva pode despertar-lhe bons sentimentos e pensamentos
generosos. Se a predição não se cumpre, sofrerá uma outra prova:
a decepção. Mas ele não terá, por isso, mérito ou demérito pelos pensamentos
bons ou maus que a expectativa do acontecimento ocasionou.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n57

841 Deve-se, em respeito à liberdade de consciência, deixar que
se propaguem doutrinas nocivas e pode-se, sem prejudicar essa liberdade,
procurar trazer de volta ao caminho da verdade aqueles que
se perderam ao admitir falsos princípios?
– Certamente que sim; e até mesmo se deve. Mas ensinai a exemplo
de Jesus, pela doçura e persuasão, e não pela força, o que seria pior que
a crença daquele a quem se quer convencer. Se há algo que seja permitido
impor é o bem e a fraternidade. Mas não acreditamos que o meio de
levá-los a admitir seja agindo com violência: a convicção não se impõe.

842 Todas as doutrinas têm a pretensão de ser a única expressão
da verdade; como se pode reconhecer a que tem o direito de se
posicionar assim?
– Será aquela que faz mais homens de bem e menos hipócritas, ou
seja, pela prática da lei de amor e de caridade em sua maior pureza e sua
aplicação mais abrangente. A esse sinal reconheceis que uma doutrina é
boa, já que toda doutrina que semear a desunião e estabelecer uma demarcação
entre os filhos de Deus só pode ser falsa e nociva.

LIVRE-ARBÍTRIO
843 O homem tem sempre o livre-arbítrio?
– Uma vez que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livrearbítrio
o homem seria como uma máquina.

844 O homem desfruta de seu livre-arbítrio desde seu nascimento?
– Há liberdade de agir desde que haja a liberdade de fazer. Nos primeiros
tempos da vida a liberdade é quase nula; ela vai evoluindo e seus
objetivos mudam de acordo com o desenvolvimento das faculdades. A
criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua
idade, aplica seu livre-arbítrio às escolhas que lhe são necessárias.

845 As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer
não são um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?
– As predisposições instintivas são do Espírito antes de sua encarnação;
conforme é mais ou menos adiantado, podem levá-lo a praticar
atos condenáveis, e ele será auxiliado nisso pelos Espíritos com essas
mesmas tendências, mas não há arrebatamento irresistível quando se
tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder. (Veja a questão
361.)

846 O organismo tem influência sobre os atos da vida? E se tem,
ela não acaba anulando o livre-arbítrio?
– O Espírito está certamente influenciado pela matéria que o pode entravar
em suas manifestações; eis por que, nos mundos onde os corpos
são menos materiais, as faculdades se desenvolvem com mais liberdade.
Porém, não é o instrumento que dá as faculdades. Além disso, é preciso
separar aqui as faculdades morais das intelectuais; se um homem tem o
instinto assassino, é seguramente seu próprio Espírito que o possui e o
transmite, e não seus órgãos. Aquele que canaliza o pensamento para a
vida da matéria torna-se semelhante ao irracional e, pior ainda, porque não
pensa mais em se prevenir contra o mal, e é nisso que é culpado, uma vez
que age assim por sua vontade. (Veja a questão 367 e segs. – “Influência do
organismo”.)

847 A anormalidade das faculdades tira do homem o livre-arbítrio?
– Aquele cuja inteligência é perturbada por uma causa qualquer não é
mais senhor de seu pensamento e assim não tem mais liberdade. Essa
anormalidade é, muitas vezes, uma punição para o Espírito que, numa
outra encarnação, pode ter sido fútil e orgulhoso e ter feito mau uso de
suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um deficiente mental,
como o escravizador no corpo de um escravo e o mau rico no de um
mendigo. Porém, o Espírito sofreu esse constrangimento com perfeita consciência.
Está aí a ação da matéria. (Veja a questão 371 e seguintes)

848 Os desatinos das faculdades intelectuais causadas pela embriaguez
é desculpa para atos condenáveis?
– Não, porque o bêbado voluntariamente se privou de sua razão para
satisfazer paixões brutais; em vez de uma falta, comete duas.

849 No homem primitivo, a faculdade dominante é o instinto ou o
livre-arbítrio?
– É o instinto, o que não o impede de agir com total liberdade em
certas circunstâncias; como a criança, ele aplica essa liberdade às suas
necessidades e ela se desenvolve com a inteligência. Porém, como vós,
sois mais esclarecidos do que um selvagem e também mais responsáveis
pelo que fazeis.

850 A posição social não é, algumas vezes, um obstáculo à total
liberdade dos atos?
– O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. Deus é justo e tudo
leva em conta, mas vos deixa a responsabilidade do pouco esforço que
fazeis para superar os obstáculos.

FATALIDADE
851 Haverá fatalidade nos acontecimentos da vida, conforme o
sentido que se dá a essa palavra, ou seja, todos os acontecimentos
são predeterminados? Nesse caso, como fica o livre-arbítrio?
– A fatalidade existe apenas na escolha que o Espírito fez ao encarnar
e suportar esta ou aquela prova. E da escolha resulta uma espécie de
destino, que é a própria conseqüência da posição que ele próprio escolheu
e em que se acha. Falo das provas de natureza física, porque, quanto
às de natureza moral e às tentações, o Espírito, ao conservar seu livrearbítrio
quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor para ceder ou resistir.
Um bom Espírito, ao vê-lo fraquejar, pode vir em sua ajuda, mas não pode
influir de modo a dominar sua vontade. Um Espírito mau, ao lhe mostrar de
forma exagerada um perigo físico, pode abalá-lo e assustá-lo. Porém, a
vontade do Espírito encarnado está constantemente livre para decidir.

852 Há pessoas que parecem ser perseguidas por uma fatalidade,
independentemente de seu modo de agir; a infelicidade não é um destino?
– São, talvez, provas que devem suportar e que escolheram. Mas
definitivamente não deveis acusar o destino pelo que, freqüentemente, é
apenas a conseqüência de vossas próprias faltas. Nos males que vos
afligem, esforçais-vos para que vossa consciência esteja pura, e já vos
sentireis bastante consolados.

853 a Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, não
morreremos se a hora não é chegada?
– Não, não morrereis, e sobre isso há milhares de exemplos; mas
quando a hora chegar, nada poderá impedir. Deus sabe por antecipação
qual o gênero de morte que terás na Terra e, muitas vezes, vosso Espírito
também sabe, porque isso foi revelado quando fez a escolha desta ou
daquela existência.

854 Por causa da inevitável hora da morte, as precauções que se
tomam para evitá-la são inúteis?
– Não. As precauções que tomais são sugeridas para evitar a morte
que vos ameaça, são meios para que ela não ocorra.

