quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Serie de perguntas e respostas n14

196 Se os Espíritos apenas podem melhorar-se suportando as
dificuldades da existência corporal, segue-se que a vida material seria
uma espécie de cadinho4 ou depurador por onde devem passar
para alcançar a perfeição?
– Sim, é exatamente assim. Eles se melhoram nessas provações evitando
o mal e praticando o bem. Mas é só depois de várias encarnações
ou depurações sucessivas que atingem o objetivo a que se destinam após
um tempo mais ou menos longo e de acordo com seus esforços.

196 a É o corpo que influi sobre o Espírito para melhorá-lo, ou o
Espírito que influi sobre o corpo?
– Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma vestimenta que apodrece; eis tudo.

197 O Espírito de uma criança que desencarna em tenra idade
poderá ser tão avançado quanto o de um adulto?
– Algumas vezes é mais, porque pode ter vivido muito mais e ter mais
experiência, principalmente se progrediu.

197 a O Espírito de uma criança pode, então, ser mais avançado
do que o de seu pai?
– Isso é muito freqüente. Vós mesmos não vedes isso muitas vezes
na Terra?

198 De uma criança que morre em tenra idade, e, portanto, não
tendo praticado o mal, podemos supor que seu Espírito pertença aos
graus superiores?
– Se não fez o mal, não fez o bem, e Deus não a isenta das provações
que deve passar. Seu grau de pureza não ocorre porque tenha animado o
corpo de uma criança, mas pelo progresso que já realizou.

199 Por que a vida é muitas vezes interrompida na infância?
– A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que nela
está encarnado, o complemento de uma existência anterior interrompida
antes do tempo. Sua morte é, muitas vezes, também uma provação ou
uma expiação para os pais.

199 a O que acontece com o Espírito de uma criança que morre
em tenra idade?
– Ela recomeça uma nova existência.

200 Os Espíritos têm sexo?
– Não como o entendeis, porque o sexo depende do organismo físico.
Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na identidade dos
sentimentos.

201 O Espírito que animou o corpo de um homem pode, em uma
nova existência, animar o de uma mulher e vice-versa?
– Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202 Quando está na erraticidade, o Espírito prefere encarnar no
corpo de um homem ou de uma mulher?
– Isso pouco importa ao Espírito. Depende das provas que deve
suportar.

203 Os pais transmitem aos filhos uma porção de sua alma ou
limitam-se a dar-lhes a vida animal a que uma nova alma, mais tarde,
vem acrescentar a vida moral?
– Dão-lhe apenas a vida animal, porque a alma é indivisível. Um pai
estúpido pode ter filhos inteligentes e vice-versa.

204 Uma vez que tivemos diversas existências, o parentesco pode
recuar além de nossa existência atual?
– Não pode ser de outra forma. A sucessão das existências corporais
estabelece entre os Espíritos laços que remontam às existências anteriores.
Daí muitas vezes decorrem as causas de simpatia entre vós e alguns
Espíritos que vos parecem estranhos.

205 Por que, aos olhos de certas pessoas, a doutrina da reencarnação
se apresenta como destruidora dos laços de família por fazêlos
recuar às existências anteriores?
– Ela não os destrói. Ela os amplia. O parentesco, estando fundado
em afeições anteriores, faz com que os laços que unem os membros de
uma mesma família sejam mais vigorosos. Essa doutrina amplia também
os deveres da fraternidade, uma vez que, entre os vossos vizinhos, ou
entre os servidores, pode-se encontrar um Espírito que esteve ligado a
vós pelos laços de sangue.

205 a Ela diminui, entretanto, a importância que alguns atribuem à
sua genealogia5, uma vez que se pode ter tido por pai um Espírito que
pertenceu a outra raça, ou tendo vindo de uma condição bem diversa?
– É verdade, mas essa importância está fundada no orgulho. O que
essas pessoas honram em seus ancestrais são os títulos, a posição, a
fortuna. Alguém que coraria de vergonha por ter tido como antepassado
um honesto sapateiro se gabaria de descender de um nobre corrupto e
debochado. Mas o que quer que eles digam ou façam, não impedirão as
coisas de ser o que são, porque Deus não formulou as leis da natureza de
acordo com a vaidade deles.

