sábado, 5 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n50

736 Os povos que são muito escrupulosos com relação à destruição
dos animais têm um mérito particular?
– É um excesso, mesmo sendo um sentimento louvável em si mesmo; se
se torna abusivo, seu mérito é neutralizado pelos abusos de outras espécies.
Há entre eles mais medo supersticioso do que a verdadeira bondade.

FLAGELOS DESTRUIDORES
737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?
– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a
destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que ad-
quirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver
o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do
ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que
ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes,
necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas
melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos. (Veja a questão
744.)

738 A Providência não poderia empregar para o aperfeiçoamento
da humanidade outros meios que não os flagelos destruidores?
– Sim, pode, e os emprega todos os dias, uma vez que deu a cada
um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. É o homem
que não tira proveito disso; é preciso castigá-lo em seu orgulho e
fazer-lhe sentir sua fraqueza.

738 a Mas nesses flagelos o homem de bem morre como o perverso;
isso é justo?
– Durante a vida, o homem sujeita tudo ao seu corpo; mas, após a
morte, pensa de outro modo e, como já dissemos, a vida do corpo é
pouca coisa; um século de vosso mundo é um relâmpago na eternidade.
Portanto, os sofrimentos que sentis por alguns meses ou alguns dias não
são nada, são um ensinamento para vós e servirão no futuro. Os Espíritos,
que preexistem e sobrevivem a tudo, compõem o mundo real. (Veja a questão
85.) Esses são filhos de Deus e objeto de toda a sua solicitude; os
corpos são apenas trajes sob os quais aparecem no mundo. Nas grandes
calamidades que destroem os homens, é como se um exército tivesse
durante a guerra seus trajes estragados ou perdidos. O general tem mais
cuidado com seus soldados do que com as roupas que usam.

738 b Mas nem por isso as vítimas desses flagelos são menos
vítimas?
– Se considerásseis a vida como ela é, e quanto é insignificante em
relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Essas vítimas encontrarão
numa outra existência uma grande compensação para seus sofrimentos
se souberem suportá-los sem se lamentar.

739 Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de
vista físico, apesar dos males que ocasionam?
– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas
o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.

740 Os flagelos não seriam para o homem também provas morais
que os submetem às mais duras necessidades?
– Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de
exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação à vontade
da Providência, e até mesmo multiplicam neles os sentimentos de abnegação,
de desinteresse e de amor ao próximo, se não é dominado pelo egoísmo.

741 É dado ao homem evitar os flagelos que o atormentam?
– Sim, em parte, embora não como se pensa geralmente. Muitos dos
flagelos são a conseqüência de sua imprevidência; à medida que adquire
conhecimentos e experiência, pode preveni-los se souber procurar suas
causas. Porém, entre os males que afligem a humanidade, há os de caráter
geral, que estão nos decretos da Providência, e dos quais cada indivíduo
sente mais ou menos a repercussão. Sobre esses males, o homem pode
apenas se resignar à vontade de Deus; e ainda esses males são, muitas
vezes, agravados pela sua negligência.

GUERRAS
742 Qual é a causa que leva o homem à guerra?
– Predominância da natureza selvagem sobre a espiritual e satisfação
das paixões. No estado de barbárie, os povos conhecem apenas o direito
do mais forte; é por isso que a guerra é para eles um estado normal.
Contudo, à medida que o homem progride, ela se torna menos freqüente,
porque evita as suas causas, e quando é inevitável sabe aliar à sua ação o
sentimento de humanidade.

743 A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
– Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei
de Deus; então, todos os povos serão irmãos.

744 Qual o objetivo da Providência ao tornar a guerra necessária?
– A liberdade e o progresso.
7
44 a Se a guerra deve ter como efeito conduzir à liberdade,
como se explica que tenha, muitas vezes, por objetivo e resultado a
escravidão?
– Escravidão temporária para abater os povos, a fim de fazê-los progredir
mais rápido.