855 Qual é o objetivo da Providência ao nos fazer correr dos
perigos que não têm conseqüências?
– Quando vossa vida é colocada em perigo, é uma advertência que
vós mesmo desejastes, a fim de vos desviardes do mal e vos tornardes
melhor. Quando escapais desse perigo, ainda sob a influência do risco
que passastes, refletis seriamente, conforme a ação mais ou menos forte
dos bons Espíritos sobre vós para vos melhorardes. O mau Espírito, voltando
a tentação (digo mau subentendendo o mal que ainda existe nele),
pensa que escapará do mesmo modo a outros perigos e novamente deixa
se dominar pelas paixões. Pelos perigos que correis, Deus vos lembra de
vossa fraqueza e a fragilidade de vossa existência. Se examinardes a causa
e a natureza do perigo, vereis que, muitas vezes, as conseqüências
são a punição de uma falta cometida ou de um dever não cumprido. Deus
vos adverte assim para vos recolherdes em vós mesmos e vos corrigirdes.
(Veja as questões 526 e 532.)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n56

826 Em que condição o homem poderia desfrutar de liberdade
absoluta?
– Na de eremita no deserto. Desde que haja dois homens juntos, há
direitos a respeitar e nenhum deles tem mais liberdade absoluta.

827 A obrigação de respeitar os direitos dos outros tira do homem
o direito de ser senhor de si?
– De jeito nenhum, porque esse é um direito que a natureza lhe concede.

828 Como conciliar as opiniões liberais de certos homens com a
tirania que, muitas vezes, eles mesmos praticam no lar e com os seus
subordinados?
– Eles têm da lei natural só a compreensão, porém contrabalançada
pelo orgulho e egoísmo. Quando esses princípios não são uma comédia
calculadamente representada, o homem tem a perfeita noção de como
deveria agir, mas não o faz.

828 a Como serão considerados na vida espiritual os que procederam
assim neste mundo?
– Quanto mais inteligência tenha um homem para compreender um
princípio, menos é desculpável por não aplicá-lo a si mesmo. Eu vos digo,
em verdade, que o homem simples, mas sincero, está mais avançado no
caminho de Deus do que aquele que quer parecer o que não é.

ESCRAVIDÃO
829 Há homens que são, por natureza, destinados a ser propriedades
de outros homens?
– Toda sujeição absoluta de um homem a outro é contrária à lei de
Deus. A escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso,
como desaparecerão pouco a pouco todos os abusos.

830 Quando a escravidão faz parte dos costumes de um povo, os
que dela se aproveitam são condenáveis, por agirem seguindo um
procedimento que parece natural?
– O mal é sempre o mal e todos os sofismas não farão com que uma
má ação se torne boa. Mas a responsabilidade do mal é relativa aos meios
de que se dispõe para compreendê-la. Aquele que tira proveito da lei da
escravidão é sempre culpado da violação da lei natural; mas, nisso, como
em todas as coisas, a culpa é relativa. A escravidão, tendo se firmado nos
costumes de alguns povos, tornou possível ao homem aproveitar-se dela
de boa-fé, como de uma coisa que parecia natural; mas a partir do momento
que sua razão se mostrou mais desenvolvida e, acima de tudo,
esclarecida pelas luzes do Cristianismo, demostrando que o escravo é
um ser igual diante de Deus, não há mais desculpa que justifique a escravidão.

831 A desigualdade natural das aptidões não coloca algumas
raças humanas sob a dependência de outras mais inteligentes?
– Sim, mas para erguê-las e não para embrutecê-las ainda mais pela
escravidão. Os homens têm considerado durante muito tempo algumas
raças humanas como animais de braços e mãos e se julgaram no direito
de vendê-los como animais de carga. Eles acreditam possuir um sangue
mais puro, insensatos que vêem apenas a matéria! Não é o sangue que é
mais ou menos puro, mas o Espírito. (Veja as questões 361 e 803.)

832 Há homens que tratam seus escravos com humanidade, que
não lhes deixam faltar nada e pensam que a liberdade até os exporia
a piores privações; o que dizeis deles?
– Digo que esses cuidam melhor de seus interesses. Têm também
muito cuidado com seus bois e cavalos, para tirar mais proveito deles no
mercado. Não são tão culpados quanto os que os maltratam, mas dispõem
deles como de uma mercadoria ao impedir o direito de serem livres.

LIBERDADE DE PENSAR
833 Há no homem alguma coisa livre de qualquer constrangimento
e da qual desfruta de uma liberdade absoluta?
– É pelo pensamento que o homem desfruta de uma liberdade sem
limites, porque o pensamento desconhece obstáculos. Pode-se deter seu
vôo, mas não aniquilá-lo.

834 O homem é responsável por seu pensamento?
– É responsável diante de Deus; somente Deus, podendo conhecê-
lo, o condena ou o absolve segundo Sua justiça.

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
835 A liberdade de consciência é uma conseqüência da de pensar?
– A consciência é um pensamento íntimo que pertence ao homem,
como todos os outros pensamentos.

836 O homem tem direito de colocar obstáculos à liberdade de
consciência?
– Não, nem à liberdade de pensar. Pertence apenas a Deus o direito
de julgar a consciência. Se os homens regulam por suas leis as relações
de homem para homem, Deus, pelas leis da natureza, regula as relações
do homem com Deus.

837 Qual o resultado dos obstáculos postos à liberdade de
consciência?
– Constranger os homens a agir de modo diferente do que pensam,
torná-los hipócritas. A liberdade de consciência é uma das características
da verdadeira civilização e do progresso.

838 Toda crença é respeitável mesmo que seja notoriamente falsa?
– Toda crença é respeitável quando é sincera e conduz à prática do
bem. As crenças condenáveis são as que conduzem ao mal.

839 É repreensível escandalizar na sua crença aquele que não
pensa como nós?
– É falta de caridade e ofende a liberdade de pensamento.
840 Será atentar contra a liberdade de consciência impor restrições
às crenças que provocam problemas à sociedade?
– Podem-se reprimir os atos, mas a crença íntima é inacessível.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n55

811 A igualdade absoluta das riquezas é possível e alguma vez
já existiu?
– Não, ela não é possível. A diversidade das faculdades e do caráter
entre os homens se opõe a essa igualdade.

811 a Entretanto, há homens que acreditam que aí está o remédio
para os males da sociedade; que dizeis disso?
– São posições sistemáticas ou ambições ciumentas; eles não compreendem
que a igualdade com que sonham seria logo rompida pela força
das coisas. Combatei o egoísmo, que é a vossa praga social, e não procureis
fantasias.

812 Se a igualdade das riquezas não é possível, ocorre o mesmo
com o bem-estar?
– Não, porque o bem-estar é relativo e cada um poderia dele desfrutar,
se o entendesse bem, já que o verdadeiro bem-estar é empregar o
tempo ao seu gosto e não em trabalhos para os quais não se sente nenhum
prazer; e como cada um tem aptidões diferentes, não haveria nenhum
trabalho útil por fazer. O equilíbrio existe em tudo, é o homem que quer
alterá-lo.

812 a Os homens poderão se entender?
– Os homens se entenderão quando praticarem a lei da justiça.

813 Há pessoas que passam privação e miséria por sua culpa; a
sociedade pode ser responsável por isso?
– Sim, já o dissemos: ela é muitas vezes a principal causa dessas
situações; aliás, não é de sua responsabilidade cuidar da educação moral
dos seus membros? É, muitas vezes, a má-educação que os levou a falsear
o julgamento em vez de sufocar neles as tendências nocivas. (Veja a
questão 685.)

