136 A alma é independente do princípio vital?
– O corpo é apenas o envoltório, repetimos isso constantemente.
136 a O corpo pode existir sem a alma?
– Sim, pode; porém, desde que cesse a vida no corpo, a alma o
abandona. Antes do nascimento, não há união definitiva entre a alma e o
corpo; ao passo que, depois que essa união está estabelecida, só a morte do
corpo rompe os laços que o unem à alma, que o deixa. A vida orgânica
pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo
em que não há vida orgânica.
136 b O que seria nosso corpo se não houvesse alma?
– Uma massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto
um ser humano.
137 Um mesmo Espírito pode encarnar em dois corpos diferentes
ao mesmo tempo?
– Não; o Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois
seres diferentes. (Veja O Livro dos Médiuns, Segunda Parte, cap. 7 – Da
Bicorporeidade e da Transfiguração.)
138 Que pensar daqueles que consideram a alma como o princípio
da vida material?
– É uma questão de palavras que não nos diz respeito. Começai por
vos entenderdes a vós mesmos.
139 Alguns Espíritos e, antes deles, alguns filósofos definiram
assim a alma: “Uma centelha anímica emanada do grande Todo”. Por
que essa contradição?
– Não há contradição; depende da significação das palavras. Por que
não tendes uma palavra para cada coisa?
140 O que pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes
quanto os músculos e sendo responsável, assim, por cada uma das
funções do corpo?
– Isso depende ainda do sentido que se dá à palavra alma. Se a
entendermos como o fluido vital, tem razão; mas se queremos entendê-la
como Espírito encarnado, é errada. Como já dissemos, o Espírito é indivisível.
Ele transmite o movimento aos órgãos pelo fluido intermediário, sem
sedividir.
140 a Entretanto, há Espíritos que deram essa definição.
– Espíritos ignorantes podem tomar o efeito pela causa.
141 Há alguma verdade na opinião dos que pensam que a alma
é exterior e envolve o corpo?
– A alma não está aprisionada no corpo como um pássaro numa
gaiola. Irradiante, ela brilha e se manifesta ao redor dele como a luz através
de um globo de vidro ou como o som ao redor de um centro sonoro. É
desse modo que se pode dizer que é exterior, mas não é o envoltório do
corpo. A alma tem dois envoltórios ou corpos: um sutil e leve, que é o
primeiro, chamado perispírito; o outro, grosseiro, material e pesado, que é
o corpo carnal. A alma é o centro de todos esses envoltórios, como o
germe o é numa semente, como já dissemos.
142 O que dizer desta outra teoria segundo a qual a alma, numa
criança, se completa a cada período de vida?
– O Espírito é um só, está completo na criança como no adulto. Os
órgãos ou instrumentos das manifestações da alma é que se desenvolvem
e se completam. Nesse caso é ainda tomar o efeito pela causa.
143 Por que todos os Espíritos não definem a alma da mesma
maneira?
– Os Espíritos não são todos igualmente esclarecidos sobre estas
questões. Há Espíritos cujos conhecimentos são ainda limitados e não
compreendem as coisas abstratas, como ocorre entre vós com as crianças.
Há também Espíritos pseudo-sábios, que fazem rodeio de palavras
para se impor; aliás, como acontece entre vós. Mas, além disso, os próprios
Espíritos esclarecidos podem se exprimir em termos diferentes que, no
fundo, têm o mesmo significado, especialmente quando se trata de coisas
para as quais a vossa linguagem é inadequada para exprimir claramente,
precisando de figuras e comparações que tomais como realidade.
144 O que se deve entender por alma do mundo?
– O princípio universal da vida e da inteligência de onde nascem as
individualidades. Mas aqueles que se servem dessas palavras freqüentemente
não se compreendem uns aos outros. A palavra alma tem uma
aplicação tão elástica que cada um a interpreta de acordo com a sua
imaginação. Já se atribuiu, também, uma alma à Terra, o que é preciso
entender como sendo o conjunto de Espíritos devotados que dirigem as
vossas ações no bom caminho quando os escutais, e que são, de algum
modo, os representantes de Deus em relação ao vosso globo.
145 Como tantos filósofos antigos e modernos têm discutido por
tanto tempo sobre a ciência psicológica sem ter chegado à verdade?
– Esses homens eram os precursores da Doutrina Espírita eterna. Eles
prepararam os caminhos. Eram homens e se enganaram, tomaram suas
próprias idéias pela luz. Mas os próprios erros servem para deduzir a verdade
ao mostrar os prós e os contras. Aliás, entre esses erros se encontram
grandes verdades, que um estudo comparativo tornará compreensíveis1.
146 A alma tem uma sede determinada e circunscrita no corpo?
– Não, mas está mais particularmente na cabeça entre os grandes
gênios, os que pensam muito, e no coração nos que têm sentimentos
elevados e cujas ações beneficiam toda a humanidade.
146 a Que pensar da opinião daqueles que colocam a alma num
centro vital?
– Isso quer dizer que o Espírito se localiza, de preferência, nessa parte
do vosso organismo, uma vez que é para aí que convergem todas as
sensações. Aqueles que a colocam no que consideram como centro da
MATERIALISMO
147 Por que os anatomistas2, os fisiologistas3 e em geral os que
se aprofundam nas ciências naturais são, muitas vezes, levados ao
materialismo?
– O fisiologista vê tudo à sua maneira. Orgulho dos homens, que acreditam
saber tudo e não admitem que alguma coisa possa ultrapassar seu
conhecimento. Sua própria ciência lhes dá presunção. Pensam que a natureza
não pode lhes ocultar nada.
148 Não é de lamentar que o materialismo seja uma conseqüência
de estudos que deveriam, ao contrário, mostrar ao homem a superioridade
da inteligência que governa o mundo? Por isso, pode-se
concluir que são perigosos?
– Não é exato dizer que o materialismo seja uma conseqüência desses
estudos. É o homem que tira deles uma falsa conseqüência, porque
tem a liberdade de abusar de tudo, mesmo das melhores coisas. O nada,
aliás, os amedronta mais do que eles demonstram, e os Espíritos fortes
são, muitas vezes, mais fanfarrões do que bravos. A maioria dos materialistas
só o são porque não têm nada para encher o vazio do abismo que se
abre diante deles. Mostre-lhes uma âncora de salvação e se agarrarão a
ela apressadamente.
149 Em que se torna a alma logo após a morte?
– Volta a ser Espírito, ou seja, retorna ao mundo dos Espíritos, que
havia deixado temporariamente.
150 A alma, após a morte, conserva sua individualidade?
– Sim, nunca a perde. O que seria ela se não a conservasse?