745 O que pensar daquele que provoca a guerra em seu proveito?
– Esse é o verdadeiro culpado e precisará de muitas reencarnações
para expiar todas as mortes que causou, porque responderá
por todo homem cuja morte tenha causado para satisfazer à sua ambição.

ASSASSINATO
746 O assassinato é um crime aos olhos de Deus?
– Sim, um grande crime; porque aquele que tira a vida de seu semelhante
corta uma vida de expiação ou de missão, e aí está o mal.

747 O assassinato tem sempre o mesmo grau de culpabilidade?
– Já o dissemos: Deus é justo, julga mais a intenção do que o fato.

748 Perante Deus há justificativa no assassinato em caso de legítima
defesa?
– Somente a necessidade pode desculpá-lo. Mas se o agredido pode
preservar sua vida sem atentar contra a do agressor, deve fazê-lo.

749 O homem é culpado pelos assassinatos que comete durante
a guerra?
– Não, quando constrangido pela força, embora seja culpado pelas
crueldades que comete. O sentimento de humanidade com que se portou
será levado em conta.

750 Qual é mais culpado diante da lei de Deus, aquele que mata
um pai ou aquele que mata uma criança?
– Ambos o são igualmente, porque todo crime é crime.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n49

721 A vida de mortificações ascéticas1 dos devotos e dos místicos,
praticada desde a Antiguidade e entre diferentes povos, é meritória
sob algum ponto de vista?
– Perguntai para o que e a quem ela serve e tereis a resposta. Se
serve apenas àquele que a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo,
qualquer que seja o pretexto com o qual se disfarce. Renegar-se a si mesmo
e trabalhar para os outros é a verdadeira mortificação, conforme a
caridade cristã.

722 A abstenção de alguns alimentos, regra entre diversos povos,
é fundada na razão?
– Tudo aquilo com que o homem pode se alimentar sem prejuízo para
a sua saúde é permitido. Porém, alguns legisladores resolveram proibir
alguns alimentos com um objetivo útil e, para dar maior autoridade às suas
leis, as apresentaram como se fossem vindas de Deus.

723 A alimentação animal é, para o homem, contrária à lei natural?
– Em vossa constituição física, a carne alimenta a carne; de outro
modo, o homem enfraquece. A lei de conservação dá ao homem o dever
de manter suas forças e sua saúde para cumprir a lei do trabalho. Ele
deve, portanto, se alimentar conforme as exigências de seu organismo.

724 A abstenção de alimento animal ou outro, como purificação,
é meritória?
– Sim, se essa abstenção for em benefício dos outros; mas Deus não
pode ver uma mortificação quando não é séria e útil. Por isso dizemos que
aqueles que se privam apenas na aparência são hipócritas. (Veja a questão
720.)

725 Que pensar das mutilações que se fazem no corpo do homem
e dos animais?
– Por que tal questão? Perguntai, a vós mesmos, ainda uma vez e
sempre, se uma coisa é útil. O que é inútil não pode ser agradável a Deus
e o que é nocivo é sempre desagradável; porque, deveis saber, Deus só é
sensível aos sentimentos daqueles que lhe elevam a alma; é praticando
Sua Lei que podereis vos libertar da matéria terrestre, e não violando-a.

726 Se os sofrimentos deste mundo nos elevam pela maneira
que os suportamos, elevam-nos também os que criamos voluntariamente?
– Os únicos sofrimentos que elevam são os sofrimentos naturais, porque
vêm de Deus; os sofrimentos voluntários não servem para nada quando
não contribuem para o bem dos outros. Por acaso acreditais que avançam
no caminho do progresso os que abreviam sua vida nos rigores sobrehumanos,
como fazem os bonzos2, os faquires3e alguns fanáticos de muitas
seitas? Por que não trabalham antes pelo bem de seus semelhantes? Que
vistam o indigente; consolem o que chora; trabalhem por aquele que está
enfermo; sofram necessidades para o alívio dos infelizes; então, sim, sua
vida será útil e agradável a Deus. Quando os sofrimentos voluntários têm
em vista apenas a si mesmo, é egoísmo; quando se sofre pelos outros, é
caridade: são estes os preceitos do Cristo.