PROVAS DE RIQUEZA E DE MISÉRIA
814 Por que Deus deu a uns riquezas e poder e a outros a miséria?
– Para experimentar cada um de maneiras diferentes. Aliás, vós já o
sabeis, essas provas foram os próprios Espíritos que escolheram e, muitas
vezes, nelas fracassam.

815 Qual das duas provas é a mais terrível para o homem, a
miséria ou a riqueza?
– Tanto uma como outra; a miséria provoca a lamentação contra a
Providência; a riqueza estimula todos os excessos.

816 Se o rico tem mais tentações, não tem também mais meios
de fazer o bem?
– É justamente o que nem sempre faz; torna-se egoísta, orgulhoso e
insaciável. Suas necessidades aumentam com a riqueza e ele acredita
nunca ter o suficiente.

IGUALDADE DOS DIREITOS DO
HOMEM E DA MULHER
817 O homem e a mulher são iguais diante de Deus e têm os
mesmos direitos?
– Sim; Deus deu a ambos a compreensão do bem e do mal e a
capacidade de progredir.

818 De onde vem a inferioridade moral da mulher em alguns
países?
– Do domínio injusto e cruel que o homem impôs sobre ela. É um
resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza.
Para os homens pouco avançados, do ponto de vista moral, a força faz o
direito.

819 Com que objetivo a mulher é mais fraca fisicamente do que o
homem?
– Para assinalar suas funções diferenciadas e particulares. Ao homem
cabem os trabalhos rudes, por ser mais forte; à mulher, os trabalhos mais
leves, e ambos devem se ajudar mutuamente nas provas da vida.

820 A fraqueza física da mulher não a coloca naturalmente sob a
dependência do homem?
– Deus deu a uns a força para proteger o fraco, e não para que lhes
imponham seu domínio.

821 As funções às quais a mulher é destinada pela natureza têm
importância tão grande quanto as do homem?
– Sim, e até maiores; é ela quem dá ao homem as primeiras noções
da vida.

822 Ambos, sendo iguais diante da lei de Deus, devem ser também
diante da lei dos homens?
– É o primeiro princípio de justiça: não façais aos outros o que não
quereis que vos façam.

822 a Assim, uma legislação, para ser perfeitamente justa, deve
consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher?
– De direitos, sim; de funções, não. É preciso que cada um esteja no
seu devido lugar; que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior,
cada um de acordo com sua aptidão. A lei humana, para ser justa, deve
consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher; todo privilégio
concedido a um ou a outro é contrário à justiça. A emancipação da mulher
segue o progresso da civilização, sua subjugação marcha com a barbárie.
Os sexos, aliás, existem apenas no corpo físico; uma vez que os Espíritos
podem encarnar em um ou outro, não há diferença entre eles nesse aspecto
e, conseqüentemente, devem desfrutar dos mesmos direitos.

IGUALDADE DIANTE DO TÚMULO
823 De onde vem o desejo do homem de perpetuar sua memória
com monumentos fúnebres?
– Último ato de orgulho.

823 a Mas a suntuosidade dos monumentos fúnebres, muitas
vezes, não é feita pelos parentes que desejam honrar a memória do
falecido e não pelo próprio falecido?
– Orgulho dos parentes que desejam glorificar a si mesmos. Nem
sempre é pelo morto que se fazem todas essas demonstrações: é por
amor-próprio, pelo mundo e para ostentar riqueza. Acreditais que a lembrança
de um ser querido seja menos durável no coração do pobre, porque
só pode colocar uma flor no túmulo do seu parente? Acreditais que o
mármore salva do esquecimento aquele que foi inútil na Terra?

824 Reprovais de modo absoluto a pompa dos funerais?
– Não; quando honram a memória de um homem de bem, é justa e
um bom exemplo.

825 Há posições no mundo em que o homem pode se vangloriar
de desfrutar de liberdade absoluta?
– Não, porque todos necessitam uns dos outros, tanto os pequenos
quanto os grandes.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n54

796 A severidade das leis penais não é uma necessidade no
estado atual da sociedade?
– Uma sociedade depravada certamente tem necessidade de leis mais
severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de
feito em vez de secar a fonte do mal. Só a educação pode reformar os
homens, que então não terão mais necessidade de leis tão rigorosas.

797 Como o homem poderia ser levado a reformar suas leis?
– Isso ocorre naturalmente pela força das coisas e a influência dos
homens de bem que o conduzem no caminho do progresso. Já se reformaram
muitas e se reformarão outras. Esperai!
INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO

798 O Espiritismo será para todos ou permanecerá como privilégio
de algumas pessoas?
– Certamente, ele se tornará uma convicção íntima de todos e marcará
uma nova era na história da humanidade, porque está na ordem natural
das coisas, na natureza, e é chegado o tempo de ocupar o seu lugar entre
os conhecimentos humanos.
Entretanto, haverá grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses
do que contra a convicção, porque não podemos desconhecer que
há pessoas interessadas em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por
interesses materiais. Mas os opositores, ao se encontrarem cada vez mais
isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se
tornarem ridículos.

799 De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?
– Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e
fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse.
A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem
O LIVRO DOS ESPÍRITOS . PARTE TERCEIRA
267
compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu
futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas e de raças, ensina
aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos.

800 Não é de temer que o Espiritismo não possa vencer a indiferença
dos homens e seu apego às coisas materiais?
– Seria conhecer pouco os homens, se pensássemos que uma causa
qualquer pudesse transformá-los como por encantamento. As idéias
se modificam pouco a pouco, de acordo com os indivíduos, e são necessárias
gerações para apagar completamente os traços dos velhos hábitos.
A transformação só pode, portanto, se operar a longo prazo, gradualmente,
passo a passo. A cada geração uma parte do véu se dissipa. O Espiritismo
veio rasgá-lo de uma vez e, conseguindo corrigir no homem um único
defeito que seja, já o terá habilitado a dar um grande passo que representa,
para ele, um grande bem, porque facilitará os outros que terá que dar.

801 Por que os Espíritos não ensinaram em todos os tempos o
que ensinam hoje?
– Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não se pode
dar ao recém-nascido um alimento que não poderá digerir. Cada coisa
tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam
ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com o
seu ensinamento, mesmo incompleto, prepararam o terreno para receber
a semente que vai frutificar agora.

802 Uma vez que o Espiritismo deve marcar um progresso na
humanidade, por que os Espíritos não aceleram esse progresso com
manifestações tão generalizadas e evidentes que convençam até os
mais descrentes?
– Quereis ver milagres; mas Deus espalha milagres a mãos cheias
diante dos vossos olhos e, ainda assim, há homens que o renegam. Por
acaso o próprio Cristo convenceu seus contemporâneos com os prodígios
que realizou? Não vedes hoje homens negarem os fatos mais evidentes
que se passam sob seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam
mesmo se vissem? Não; não é por prodígios que Deus quer
encaminhar os homens. Em sua bondade, quer deixar o mérito de se convencerem
pela razão.

803 Todos os homens são iguais diante de Deus?
– Sim, todos tendem ao mesmo objetivo e Deus fez suas leis para
todos. Muitas vezes, dizeis: “O Sol nasce para todos” e dizeis aí uma verdade
maior e mais geral do que pensais.

