900 Para quem acumula sem cessar e sem fazer o bem a ninguém
será válida como desculpa a idéia de que acumula para deixar
mais aos herdeiros?
– É um compromisso de má consciência.
901 Há dois avarentos: o primeiro priva-se do necessário e morre
sobre seu tesouro; o segundo é somente avarento para os outros;
mas pródigo para si mesmo, enquanto recua diante do mais breve
sacrifício para prestar um serviço ou fazer uma coisa útil, nenhum
custo é bastante para satisfazer seus gostos e paixões. Peça-lhe um
favor, e ele sempre é difícil; mas quando quer realizar uma fantasia,
tem sempre o bastante. Qual é o mais culpável e qual deles ficará em
pior situação no mundo dos Espíritos?
– Aquele que desfruta das coisas; ele é mais egoísta do que avarento:
o outro já vive uma parte de sua punição.
902 É errado desejar a riqueza para fazer o bem?
– O sentimento é louvável, sem dúvida, quando é puro; mas será
esse desejo desinteressado e não esconderá nenhuma segunda intenção
pessoal? A primeira pessoa à qual se deseja fazer o bem não é freqüentemente
a si mesmo?
903 É errado estudar os defeitos dos outros?
– Se é para divulgação e crítica há grande erro, porque é faltar com a
caridade. Porém, se a análise resultar em seu proveito pessoal evitandoos
para si mesmo, isso pode algumas vezes ser útil. Mas é preciso não
esquecer que a indulgência com os defeitos dos outros é uma das virtudes
contidas na caridade. Antes de censurar os outros pelas imperfeições,
vede se não se pode dizer o mesmo de vós. Empenhai-vos em ter as
qualidades opostas aos defeitos que criticais nos outros, esse é o meio de
vos tornardes superiores; se os censurais por serem mesquinhos, sede
generosos; por serem orgulhosos, sede humildes e modestos; por serem
duros, sede dóceis; por agirem com baixeza, sede grandes em todas as
ações. Em uma palavra, fazei de maneira que não se possa aplicar a vós
estas palavras de Jesus: “Vê um cisco no olho de seu vizinho e não vê
uma trave no seu”.
904 É errado investigar e revelar os males da sociedade?
– Depende do sentimento com que se faz; se o escritor quer apenas
produzir escândalo, é um prazer pessoal que procura, apresentando quadros
que mostram antes um mau do que bom exemplo. Apesar de ter feito
uma avaliação, como Espírito, pode ser punido por essa espécie de prazer
que tem em revelar o mal.
904 a Como, nesse caso, julgar a pureza das intenções e a sinceridade
do escritor?
– Isso nem sempre é útil mas,se escreve coisas boas, aproveitai-as.
Se forem más, ignorai-as. É uma questão de consciência dele. Afinal, se
deseja provar sua sinceridade, deve apoiar o que escreve com seu próprio
exemplo.
905 Certos autores publicaram obras belíssimas, de elevada
moral, que ajudam o progresso da humanidade, mas eles mesmos
não tiram delas nenhum proveito; como Espíritos, será levado em conta
o bem que fizeram com essas obras?
– A moral sem as ações é a semente sem trabalho. De que serve a
semente se não é multiplicada para vos alimentar? Esses homens são
mais culpáveis, porque tiveram a inteligência para compreender. Não praticando
os ensinamentos que deram aos outros, renunciaram a colher seus
próprios frutos.
906 É errado, ao fazer o bem, ter consciência disso e reconhecê-lo?
– Tendo consciência do mal que faz, deve o homem também ter consciência
do bem e saber se age bem ou mal. Ponderando suas ações
diante das leis divinas, e principalmente na lei de justiça, amor e caridade,
é que poderá dizer se elas são boas ou más, aprová-las ou não. Ele não
estará errado quando reconhecer que venceu suas más tendências e fica
satisfeito, desde que não se envaideça, porque então cairá em outra falta.
(Veja a questão 919.)
PAIXÕES
907 O princípio das paixões, sendo natural, é mau em si mesmo?
– Não. A paixão está no excesso acrescentado à vontade, já que o
princípio foi dado ao homem para o bem, e as paixões podem levá-lo a
realizar grandes coisas. É no seu abuso que está a causa do mal.
908 Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas
ou más?
– As paixões são semelhantes a um cavalo, que é útil quando é dominado
e perigoso quando domina. Reconhecei que uma paixão torna-se
perigosa no momento em que deixais de governá-la e resultar qualquer
prejuízo para vós ou para os outros.
909 O homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos
seus esforços?
– Sim, e algumas vezes com pouco esforço; é a vontade que lhe falta.
Como são poucos dentre vós os que se esforçam!
910 O homem pode encontrar nos Espíritos uma assistência eficaz
para superar suas paixões?
– Se ele orar a Deus e a seu protetor com sinceridade, os bons Espíritos
certamente virão em sua ajuda, porque é missão deles. (Veja a
questão 459.)
911 Não existem paixões tão vivas e irresistíveis que a vontade
não tenha o poder de superá-las?
– Há muitas pessoas que dizem: Eu quero, mas a vontade está apenas
nos lábios. Querem, mas estão bem satisfeitas que assim não seja.
Quando o homem não acredita poder vencer suas paixões, é que seu
Espírito se satisfaz nisso por conseqüência de sua inferioridade. Aquele
que procura reprimi-las compreende sua natureza espiritual; vencê-las é,
para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.
912 Qual o meio mais eficaz de combater a predominância da
natureza corporal?
– Praticar o desprendimento.
913 Entre os vícios, qual se pode considerar o pior?
– Já dissemos várias vezes: é o egoísmo; dele deriva todo mal. Estudai
todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe egoísmo. Vós os
combatereis inutilmente e não conseguireis arrancá-los enquanto não
tiverdes atacado o mal pela raiz, enquanto não tiverdes destruído a causa.
Que todos os vossos esforços tendam para esse objetivo, porque aí está
a verdadeira chaga da sociedade. Aquele que deseja se aproximar, já nesta
vida, da perfeição moral, deve arrancar de seu coração todo sentimento
de egoísmo, por ser incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele
neutraliza todas as outras qualidades.
914 Parece bem difícil extinguir inteiramente o egoísmo do coração
do homem se ele estiver baseado no interesse pessoal; pode-se
conseguir isso?
– À medida que os homens se esclarecem sobre as coisas espirituais,
dão menos valor às materiais. É preciso reformar as instituições humanas
que estimulam e mantêm o egoísmo. Isso depende da educação.
915 O egoísmo, sendo próprio da espécie humana, não será sempre
um obstáculo para que reine o bem absoluto na Terra?
– É certo que o egoísmo é o maior mal, mas ele se prende à inferioridade
dos Espíritos encarnados na Terra, e não à humanidade em si mesma;
os Espíritos, ao se depurarem nas sucessivas encarnações, perdem o
egoísmo como perdem outras impurezas. Não tendes na Terra algum homem
desprovido de egoísmo e praticando a caridade? Há mais do que
imaginais, porém pouco os conheceis, porque a virtude não se põe em
evidência; se há um, por que não haveria dez? Se há dez, por que não
haveria mil e assim por diante?