727 Se não devemos criar sofrimentos voluntários sem utilidade
para os outros, devemo-nos preservar daqueles que prevemos ou que
nos ameaçam?
– O instinto de conservação foi dado a todos contra os perigos e os
sofrimentos. Mortificai o Espírito e não vosso corpo, exterminai o vosso
orgulho, sufocai o vosso egoísmo, que parece uma serpente que vos tortura
o coração, e fareis mais por vosso adiantamento do que por meio de
rigores que não são mais deste século.

728 A destruição é uma lei natural?
– É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que
chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação
e o melhoramento dos seres vivos.

728 a O instinto de destruição teria sido dado aos seres vivos por
desígnios providenciais?
– As criaturas são os instrumentos de que Deus se serve para atingir
os seus objetivos. Para se alimentarem, os seres vivos se destroem entre
si com um duplo objetivo: manter o equilíbrio na reprodução, que poderia
tornar-se excessiva, e melhor utilização dos restos do corpo. Mas somente
o corpo é destruído, porque é apenas o acessório, e não a parte essencial.
O princípio inteligente é indestrutível e se elabora nas diferentes metamorfoses1
que sofre.

729 Se a destruição é necessária para a regeneração dos seres,
por que a natureza os cerca com meios de preservação e de conservação?
– Para que a destruição não ocorra antes do tempo preciso. Toda
destruição antecipada dificulta o desenvolvimento do princípio inteligente;
é por isso que Deus deu a cada ser a necessidade de viver e de se
reproduzir.

730 Uma vez que a morte deve nos conduzir a uma vida melhor,
que nos livra dos males desta, e, por isso, mais deveria ser desejada
do que temida, por que o homem tem um horror instintivo que o faz
temê-la?
– Já dissemos, o homem deve procurar prolongar a vida para cumprir
sua tarefa; eis por que Deus lhe deu o instinto de conservação, que o
sustenta nas provas; sem isso, muitas vezes se deixaria levar pelo desencorajamento.
A voz secreta que o faz temer a morte lhe diz que ainda pode
fazer alguma coisa para seu adiantamento. Quando um perigo o ameaça,
é uma advertência para que aproveite o tempo e a morada que Deus lhe
concede. Mas, ingrato! Rende mais vezes graças à sua estrela do que ao
seu Criador.

731 Por que, ao lado dos meios de conservação, a natureza colocou
ao mesmo tempo os agentes destruidores?
– O remédio ao lado do mal, já dissemos, é para manter o equilíbrio e
servir de contrapeso.

732 A necessidade de destruição é a mesma em todos os
mundos?
– É proporcional ao estado mais ou menos material dos mundos e
cessa quando os estados físico e moral estão mais depurados. Nos mundos
mais avançados as condições de existência são completamente
diferentes.

733 A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens
na Terra?
– A necessidade de destruição diminui e se reduz entre os homens à
medida que o Espírito se sobrepõe à matéria; é por isso que se constata o
horror à destruição crescer com o desenvolvimento intelectual e moral.

734 Em seu estado atual, o homem tem direito ilimitado de destruição
sobre os animais?
– Esse direito é regido pela necessidade de prover a sua alimentação
e segurança. O abuso nunca foi um direito.