804 Por que Deus não deu as mesmas aptidões a todos os
homens?
– Deus criou todos os Espíritos iguais; mas, como cada um viveu mais
ou menos, conseqüentemente, adquiriu maior ou menor experiência; a
diferença está na experiência e na vontade, que é o livre-arbítrio. Daí uns
se aperfeiçoarem mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões
diversas. A variedade dessas aptidões é necessária, para que cada um
possa concorrer com os desígnios da Providência no limite do desenvolvimento
de suas forças físicas e intelectuais. O que um não pode ou não
sabe fazer o outro faz; é assim que cada um tem o seu papel útil. Depois,
todos os mundos sendo solidários uns com os outros, é natural que habitantes
de mundos superiores, na sua maioria criados antes do vosso,
venham aqui habitar para dar o exemplo. (Veja a questão 361.)

805 Ao passar de um mundo superior a outro inferior, o Espírito
conserva a integridade das faculdades adquiridas?
– Sim, já dissemos, o Espírito que progrediu não regride; pode escolher,
no estado de Espírito, um corpo mais grosseiro ou uma posição mais
precária do que a anterior, mas tudo isso deve sempre lhe servir de ensinamento
e ajudá-lo a progredir. (Veja a questão 180.)

DESIGUALDADES SOCIAIS
806 A desigualdade das condições sociais é uma lei da natureza?
– Não. É obra do homem e não de Deus.

806 a Essa desigualdade desaparecerá um dia?
– Apenas as Leis de Deus são eternas. Vós não vedes essa desigualdade
se apagar pouco a pouco todos os dias? Desaparecerá juntamente
com o predomínio do orgulho e do egoísmo, apenas restará a diferença do
merecimento. Chegará o dia em que os membros da grande família dos
filhos de Deus não se olharão como de sangue mais ou menos puro, porque
apenas o Espírito é mais ou menos puro, e isso não depende da
posição social.

807 O que pensar dos que abusam da superioridade de sua posição
social para oprimir o fraco em seu proveito?
– Esses se lamentarão: infelizes deles! Serão por sua vez oprimidos:
renascerão numa existência em que suportarão tudo o que fizeram os
outros suportar. (Veja as questões 273 e 684.)

DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS
808 A desigualdade das riquezas não tem origem na desigualdade
das aptidões, que dá a uns maiores meios de aquisição do que a
outros?
– Sim e não; e da astúcia e do roubo, que me dizeis vós?

808 a Mas a riqueza herdada, portanto, não é fruto das más
paixões?
– Que sabeis disso? Voltai à origem dela e vereis que nem sempre é
pura. Sabeis lá se no princípio não foi fruto de roubo ou de injustiça? Porém,
além da origem, que pode não ser boa, acreditais que a cobiça da
riqueza, mesmo da bem adquirida, os desejos secretos que se concebem
para possuí-la o mais rapidamente possível sejam sentimentos louváveis?
É isso que Deus julga e vos asseguro que esse julgamento é mais severo
do que o dos homens.

809 Se uma riqueza foi mal adquirida, os que a herdam mais
tarde são responsáveis por isso?
– Sem dúvida, eles não são responsáveis pelo mal que outros fizeram,
principalmente porque ignoram o fato; mas convém saber que a riqueza,
muitas vezes, chega às mãos de um homem apenas para lhe favorecer a
ocasião de reparar uma injustiça. Felizes os que compreenderem isso! Ao
fazer justiça em nome daquele que cometeu a injustiça, a reparação será
levada em conta para ambos, porque, muitas vezes, quem cometeu a
injustiça é que inspira essa ação aos herdeiros.

810 Sem se afastar da legalidade, qualquer um pode dispor de
seus bens de uma maneira mais ou menos justa. É responsável, depois
de sua morte, pelas disposições que haja feito?
– Toda ação tem seus frutos; os frutos das boas ações são doces; os
outros são sempre amargos. Entendei bem isso, sempre.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n53

781 O homem pode deter a marcha do progresso?
– Não; mas pode impedi-lo algumas vezes.

781 a O que pensar dos homens que tentam deter essa marcha
e fazer retroceder a humanidade?
– Pobres seres que serão punidos por suas próprias ações. Serão
arrastados pela torrente que querem deter.

782 Não há homens que impedem o progresso com sua boa-fé,
pensando favorecê-lo porque o vêem sob seu ponto de vista e, muitas
vezes, onde ele não está?
– São como uma pequena pedra colocada sob a roda de um grande
carro e que não o impede de avançar.

783 O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha
progressiva e lenta?
– Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas; mas
quando um povo não avança rápido o suficiente a Providência provoca,
de tempos em tempos, um abalo físico ou moral que o transforma.
Muitas vezes, o homem percebe nessas transformações apenas a
desordem e a confusão momentâneas que atingem seus interesses materiais.
Porém, aquele que eleva o pensamento acima dos interesses
pessoais admira os desígnios da Providência, que do mal faz surgir o
bem. É a tempestade e a agitação que purificam a atmosfera após a
perturbação.

784 A perversidade do homem é muito grande. Não parece recuar
em vez de avançar, pelo menos do ponto de vista moral?
– Engano vosso. Observai bem o conjunto e vereis que o homem
avança, uma vez que compreende melhor o que é o mal e a cada dia
corrige abusos. É preciso o mal chegar a extremos para fazer compreender
a necessidade do bem e das reformas.

785 Qual é o maior obstáculo ao progresso?
– O orgulho e o egoísmo; quero falar do progresso moral, uma vez
que o progresso intelectual avança sempre e parece, aliás, à primeira vista,
dar ao egoísmo e ao orgulho força duplicada ao desenvolver a ambição
e o amor às riquezas, que, por sua vez, estimulam o homem às pesquisas
que esclarecem seu Espírito.É assim que tudo se relaciona no mundo
moral como no físico e que do próprio mal pode sair o bem; mas essa
situação não durará muito tempo, mudará à medida que o homem compreender
melhor que além dos prazeres terrestres há uma felicidade
infinitamente mais durável.(Veja “O Egoísmo”, Parte Terceira, cap. 12.)

POVOS DEGENERADOS
786 A história nos mostra muitos povos que, após os abalos que
sofreram, caíram na barbárie; onde está o progresso nesse caso?
– Quando vossa casa ameaça desabar a derrubais para reconstruir
uma mais sólida e mais cômoda; mas, até que esteja reconstruída, há
problemas e confusão na vossa casa.
Compreendei o seguinte: éreis pobres e habitáveis um casebre; tornais-
vos rico e o deixais para habitar um palácio. Depois, um pobre diabo,
como vós, vem tomar vosso lugar no casebre e ainda fica muito contente,
porque antes não tinha abrigo. Pois bem! Aprendei que os Espíritos encarnados
nesse povo degenerado não são aqueles que o compuseram no
tempo de seu esplendor; os de então, que avançaram, foram para habitações
mais perfeitas, progrediram, enquanto outros menos avançados vieram
e tomaram o lugar, que também, por sua vez, deixarão.

787 Não há raças que por sua natureza são rebeldes ao progresso?
– Sim, mas estas se destroem, corporalmente, a cada dia.