206 Do fato de não haver ligações de filiação entre os Espíritos
de descendentes da mesma família, segue-se que o culto aos ancestrais
seja uma coisa ridícula?
– Certamente que não. Todo homem deve considerar-se feliz por pertencer
a uma família em que encarnam Espíritos elevados. Embora os
Espíritos não procedam uns dos outros, têm afeição aos que lhe estão
ligados pelos laços de família, porque esses Espíritos são freqüentemente
atraídos a esta ou àquela família em razão de simpatias ou ligações anteriores.
Mas, ficai certos: os Espíritos de vossos ancestrais não se sentem
honrados pelo culto que vós lhes ofereceis por orgulho. O valor dos méritos
que tiveram só se refletirão sobre vós pelo esforço que fizerdes em
seguir-lhes os bons exemplos, e, só assim, então, vossa lembrança pode
lhes ser agradável e útil.

SEMELHANÇAS FÍSICAS E MORAIS
207 Os pais transmitem muitas vezes a seus filhos a semelhança
física. Eles também lhes transmitem alguma semelhança moral?
– Não, uma vez que têm almas ou Espíritos diferentes. O corpo procede
do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes
das raças há apenas consangüinidade.

207 a De onde vêm as semelhanças morais que existem algumas
vezes entre os pais e filhos?
– São Espíritos simpáticos atraídos pela semelhança de suas tendências.

208 O Espírito dos pais tem influência sobre o do filho após o
nascimento?
– Há uma influência muito grande. Como já dissemos, os Espíritos
devem contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos
dos pais têm como missão desenvolver o de seus filhos pela educação. É
para eles uma tarefa: se falharem, serão culpados.

209 Por que pais bons e virtuosos geram, às vezes, filhos de
natureza perversa? Melhor dizendo, por que as boas qualidades dos
pais nem sempre atraem, por simpatia, um bom Espírito para animar
seu filho?
– Um Espírito mau pode pedir pais bons, na esperança de que seus
conselhos o orientem a um caminho melhor e, muitas vezes, Deus lhe
concede isso.

210 Os pais podem, por seus pensamentos e preces, atrair para
o corpo de um filho um Espírito bom em preferência a um Espírito
inferior?
– Não, mas podem melhorar o Espírito do filho que geraram e que lhes
foi confiado: é seu dever. Filhos maus são uma provação para os pais.

Serie de perguntas e respostas n14

196 Se os Espíritos apenas podem melhorar-se suportando as
dificuldades da existência corporal, segue-se que a vida material seria
uma espécie de cadinho4 ou depurador por onde devem passar
para alcançar a perfeição?
– Sim, é exatamente assim. Eles se melhoram nessas provações evitando
o mal e praticando o bem. Mas é só depois de várias encarnações
ou depurações sucessivas que atingem o objetivo a que se destinam após
um tempo mais ou menos longo e de acordo com seus esforços.

196 a É o corpo que influi sobre o Espírito para melhorá-lo, ou o
Espírito que influi sobre o corpo?
– Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma vestimenta que apodrece; eis tudo.

197 O Espírito de uma criança que desencarna em tenra idade
poderá ser tão avançado quanto o de um adulto?
– Algumas vezes é mais, porque pode ter vivido muito mais e ter mais
experiência, principalmente se progrediu.

197 a O Espírito de uma criança pode, então, ser mais avançado
do que o de seu pai?
– Isso é muito freqüente. Vós mesmos não vedes isso muitas vezes
na Terra?

198 De uma criança que morre em tenra idade, e, portanto, não
tendo praticado o mal, podemos supor que seu Espírito pertença aos
graus superiores?
– Se não fez o mal, não fez o bem, e Deus não a isenta das provações
que deve passar. Seu grau de pureza não ocorre porque tenha animado o
corpo de uma criança, mas pelo progresso que já realizou.

199 Por que a vida é muitas vezes interrompida na infância?
– A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que nela
está encarnado, o complemento de uma existência anterior interrompida
antes do tempo. Sua morte é, muitas vezes, também uma provação ou
uma expiação para os pais.

199 a O que acontece com o Espírito de uma criança que morre
em tenra idade?
– Ela recomeça uma nova existência.

200 Os Espíritos têm sexo?
– Não como o entendeis, porque o sexo depende do organismo físico.
Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na identidade dos
sentimentos.

201 O Espírito que animou o corpo de um homem pode, em uma
nova existência, animar o de uma mulher e vice-versa?
– Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202 Quando está na erraticidade, o Espírito prefere encarnar no
corpo de um homem ou de uma mulher?
– Isso pouco importa ao Espírito. Depende das provas que deve
suportar.