735 O que pensar da destruição que ultrapassa os limites das
necessidades e da segurança? Da caça, por exemplo, quando tem
por objetivo apenas o prazer de destruir sem utilidade?
– Predominância dos maus instintos sobre a natureza espiritual. Toda
destruição que ultrapassa os limites da necessidade é uma violação da lei
de Deus. Os animais destroem apenas de acordo com suas necessidades;
mas o homem, que tem o livre-arbítrio, destrói sem necessidade; ele
deverá prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, porque
cede aos maus instintos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n48

706 Por bens da terra somente devemos entender os produtos
do solo?
– O solo é a fonte primária de onde vêm todos os outros recursos,
que são apenas uma transformação dos produtos do solo; por isso, é
preciso entender por bens da terra tudo o que o homem pode desfrutar
neste mundo.

707 Os meios de subsistência, muitas vezes, faltam a alguns,
mesmo em meio à abundância que os cerca; por quê?
– É pelo egoísmo dos homens em geral e também, freqüentemente,
por negligência deles mesmos. Buscai e achareis; essas palavras não querem
dizer que basta olhar a terra para encontrar o que se deseja, mas que
é preciso procurar com ardor e perseverança e não com fraqueza, sem
se deixar desencorajar pelos obstáculos que, muitas vezes, são apenas
meios de colocar à prova a vossa constância, paciência e firmeza. (Veja a
questão 534.)

708 Não há situações em que os meios de subsistência não dependem
de modo algum da vontade do homem, e a privação até daquilo
que mais necessita é uma conseqüência das circunstâncias?
– É uma prova muitas vezes cruel que deve passar e à qual sabia que
seria exposto. Seu mérito está em sua submissão à vontade de Deus, se
sua inteligência não fornece nenhum meio de se livrar das dificuldades. Se
a morte deve atingi-lo, deve se submeter sem reclamar e compreender
que a hora da verdadeira libertação chegou e que o desespero do último
momento pode lhe fazer perder o fruto de sua resignação.

709 Aqueles que, em certas posições críticas, se viram obrigados
a sacrificar seus semelhantes para se alimentarem deles, cometeram
um crime? Nesse caso, o crime pode ser atenuado pela necessidade
de viver que lhes dá o instinto de conservação?
– Já respondi, ao dizer que há mais mérito em sofrer todas as provas
da vida com coragem e abnegação. Nesse caso, há homicídio e crime de
lesa-natureza, faltas que devem ser duplamente punidas.

710 Nos planetas onde o corpo é mais depurado, os seres vivos
têm necessidade de alimentação?
– Sim, mas os alimentos estão de acordo com sua natureza. Esses
alimentos não seriam muito substanciais para vossos estômagos grosseiros,
do mesmo modo que, para eles, a vossa alimentação também não
serviria.

PRAZERES DOS BENS DA TERRA
711 O uso dos bens da terra é um direito para todos os homens?
– Esse direito é a conseqüência da necessidade de viver. Deus não
pode impor um dever sem dar o meio de satisfazê-lo.

712 Por que Deus colocou o atrativo do prazer na posse e uso
dos bens materiais?
– Para estimular o homem ao cumprimento de sua missão e experimentá-
lo por meio da tentação.

712 a Qual é o objetivo dessa tentação?
– Desenvolver sua razão, que deve preservá-lo dos excessos.

713 Os prazeres têm limites traçados pela natureza?
– Sim, têm o limite do necessário; mas, pelos excessos, chegais ao
extremo exagero e à repulsa e vos punis a vós mesmos.

714 O que pensar do homem que procura nos excessos de toda
espécie um refinamento para seus prazeres?
– Pobre infeliz digno de lástima e não de inveja. Está bem próximo da
morte!

714 a Da morte física ou moral?
– De ambas.

NECESSÁRIO E SUPÉRFLUO
715 Como o homem pode conhecer o limite do necessário?
– Aquele que é sensato o conhece pela intuição; muitos o conhecem
pela experiência e à sua própria custa.

716 A natureza não traçou o limite de nossas necessidades em
nossa estrutura orgânica?
– Sim, mas o homem é insaciável. A natureza traçou o limite às suas
necessidades no seu próprio organismo, mas os vícios lhe alteraram a
constituição e criaram necessidades que não são reais.