787 a Qual será a sorte futura das almas que animam essas raças?
– Elas chegarão como todas à perfeição ao passar por outras existências:
Deus não deserda ninguém.

787 b Assim, os homens mais civilizados podem ter sido selvagens
e antropófagos?
– Vós mesmo o fostes, mais de uma vez, antes de ser o que sois.

788 Os povos são individualidades coletivas que, como os indivíduos,
passam pela infância, idade adulta e velhice; essa verdade constatada
pela história não nos faz concluir que os mais adiantados deste
século terão seu declínio e fim, como os da Antiguidade?
– Os povos materialistas, que vivem somente a vida do corpo, aqueles
cuja grandeza é fundada apenas sobre a força e a extensão territorial,
nascem, crescem e morrem, porque a força de um povo se esgota como
a de um homem. Aqueles cujas leis egoístas retardam o progresso das
luzes e da caridade morrem, porque a luz mata as trevas e a caridade mata
o egoísmo; mas há para os povos, como para os indivíduos, a vida da
alma. Aqueles, porém, cujas leis se harmonizam com as leis eternas do
Criador viverão e serão o farol dos outros povos.

789 O progresso reunirá um dia todos os povos da Terra numa
única nação?
– Não numa única nação, isso é impossível, uma vez que da diversidade
dos climas nascem costumes e necessidades diferentes que
constituem as nacionalidades; é por isso que sempre precisarão de leis
apropriadas a esses costumes e necessidades. Mas a caridade não conhece
diferenças nem faz distinção entre os homens pela cor. Quando a
lei de Deus for a base da lei humana em todos os lugares, os povos praticarão
a caridade entre si, como os indivíduos, de homem para homem;
então, viverão felizes e em paz, porque ninguém fará mal a seu vizinho,
nem viverão à custa uns dos outros.

790 A civilização é um progresso ou, conforme alguns filósofos,
uma decadência da humanidade?
– Progresso incompleto; o homem não passa subitamente da infância
à idade adulta.

790 a É racional condenar a civilização?
– Primeiramente condenai aqueles que abusam dela e não a obra de
Deus.

791 A civilização se depurará um dia de modo a fazer desaparecer
os males que tenha produzido?
– Sim, quando a moral também estiver tão desenvolvido quanto a
inteligência. O fruto não pode vir antes da flor.

792 Por que a civilização não realiza imediatamente todo o bem
que poderia produzir?
– Porque os homens ainda não estão prontos nem dispostos a obter
esse bem.

792 a Não seria também porque, ao criar novas necessidades,
ela superexcita novas paixões?
– Sim, e porque nem todas as faculdades do Espírito progridem a um
só tempo; é preciso tempo para tudo. Não podeis esperar frutos perfeitos
de uma civilização incompleta. (Veja as questões 751 e 780.)

793 Com que sinais se pode reconhecer uma civilização completa?
– Vós a reconhecereis pelo desenvolvimento moral. Acreditais estar
bem avançados, pelas grandes descobertas e invenções maravilhosas, e
estais melhor alojados e vestidos do que os selvagens. Mas apenas tereis
verdadeiramente o direito de vos dizer civilizados quando tiverdes banido
da sociedade os vícios que a desonram e viverdes como irmãos praticando
a caridade cristã. Até lá, sois somente povos esclarecidos, que
percorreram apenas a primeira fase da civilização.

794 A sociedade poderia ser regida só pelas leis naturais sem a
colaboração das leis humanas?
– Poderia se as compreendesse bem, se o homem tivesse vontade
suficiente para praticá-las; mas a sociedade tem suas exigências e precisa
de leis particulares.

795 Qual a causa da instabilidade das leis humanas?
– Nos tempos da barbárie, são os mais fortes que fazem as leis, e as
fazem para se beneficiarem. Foi preciso modificá-las muito, à medida que
os homens compreenderam melhor a justiça. As leis humanas são mais
estáveis quanto mais se aproximam da verdadeira justiça, isto é, conforme
sejam as mesmas e iguais para todos e se identifiquem com a lei natural.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n52

766 A vida social é uma obrigação natural?
– Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus
deu-lhe a palavra e todas as demais faculdades necessárias ao relacionamento.

767 O isolamento absoluto é contrário à lei natural?
– Sim, uma vez que os homens procuram por instinto a sociedade,
para que todos possam concorrer para o progresso ao se ajudarem mutuamente.

768 O homem, ao procurar viver em sociedade, apenas obedece
a um sentimento pessoal, ou há um objetivo providencial mais geral?
– O homem deve progredir, mas não pode fazer isso sozinho porque
não dispõe de todas as faculdades; eis por que precisa se relacionar com
outros homens. No isolamento, se embrutece e se enfraquece.

VIDA DE ISOLAMENTO. VOTO DE SILÊNCIO
769 Compreende-se, como princípio geral, que a vida social faça
parte na natureza; mas, como todos os gostos estão também na natureza,
por que o gosto pelo isolamento absoluto seria condenável se o
homem encontra nele sua satisfação?
– Satisfação de egoísta. Há também homens que encontram satisfação
em se embriagar; vós os aprovais? Deus não pode ter por agradável
uma vida em que o homem se condena a não ser útil a ninguém.

770 O que pensar dos homens que escolhem viver em reclusão
absoluta para fugir do contato nocivo do mundo?
– Duplo egoísmo.

770 a Mas se esse retiro tiver por objetivo uma expiação ao lhe
impor uma privação pesarosa, não é meritório?
– Fazer antes o bem do que o mal é a melhor expiação. Ao evitarem
um mal, caem em outro, uma vez que se esquecem da lei de amor e de
caridade.

771 O que pensar daqueles que fogem do mundo para se devotar
ao alívio dos sofredores?
– Esses se elevam ao se rebaixarem. Têm duplo mérito por se colocarem
acima dos prazeres materiais e por fazerem o bem cumprindo a lei do
trabalho.

771 a E aqueles que procuram no retiro a tranqüilidade de que
precisam para alguns trabalhos?
– Esse não é absolutamente um retiro egoísta. Eles não se isolam da
sociedade, uma vez que trabalham para ela.

772 O que pensar do voto de silêncio determinado por certas
seitas desde a Antiguidade?
– Perguntai antes se a palavra é um dom natural e porque Deus a
concedeu ao homem. Deus reprova o abuso e não o uso das faculdades
que concedeu. Entretanto, há momentos em que o silêncio pode ser útil.
No silêncio vos concentrais; vosso Espírito torna-se mais livre e pode então
entrar em comunicação conosco. Mas voto de silêncio é uma tolice.
Sem dúvida, os que consideram essas privações voluntárias como atos
de virtude têm uma boa intenção, mas se enganam porque não compreendem
verdadeiramente o alcance das leis de Deus.

773 Por que, entre os animais, pais e filhos deixam de se reconhecer
assim que os filhos não necessitam mais de cuidados?
– Os animais vivem vida material e não moral. A ternura da mãe com
seus filhotes tem origem no instinto de conservação de suas crias; quando
eles podem cuidar de si mesmos, sua tarefa está cumprida, a natureza
não exige deles mais nada; por isso os abandona, para se ocupar com os
outros recém-chegados.