203 Os pais transmitem aos filhos uma porção de sua alma ou
limitam-se a dar-lhes a vida animal a que uma nova alma, mais tarde,
vem acrescentar a vida moral?
– Dão-lhe apenas a vida animal, porque a alma é indivisível. Um pai
estúpido pode ter filhos inteligentes e vice-versa.

204 Uma vez que tivemos diversas existências, o parentesco pode
recuar além de nossa existência atual?
– Não pode ser de outra forma. A sucessão das existências corporais
estabelece entre os Espíritos laços que remontam às existências anteriores.
Daí muitas vezes decorrem as causas de simpatia entre vós e alguns
Espíritos que vos parecem estranhos.

205 Por que, aos olhos de certas pessoas, a doutrina da reencarnação
se apresenta como destruidora dos laços de família por fazêlos
recuar às existências anteriores?
– Ela não os destrói. Ela os amplia. O parentesco, estando fundado
em afeições anteriores, faz com que os laços que unem os membros de
uma mesma família sejam mais vigorosos. Essa doutrina amplia também
os deveres da fraternidade, uma vez que, entre os vossos vizinhos, ou
entre os servidores, pode-se encontrar um Espírito que esteve ligado a
vós pelos laços de sangue.

205 a Ela diminui, entretanto, a importância que alguns atribuem à
sua genealogia5, uma vez que se pode ter tido por pai um Espírito que
pertenceu a outra raça, ou tendo vindo de uma condição bem diversa?
– É verdade, mas essa importância está fundada no orgulho. O que
essas pessoas honram em seus ancestrais são os títulos, a posição, a
fortuna. Alguém que coraria de vergonha por ter tido como antepassado
um honesto sapateiro se gabaria de descender de um nobre corrupto e
debochado. Mas o que quer que eles digam ou façam, não impedirão as
coisas de ser o que são, porque Deus não formulou as leis da natureza de
acordo com a vaidade deles.

206 Do fato de não haver ligações de filiação entre os Espíritos
de descendentes da mesma família, segue-se que o culto aos ancestrais
seja uma coisa ridícula?
– Certamente que não. Todo homem deve considerar-se feliz por pertencer
a uma família em que encarnam Espíritos elevados. Embora os
Espíritos não procedam uns dos outros, têm afeição aos que lhe estão
ligados pelos laços de família, porque esses Espíritos são freqüentemente
atraídos a esta ou àquela família em razão de simpatias ou ligações anteriores.
Mas, ficai certos: os Espíritos de vossos ancestrais não se sentem
honrados pelo culto que vós lhes ofereceis por orgulho. O valor dos méritos
que tiveram só se refletirão sobre vós pelo esforço que fizerdes em
seguir-lhes os bons exemplos, e, só assim, então, vossa lembrança pode
lhes ser agradável e útil.

SEMELHANÇAS FÍSICAS E MORAIS
207 Os pais transmitem muitas vezes a seus filhos a semelhança
física. Eles também lhes transmitem alguma semelhança moral?
– Não, uma vez que têm almas ou Espíritos diferentes. O corpo procede
do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes
das raças há apenas consangüinidade.

207 a De onde vêm as semelhanças morais que existem algumas
vezes entre os pais e filhos?
– São Espíritos simpáticos atraídos pela semelhança de suas tendências.

208 O Espírito dos pais tem influência sobre o do filho após o
nascimento?
– Há uma influência muito grande. Como já dissemos, os Espíritos
devem contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos
dos pais têm como missão desenvolver o de seus filhos pela educação. É
para eles uma tarefa: se falharem, serão culpados.

209 Por que pais bons e virtuosos geram, às vezes, filhos de
natureza perversa? Melhor dizendo, por que as boas qualidades dos
pais nem sempre atraem, por simpatia, um bom Espírito para animar
seu filho?
– Um Espírito mau pode pedir pais bons, na esperança de que seus
conselhos o orientem a um caminho melhor e, muitas vezes, Deus lhe
concede isso.

210 Os pais podem, por seus pensamentos e preces, atrair para
o corpo de um filho um Espírito bom em preferência a um Espírito
inferior?
– Não, mas podem melhorar o Espírito do filho que geraram e que lhes
foi confiado: é seu dever. Filhos maus são uma provação para os pais.