717 O que pensar dos que monopolizam os bens da terra para
obter o supérfluo em prejuízo dos que precisam do necessário?
– Eles desconhecem a lei de Deus e terão que responder pelas privações
que impuseram aos outros.

PRIVAÇÕES VOLUNTÁRIAS. MORTIFICAÇÕES
718 A lei de conservação obriga o homem a prover as necessidades
do corpo?
– Sim, sem força e saúde o trabalho é impossível.

719 É condenável ao homem procurar o seu bem-estar?
– O bem-estar é um desejo natural. Os abusos são condenáveis porque
contrariam a lei de conservação. O bem-estar é condenável se foi
adquirido à custa dos outros e se comprometeu o equilíbrio moral e físico
do homem.

720 As privações voluntárias, que resultam numa expiação igualmente
voluntária, têm algum mérito aos olhos de Deus?
– Quanto mais fazeis o bem aos outros mais mérito tereis.

720 a Há privações voluntárias que sejam meritórias?
– Sim, a renúncia aos prazeres inúteis, que liberta o homem da matéria
e eleva sua alma. O meritório é resistir à tentação que o conduz aos
excessos ou ao prazer das coisas inúteis; é tirar do que lhe é necessário
para doar àqueles que não têm o suficiente. Se a privação é apenas fingimento,
é uma zombaria.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n47

691 Qual é, do ponto de vista físico, a característica distintiva e
dominante das raças primitivas?
– Desenvolvimento da força bruta em vez da intelectual. Atualmente
ocorre o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força
do corpo e, entretanto, faz cem vezes mais, porque soube aproveitar as
forças da natureza, o que os animais não conseguem fazer.

692 O aperfeiçoamento genético das raças animais e dos vegetais,
pela ciência, é contrária à lei natural? Estaria mais conforme com
essa lei deixar as coisas seguirem seu curso normal?
– Deve-se fazer tudo para chegar à perfeição, e o próprio homem é
um instrumento nas mãos de Deus, do qual Ele se serve para que tudo à
sua volta atinja os objetivos aos quais se destina. A perfeição, sendo o
objetivo para o qual tende a natureza, é de Deus favorecer essa perfeição.

692 a Mas o homem somente se esforça para o melhoramento
dessas raças por interesse pessoal e, raramente, tem outro objetivo
senão o aumento de seus prazeres; isso não diminui seu mérito?
– Que importa que seu mérito seja nulo, contanto que o progresso se
faça? Cabe a ele tornar seu trabalho meritório pela intenção. Aliás, por
meio desse trabalho, exerce e desenvolve sua inteligência e é sob esse
aspecto que obtém maior proveito.

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
693 As leis e costumes humanos que criam obstáculos à reprodução
são contrários à lei da natureza?
– Tudo o que dificulte a marcha da natureza é contrário à lei geral.

693 a Entretanto, há espécies de seres vivos, animais e plantas
cuja reprodução indefinida seria prejudicial a outras espécies e o próprio
homem se tornaria uma vítima; comete ele um ato repreensível
ao impedir essa reprodução?
– Deus deu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder que
deve usar para o bem, mas do qual não deve abusar. Pode-se regular a
reprodução conforme as necessidades, mas do qual não deve dificultá-la
sem razão. A ação inteligente do homem é um contrapeso estabelecido
por Deus para equilibrar as forças da natureza, e é isso ainda que o distingue
dos animais, porque o faz com conhecimento de causa. Mas os
próprios animais também concorrem para esse equilíbrio, porque o instinto
de destruição que lhes foi dado faz com que, ao terem de prover sua
própria conservação, detenham o desenvolvimento excessivo e talvez
perigoso das espécies animais e vegetais de que se nutrem.

694 Que pensar do controle da natalidade para impedir a reprodução
e satisfazer a sensualidade?
– Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem
está materializado.

CASAMENTO E CELIBATO1
695 O casamento, ou a união permanente de dois seres, é contrária
à lei natural?
– É um progresso na marcha da humanidade.