774 Há pessoas que deduzem, do abandono dos pequenos animais
por seus pais, que entre os homens os laços de família são apenas
resultado dos costumes sociais e não uma lei natural; que devemos
pensar disso?
– O homem tem destinação diferente dos animais; por que, então,
querer se parecer com eles? Para o homem, há outra coisa além das
necessidades físicas: a necessidade do progresso. Os laços sociais são
necessários ao progresso e os de família estreitam os sociais: eis por que
fazem parte da lei natural. Deus quis que os homens aprendessem assim,
a se amar como irmãos. (Veja a questão 205.)

775 Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento
dos laços de família?
– Um agravamento do egoísmo.

776 O estado natural e a lei natural são a mesma coisa?
– Não. O estado natural é o estado primitivo. A civilização é incompatível
com o estado natural, enquanto a lei natural contribui para o progresso
da humanidade.

777 No estado natural, o homem, por ter menos necessidades,
não tem todos os tormentos que cria para si mesmo num estado mais
avançado; o que pensar da opinião que considera esse estado como
a mais perfeita felicidade sobre a Terra?
– Que quereis! É a felicidade do bruto; há pessoas que não a compreendem
de outro modo. É ser feliz à maneira dos bárbaros. Também as crianças
são mais felizes do que os adultos.

778 O homem pode regredir para o estado natural?
– Não; o homem deve progredir sempre e não pode retornar à infância.
Se progride, é porque Deus assim quer; pensar que possa regredir à
sua condição primitiva seria negar a lei do progresso.

MARCHA DO PROGRESSO
779 O homem traz em si o impulso de progredir ou o progresso é
apenas fruto de um ensinamento?
– O homem se desenvolve naturalmente, mas nem todos progridem
ao mesmo tempo e do mesmo modo; é assim que os mais avançados
ajudam pelo contato social o progresso dos outros.

780 O progresso moral é sempre acompanhado do intelectual?
– É sua conseqüência, mas nem sempre o segue imediatamente.
(Veja as questões 192 e 365.)

780 a Como o avanço intelectual pode gerar o progresso moral?
– Ao fazer compreender o bem e o mal; o homem, então, pode escolher.
O desenvolvimento do livre-arbítrio segue o da inteligência e aumenta
a responsabilidade dos seus atos.

780 b Por que os povos mais esclarecidos são, muitas vezes, os
mais pervertidos?
– O progresso completo é a meta; mas os povos, como os indivíduos,
o alcançam apenas passo a passo. Enquanto o sentido moral não estiver
plenamente desenvolvido, eles se servem de sua inteligência para fazer o
mal. O moral e a inteligência são duas forças que se equilibram apenas
com o tempo. (Veja as questões 365 e 751.)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n51

751 Como se explica que alguns povos, já avançados do ponto
de vista intelectual, matem crianças e isso seja dos costumes e consagrado
pela legislação?
– O desenvolvimento intelectual não pressupõe a necessidade do
bem; um Espírito Superior em inteligência pode ser mau. É aquele que
viveu muito sem se melhorar: apenas sabe.

CRUELDADE
752 Pode-se ligar o sentimento de crueldade ao instinto de destruição?
– É o instinto de destruição no que há de pior. Se a destruição é, às
vezes, uma necessidade, a crueldade nunca é; é sempre o resultado de
uma natureza má.

753 Como se explica que a crueldade seja a característica predominante
dos povos primitivos?
– Entre os povos primitivos, como os chamais, a matéria prepondera
sobre o Espírito; eles se abandonam aos instintos bárbaros e, como não
têm outras necessidades além da vida corporal, pensam somente em sua
conservação pessoal, e é isso que os torna geralmente cruéis. Além do
mais, os povos cujo desenvolvimento é imperfeito estão sob o domínio de
Espíritos igualmente imperfeitos que lhes são simpáticos, até que povos
mais avançados venham destruir ou enfraquecer essa influência.

754 A crueldade não vem da ausência do senso moral?
– Diremos melhor, que o senso moral não está desenvolvido, mas não
que esteja ausente, porque ele existe, como princípio, em todos os homens;
é esse senso moral que os faz mais tarde serem bons e humanos.
Ele existe, portanto, no selvagem, mas está como o princípio do perfume
está no germe da flor antes de desabrochar.

755 Como se explica existirem, no seio da civilização mais avançada,
seres algumas vezes tão cruéis quanto os selvagens?
– Exatamente como numa árvore carregada de bons frutos há os que
ainda não amadureceram, não atingiram o pleno desenvolvimento. São, se
o quiserdes, selvagens que têm da civilização apenas o hábito, lobos extraviados
no meio de ovelhas. Espíritos de ordem inferior e muito atrasados
podem encarnar em meio a homens avançados na esperança de avançarem;
mas, sendo a prova muito pesada, a natureza primitiva os domina.

756 A sociedade dos homens de bem estará um dia livre dos
malfeitores?
– A humanidade progride; esses homens dominados pelo instinto do
mal que se acham deslocados entre as pessoas de bem desaparecerão
pouco a pouco, como o mau grão é separado do bom depois de selecionado.
Então renascerão sob um outro corpo e, como terão mais experiência,
compreenderão melhor o bem e o mal. Tendes um exemplo disso nas
plantas e nos animais que o homem conseguiu aperfeiçoar e nos quais
desenvolveu qualidades novas. Pois bem! É somente depois de muitas
gerações que o aperfeiçoamento se torna completo. É a imagem das diferentes
existências do homem.

DUELO
757 O duelo pode ser considerado como legítima defesa?
– Não; é um assassinato e um costume absurdo, digno de bárbaros.
Com uma civilização mais adiantada e moralizada, o homem compreenderá
que o duelo é tão ridículo quanto os combates que se consideraram
antigamente como o juízo de Deus.

758 O duelo pode ser considerado como um assassinato por parte
daquele que, conhecendo sua própria fraqueza, está quase certo de
que vai morrer?
– É um suicida.

758 a E quando as probabilidades são iguais, é um assassinato
ou um suicídio?
– Ambos.

759 Qual é o valor do que se chama ponto de honra em matéria
de duelo?
– Orgulho e vaidade: duas chagas da humanidade.

759 a Mas não há casos em que a honra se encontra verdadeiramente
ofendida e um recuo seria covardia?
– Isso depende dos costumes e dos usos; cada país e cada século
tem sobre isso uma visão diferente; quando os homens forem melhores e
mais adiantados em moral compreenderão que o verdadeiro ponto de honra
está acima das paixões terrenas e não é nem matando nem deixando-se
matar que se repara um erro.

PENA DE MORTE
760 A pena de morte desaparecerá um dia da legislação humana?
– A pena de morte desaparecerá incontestavelmente e sua supressão
marcará um progresso na humanidade. Quando os homens estiverem
mais esclarecidos, a pena de morte será completamente abolida da Terra,
os homens não terão mais necessidade de serem julgados pelos homens.
Falo de um tempo que ainda está muito distante de vós.

