terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n47

691 Qual é, do ponto de vista físico, a característica distintiva e
dominante das raças primitivas?
– Desenvolvimento da força bruta em vez da intelectual. Atualmente
ocorre o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força
do corpo e, entretanto, faz cem vezes mais, porque soube aproveitar as
forças da natureza, o que os animais não conseguem fazer.

692 O aperfeiçoamento genético das raças animais e dos vegetais,
pela ciência, é contrária à lei natural? Estaria mais conforme com
essa lei deixar as coisas seguirem seu curso normal?
– Deve-se fazer tudo para chegar à perfeição, e o próprio homem é
um instrumento nas mãos de Deus, do qual Ele se serve para que tudo à
sua volta atinja os objetivos aos quais se destina. A perfeição, sendo o
objetivo para o qual tende a natureza, é de Deus favorecer essa perfeição.

692 a Mas o homem somente se esforça para o melhoramento
dessas raças por interesse pessoal e, raramente, tem outro objetivo
senão o aumento de seus prazeres; isso não diminui seu mérito?
– Que importa que seu mérito seja nulo, contanto que o progresso se
faça? Cabe a ele tornar seu trabalho meritório pela intenção. Aliás, por
meio desse trabalho, exerce e desenvolve sua inteligência e é sob esse
aspecto que obtém maior proveito.

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
693 As leis e costumes humanos que criam obstáculos à reprodução
são contrários à lei da natureza?
– Tudo o que dificulte a marcha da natureza é contrário à lei geral.

693 a Entretanto, há espécies de seres vivos, animais e plantas
cuja reprodução indefinida seria prejudicial a outras espécies e o próprio
homem se tornaria uma vítima; comete ele um ato repreensível
ao impedir essa reprodução?
– Deus deu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder que
deve usar para o bem, mas do qual não deve abusar. Pode-se regular a
reprodução conforme as necessidades, mas do qual não deve dificultá-la
sem razão. A ação inteligente do homem é um contrapeso estabelecido
por Deus para equilibrar as forças da natureza, e é isso ainda que o distingue
dos animais, porque o faz com conhecimento de causa. Mas os
próprios animais também concorrem para esse equilíbrio, porque o instinto
de destruição que lhes foi dado faz com que, ao terem de prover sua
própria conservação, detenham o desenvolvimento excessivo e talvez
perigoso das espécies animais e vegetais de que se nutrem.

694 Que pensar do controle da natalidade para impedir a reprodução
e satisfazer a sensualidade?
– Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem
está materializado.

CASAMENTO E CELIBATO1
695 O casamento, ou a união permanente de dois seres, é contrária
à lei natural?
– É um progresso na marcha da humanidade.

696 Qual seria o efeito da abolição do casamento para a sociedade
humana?
– O retorno à vida animal.

697 A idéia de que o casamento não pode ser absolutamente
dissolvido está na lei natural ou apenas na lei humana?
– É uma lei humana muito contrária à lei natural. Mas os homens podem
mudar suas leis; as da natureza são as únicas imutáveis.

698 O celibato voluntário é meritório aos olhos de Deus?
– Não, e os que vivem assim por egoísmo desagradam a Deus e
enganam a todos.

699 O celibato não é para algumas pessoas um sacrifício com a
finalidade de se devotar mais inteiramente ao serviço da humanidade?
– Isso é bem diferente; eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal
é meritório quando é para o bem; quanto maior o sacrifício, maior o mérito.

POLIGAMIA
700 A igualdade numérica aproximada que existe entre homens
e mulheres é um indício da proporção em que se devam unir?
– Sim, porque tudo tem uma finalidade na natureza.

701 Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, está mais de
acordo com a lei natural?
– A poligamia é uma lei humana cuja abolição marca um progresso
social. O casamento, conforme os desígnios de Deus, deve estar fundado
na afeição dos seres que se unem. Com a poligamia não há afeição real:
há apenas sensualidade.

702 O instinto de conservação é uma lei natural?
– Sem dúvida. Foi dado a todos os seres vivos, seja qual for o grau de
inteligência. Para uns, é puramente mecânico; para outros, é racional.

703 Com que objetivo Deus deu a todos os seres vivos o instinto
de conservação?
– Porque todos devem cumprir os desígnios da Providência; é por
isso que Deus deu o instinto de conservação. Além disso, a vida é necessária
ao aperfeiçoamento dos seres que têm instintivamente esse
sentimento, sem se darem conta disso.

MEIOS DE CONSERVAÇÃO
704 Deus, dando ao homem a necessidade de viver, sempre lhe
forneceu os meios para isso?
– Sim. Se não os encontra, é por falta de iniciativa. Deus não poderia
dar ao homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios, por isso faz
a terra produzir e fornecer o necessário a todos, porque só o necessário é
útil. O supérfluo nunca é.

705 Por que nem sempre a terra produz o suficiente para fornecer
o necessário ao homem?
– O homem a negligencia por ingratidão e, no entanto, a terra continua
sendo uma excelente mãe. Além disso, ele ainda acusa a natureza por sua
própria imperícia ou imprevidência. A terra produziria sempre o necessário
se o homem soubesse se contentar. Se o que produz não é bastante para
todas as necessidades, é porque emprega no supérfluo o que deveria
utilizar no necessário. Observai o árabe no deserto: encontra sempre com
o que viver, porque não cria necessidades artificiais. Porém, quando a
metade da produção é desperdiçada para satisfazer fantasias, deve o homem
se espantar de não encontrar nada em seguida? E terá razão de se
queixar por estar desprovido quando chega a época da escassez? Na
verdade, não é a natureza que é imprevidente, é o homem que não sabe
regrar sua vida.