696 Qual seria o efeito da abolição do casamento para a sociedade
humana?
– O retorno à vida animal.

697 A idéia de que o casamento não pode ser absolutamente
dissolvido está na lei natural ou apenas na lei humana?
– É uma lei humana muito contrária à lei natural. Mas os homens podem
mudar suas leis; as da natureza são as únicas imutáveis.

698 O celibato voluntário é meritório aos olhos de Deus?
– Não, e os que vivem assim por egoísmo desagradam a Deus e
enganam a todos.

699 O celibato não é para algumas pessoas um sacrifício com a
finalidade de se devotar mais inteiramente ao serviço da humanidade?
– Isso é bem diferente; eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal
é meritório quando é para o bem; quanto maior o sacrifício, maior o mérito.

POLIGAMIA
700 A igualdade numérica aproximada que existe entre homens
e mulheres é um indício da proporção em que se devam unir?
– Sim, porque tudo tem uma finalidade na natureza.

701 Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, está mais de
acordo com a lei natural?
– A poligamia é uma lei humana cuja abolição marca um progresso
social. O casamento, conforme os desígnios de Deus, deve estar fundado
na afeição dos seres que se unem. Com a poligamia não há afeição real:
há apenas sensualidade.

702 O instinto de conservação é uma lei natural?
– Sem dúvida. Foi dado a todos os seres vivos, seja qual for o grau de
inteligência. Para uns, é puramente mecânico; para outros, é racional.

703 Com que objetivo Deus deu a todos os seres vivos o instinto
de conservação?
– Porque todos devem cumprir os desígnios da Providência; é por
isso que Deus deu o instinto de conservação. Além disso, a vida é necessária
ao aperfeiçoamento dos seres que têm instintivamente esse
sentimento, sem se darem conta disso.

MEIOS DE CONSERVAÇÃO
704 Deus, dando ao homem a necessidade de viver, sempre lhe
forneceu os meios para isso?
– Sim. Se não os encontra, é por falta de iniciativa. Deus não poderia
dar ao homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios, por isso faz
a terra produzir e fornecer o necessário a todos, porque só o necessário é
útil. O supérfluo nunca é.

705 Por que nem sempre a terra produz o suficiente para fornecer
o necessário ao homem?
– O homem a negligencia por ingratidão e, no entanto, a terra continua
sendo uma excelente mãe. Além disso, ele ainda acusa a natureza por sua
própria imperícia ou imprevidência. A terra produziria sempre o necessário
se o homem soubesse se contentar. Se o que produz não é bastante para
todas as necessidades, é porque emprega no supérfluo o que deveria
utilizar no necessário. Observai o árabe no deserto: encontra sempre com
o que viver, porque não cria necessidades artificiais. Porém, quando a
metade da produção é desperdiçada para satisfazer fantasias, deve o homem
se espantar de não encontrar nada em seguida? E terá razão de se
queixar por estar desprovido quando chega a época da escassez? Na
verdade, não é a natureza que é imprevidente, é o homem que não sabe
regrar sua vida.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n46

676 Por que o trabalho é imposto ao homem?
– É uma conseqüência de sua natureza corporal. É uma expiação e
ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho,
o homem permaneceria na infância da inteligência; por isso deve seu
sustento, segurança e bem-estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade.
Àquele que tem o corpo muito fraco, Deus deu a inteligência como
compensação; mas é sempre um trabalho.

677 Por que a própria natureza provê, por si mesma, a todas as
necessidades dos animais?
– Tudo trabalha na natureza; os animais trabalham como vós, mas seu
trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado de sua conservação.
Eis por que entre eles o trabalho não gera o progresso, enquanto
entre os homens há um duplo objetivo: a conservação do corpo e o desenvolvimento
do pensamento, que é também uma necessidade que o
eleva acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais é
limitado ao cuidado de sua conservação, refiro-me ao objetivo a que se
propõem a trabalhar; mas, inconscientemente, ao prover suas necessidades
materiais, se constituem em agentes dos desígnos do Criador, e seu
trabalho não concorre menos para o objetivo final da natureza, se bem que
muitas vezes não percebeis o resultado de imediato.