761 A lei de conservação assegura ao homem o direito de preservar
sua própria vida; não usa desse direito quando elimina da sociedade
um membro perigoso?
– Há outros meios de se preservar do perigo sem precisar matar. É necessário,
aliás, abrir ao criminoso a porta do arrependimento, e não fechá-la.

762 Se a pena de morte pode ser banida das sociedades civilizadas,
não foi uma necessidade nas épocas menos avançadas?
– Necessidade não é bem a palavra. O homem acha sempre uma
coisa necessária quando não encontra justificativa melhor; mas, à medida
que se esclarece, compreende mais acertadamente o que é justo ou injusto
e repudia os excessos cometidos nos tempos de ignorância, em
nome da justiça.

763 A restrição dos casos em que se aplica a pena de morte é
um indício de progresso na civilização?
– Podeis duvidar disso? Vosso Espírito não se revolta ao ler a narrativa
das carnificinas humanas de antigamente em nome da justiça e em honra
da Divindade? Das torturas que sofria o condenado, e mesmo um simples
suspeito, para lhe arrancar, pelo excesso dos sofrimentos, a confissão de
um crime que muitas vezes não cometeu? Pois bem! Se tivésseis vivido
naquele tempo, teríeis achado isso muito natural e talvez, se juízes fôsseis,
teríeis feito o mesmo. É assim que o justo de uma época parece bárbaro
em outra. As leis divinas são as únicas eternas; as leis humanas mudam
com o progresso e ainda mudarão até que sejam colocadas em harmonia
com as leis divinas.

764 Jesus ensinou: “Quem matou pela espada morrerá pela espada”.
Essas palavras não são a consagração da pena de talião2 e a
morte aplicada ao homicida não é a aplicação dessa pena?
– Tomai cuidado! Tendes vos enganado sobre essas palavras como
sobre muitas outras. A pena de talião é a justiça de Deus; é Ele que a aplica.
Todos vós sofreis a cada instante essa penalidade, porque sois punidos
pelos erros que cometeis, nessa vida ou em outra; aquele que fez sofrer
seus semelhantes estará numa posição em que ele mesmo sofrerá o que
tiver causado. Esse é o sentido dessas palavras de Jesus, que também
disse: “Perdoai aos vossos inimigos”, e ensinou a pedir a Deus para perdoar
vossas ofensas como vós mesmos tiverdes perdoado, ou seja, na mesma
proporção em que perdoardes. Deveis compreender bem isso.

765 O que pensar da pena de morte aplicada em nome de Deus?
– É tomar o lugar de Deus na justiça. Os que agem assim estão longe
de compreender Deus e ainda têm muito a expiar. A pena de morte é
também um crime quando aplicada em nome de Deus, e os que a ordenam
são responsáveis por assassinato.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n50

736 Os povos que são muito escrupulosos com relação à destruição
dos animais têm um mérito particular?
– É um excesso, mesmo sendo um sentimento louvável em si mesmo; se
se torna abusivo, seu mérito é neutralizado pelos abusos de outras espécies.
Há entre eles mais medo supersticioso do que a verdadeira bondade.

FLAGELOS DESTRUIDORES
737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?
– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a
destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que ad-
quirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver
o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do
ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que
ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes,
necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas
melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos. (Veja a questão
744.)

738 A Providência não poderia empregar para o aperfeiçoamento
da humanidade outros meios que não os flagelos destruidores?
– Sim, pode, e os emprega todos os dias, uma vez que deu a cada
um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. É o homem
que não tira proveito disso; é preciso castigá-lo em seu orgulho e
fazer-lhe sentir sua fraqueza.

738 a Mas nesses flagelos o homem de bem morre como o perverso;
isso é justo?
– Durante a vida, o homem sujeita tudo ao seu corpo; mas, após a
morte, pensa de outro modo e, como já dissemos, a vida do corpo é
pouca coisa; um século de vosso mundo é um relâmpago na eternidade.
Portanto, os sofrimentos que sentis por alguns meses ou alguns dias não
são nada, são um ensinamento para vós e servirão no futuro. Os Espíritos,
que preexistem e sobrevivem a tudo, compõem o mundo real. (Veja a questão
85.) Esses são filhos de Deus e objeto de toda a sua solicitude; os
corpos são apenas trajes sob os quais aparecem no mundo. Nas grandes
calamidades que destroem os homens, é como se um exército tivesse
durante a guerra seus trajes estragados ou perdidos. O general tem mais
cuidado com seus soldados do que com as roupas que usam.

738 b Mas nem por isso as vítimas desses flagelos são menos
vítimas?
– Se considerásseis a vida como ela é, e quanto é insignificante em
relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Essas vítimas encontrarão
numa outra existência uma grande compensação para seus sofrimentos
se souberem suportá-los sem se lamentar.

739 Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de
vista físico, apesar dos males que ocasionam?
– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas
o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.

740 Os flagelos não seriam para o homem também provas morais
que os submetem às mais duras necessidades?
– Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de
exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação à vontade
da Providência, e até mesmo multiplicam neles os sentimentos de abnegação,
de desinteresse e de amor ao próximo, se não é dominado pelo egoísmo.

741 É dado ao homem evitar os flagelos que o atormentam?
– Sim, em parte, embora não como se pensa geralmente. Muitos dos
flagelos são a conseqüência de sua imprevidência; à medida que adquire
conhecimentos e experiência, pode preveni-los se souber procurar suas
causas. Porém, entre os males que afligem a humanidade, há os de caráter
geral, que estão nos decretos da Providência, e dos quais cada indivíduo
sente mais ou menos a repercussão. Sobre esses males, o homem pode
apenas se resignar à vontade de Deus; e ainda esses males são, muitas
vezes, agravados pela sua negligência.

GUERRAS
742 Qual é a causa que leva o homem à guerra?
– Predominância da natureza selvagem sobre a espiritual e satisfação
das paixões. No estado de barbárie, os povos conhecem apenas o direito
do mais forte; é por isso que a guerra é para eles um estado normal.
Contudo, à medida que o homem progride, ela se torna menos freqüente,
porque evita as suas causas, e quando é inevitável sabe aliar à sua ação o
sentimento de humanidade.

743 A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
– Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei
de Deus; então, todos os povos serão irmãos.

744 Qual o objetivo da Providência ao tornar a guerra necessária?
– A liberdade e o progresso.
7
44 a Se a guerra deve ter como efeito conduzir à liberdade,
como se explica que tenha, muitas vezes, por objetivo e resultado a
escravidão?
– Escravidão temporária para abater os povos, a fim de fazê-los progredir
mais rápido.

745 O que pensar daquele que provoca a guerra em seu proveito?
– Esse é o verdadeiro culpado e precisará de muitas reencarnações
para expiar todas as mortes que causou, porque responderá
por todo homem cuja morte tenha causado para satisfazer à sua ambição.

ASSASSINATO
746 O assassinato é um crime aos olhos de Deus?
– Sim, um grande crime; porque aquele que tira a vida de seu semelhante
corta uma vida de expiação ou de missão, e aí está o mal.

747 O assassinato tem sempre o mesmo grau de culpabilidade?
– Já o dissemos: Deus é justo, julga mais a intenção do que o fato.

748 Perante Deus há justificativa no assassinato em caso de legítima
defesa?
– Somente a necessidade pode desculpá-lo. Mas se o agredido pode
preservar sua vida sem atentar contra a do agressor, deve fazê-lo.

749 O homem é culpado pelos assassinatos que comete durante
a guerra?
– Não, quando constrangido pela força, embora seja culpado pelas
crueldades que comete. O sentimento de humanidade com que se portou
será levado em conta.

750 Qual é mais culpado diante da lei de Deus, aquele que mata
um pai ou aquele que mata uma criança?
– Ambos o são igualmente, porque todo crime é crime.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n49

721 A vida de mortificações ascéticas1 dos devotos e dos místicos,
praticada desde a Antiguidade e entre diferentes povos, é meritória
sob algum ponto de vista?
– Perguntai para o que e a quem ela serve e tereis a resposta. Se
serve apenas àquele que a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo,
qualquer que seja o pretexto com o qual se disfarce. Renegar-se a si mesmo
e trabalhar para os outros é a verdadeira mortificação, conforme a
caridade cristã.

722 A abstenção de alguns alimentos, regra entre diversos povos,
é fundada na razão?
– Tudo aquilo com que o homem pode se alimentar sem prejuízo para
a sua saúde é permitido. Porém, alguns legisladores resolveram proibir
alguns alimentos com um objetivo útil e, para dar maior autoridade às suas
leis, as apresentaram como se fossem vindas de Deus.

723 A alimentação animal é, para o homem, contrária à lei natural?
– Em vossa constituição física, a carne alimenta a carne; de outro
modo, o homem enfraquece. A lei de conservação dá ao homem o dever
de manter suas forças e sua saúde para cumprir a lei do trabalho. Ele
deve, portanto, se alimentar conforme as exigências de seu organismo.

724 A abstenção de alimento animal ou outro, como purificação,
é meritória?
– Sim, se essa abstenção for em benefício dos outros; mas Deus não
pode ver uma mortificação quando não é séria e útil. Por isso dizemos que
aqueles que se privam apenas na aparência são hipócritas. (Veja a questão
720.)

725 Que pensar das mutilações que se fazem no corpo do homem
e dos animais?
– Por que tal questão? Perguntai, a vós mesmos, ainda uma vez e
sempre, se uma coisa é útil. O que é inútil não pode ser agradável a Deus
e o que é nocivo é sempre desagradável; porque, deveis saber, Deus só é
sensível aos sentimentos daqueles que lhe elevam a alma; é praticando
Sua Lei que podereis vos libertar da matéria terrestre, e não violando-a.

726 Se os sofrimentos deste mundo nos elevam pela maneira
que os suportamos, elevam-nos também os que criamos voluntariamente?
– Os únicos sofrimentos que elevam são os sofrimentos naturais, porque
vêm de Deus; os sofrimentos voluntários não servem para nada quando
não contribuem para o bem dos outros. Por acaso acreditais que avançam
no caminho do progresso os que abreviam sua vida nos rigores sobrehumanos,
como fazem os bonzos2, os faquires3e alguns fanáticos de muitas
seitas? Por que não trabalham antes pelo bem de seus semelhantes? Que
vistam o indigente; consolem o que chora; trabalhem por aquele que está
enfermo; sofram necessidades para o alívio dos infelizes; então, sim, sua
vida será útil e agradável a Deus. Quando os sofrimentos voluntários têm
em vista apenas a si mesmo, é egoísmo; quando se sofre pelos outros, é
caridade: são estes os preceitos do Cristo.

727 Se não devemos criar sofrimentos voluntários sem utilidade
para os outros, devemo-nos preservar daqueles que prevemos ou que
nos ameaçam?
– O instinto de conservação foi dado a todos contra os perigos e os
sofrimentos. Mortificai o Espírito e não vosso corpo, exterminai o vosso
orgulho, sufocai o vosso egoísmo, que parece uma serpente que vos tortura
o coração, e fareis mais por vosso adiantamento do que por meio de
rigores que não são mais deste século.

728 A destruição é uma lei natural?
– É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que
chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação
e o melhoramento dos seres vivos.

728 a O instinto de destruição teria sido dado aos seres vivos por
desígnios providenciais?
– As criaturas são os instrumentos de que Deus se serve para atingir
os seus objetivos. Para se alimentarem, os seres vivos se destroem entre
si com um duplo objetivo: manter o equilíbrio na reprodução, que poderia
tornar-se excessiva, e melhor utilização dos restos do corpo. Mas somente
o corpo é destruído, porque é apenas o acessório, e não a parte essencial.
O princípio inteligente é indestrutível e se elabora nas diferentes metamorfoses1
que sofre.

729 Se a destruição é necessária para a regeneração dos seres,
por que a natureza os cerca com meios de preservação e de conservação?
– Para que a destruição não ocorra antes do tempo preciso. Toda
destruição antecipada dificulta o desenvolvimento do princípio inteligente;
é por isso que Deus deu a cada ser a necessidade de viver e de se
reproduzir.

730 Uma vez que a morte deve nos conduzir a uma vida melhor,
que nos livra dos males desta, e, por isso, mais deveria ser desejada
do que temida, por que o homem tem um horror instintivo que o faz
temê-la?
– Já dissemos, o homem deve procurar prolongar a vida para cumprir
sua tarefa; eis por que Deus lhe deu o instinto de conservação, que o
sustenta nas provas; sem isso, muitas vezes se deixaria levar pelo desencorajamento.
A voz secreta que o faz temer a morte lhe diz que ainda pode
fazer alguma coisa para seu adiantamento. Quando um perigo o ameaça,
é uma advertência para que aproveite o tempo e a morada que Deus lhe
concede. Mas, ingrato! Rende mais vezes graças à sua estrela do que ao
seu Criador.

731 Por que, ao lado dos meios de conservação, a natureza colocou
ao mesmo tempo os agentes destruidores?
– O remédio ao lado do mal, já dissemos, é para manter o equilíbrio e
servir de contrapeso.

732 A necessidade de destruição é a mesma em todos os
mundos?
– É proporcional ao estado mais ou menos material dos mundos e
cessa quando os estados físico e moral estão mais depurados. Nos mundos
mais avançados as condições de existência são completamente
diferentes.

733 A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens
na Terra?
– A necessidade de destruição diminui e se reduz entre os homens à
medida que o Espírito se sobrepõe à matéria; é por isso que se constata o
horror à destruição crescer com o desenvolvimento intelectual e moral.

734 Em seu estado atual, o homem tem direito ilimitado de destruição
sobre os animais?
– Esse direito é regido pela necessidade de prover a sua alimentação
e segurança. O abuso nunca foi um direito.

735 O que pensar da destruição que ultrapassa os limites das
necessidades e da segurança? Da caça, por exemplo, quando tem
por objetivo apenas o prazer de destruir sem utilidade?
– Predominância dos maus instintos sobre a natureza espiritual. Toda
destruição que ultrapassa os limites da necessidade é uma violação da lei
de Deus. Os animais destroem apenas de acordo com suas necessidades;
mas o homem, que tem o livre-arbítrio, destrói sem necessidade; ele
deverá prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, porque
cede aos maus instintos.