678 Nos mundos mais aperfeiçoados, o homem está sujeito à
mesma necessidade de trabalho?
– A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades. Quanto
menos as necessidades são materiais, menos o trabalho é material; mas
não deveis crer, por isso, que o homem fica inativo e inútil: a ociosidade
seria um suplício, em vez de ser um benefício.

679 O homem que possui bens suficientes para assegurar sua
existência está livre da lei do trabalho?
– Do trabalho material, pode ser, mas não da obrigação de se tornar
útil conforme seus meios, de aperfeiçoar sua inteligência ou a dos outros,
o que é também um trabalho. Se o homem a quem Deus distribuiu bens
suficientes não está obrigado a se sustentar com o suor de seu rosto, a
obrigação de ser útil a seus semelhantes é tanto maior quanto as oportunidades
que surjam para fazer o bem, com o adiantamento que Deus lhe
fez em bens materiais.

680 Não há homens impossibilitados para trabalhar no que quer
que seja e cuja existência é inútil?
– Deus é justo. Apenas desaprova aquele que voluntariamente tornou
inútil sua existência, porque esse vive à custa do trabalho dos outros. Ele quer
que cada um se torne útil conforme suas aptidões. (Veja a questão 643.)

681 A lei natural impõe aos filhos a obrigação de trabalhar por
seus pais?
– Certamente, do mesmo modo que os pais devem trabalhar por seus
filhos; é por isso que Deus fez do amor filial e do amor paternal um sentimento
natural para que, por essa afeição recíproca, os membros de uma
mesma família fossem levados a se ajudarem mutuamente, o que é freqüentemente
esquecido em vossa sociedade atual. (Veja a questão 205.)

LIMITE DO TRABALHO. REPOUSO
682 O repouso, sendo uma necessidade após o trabalho, não é
também uma lei natural?
– Sem dúvida. O repouso repara as forças do corpo e é também
necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, para que
se eleve acima da matéria.

683 Qual é o limite do trabalho?
– O limite das forças; entretanto, Deus deixa o homem livre.

684 O que pensar daqueles que abusam de sua autoridade para
impor a seus inferiores excesso de trabalho?
– É uma das piores ações. Todo homem que tem o poder de comandar
é responsável pelo excesso de trabalho que impõe a seus subordinados,
porque transgride a lei de Deus. (Veja a questão 273.)

685 O homem tem direito ao repouso na velhice?
– Sim. Ao trabalho está obrigado apenas conforme suas forças.

685 a Mas que recurso tem o idoso necessitado de trabalhar
para viver, se já não pode?
– O forte deve trabalhar pelo fraco e, na falta da família, a sociedade
deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade.

686 A reprodução dos seres vivos é uma lei da natureza?
– Isso é evidente; sem a reprodução, o mundo corporal acabaria.

687 Se a população seguir sempre a progressão crescente que
vemos, chegará um momento em que será excessiva na Terra?
– Não; Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio, não faz nada
inútil; o homem que vê apenas um canto do quadro da natureza não pode
julgar a harmonia do conjunto.

SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS
688 Há, presentemente, raças humanas que diminuem; chegará
um momento em que desaparecerão da face da Terra?
– É verdade, mas outras tomaram seu lugar, como outras tomarão o
da vossa um dia.

689 Os homens atuais são uma criação nova ou descendentes
aperfeiçoados dos seres primitivos?
– São os mesmos Espíritos que vieram para se aperfeiçoar em novos
corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim, a raça humana
atual, pelo seu crescimento, tende a expandir-se sobre toda a Terra e substituir
as raças que se extinguem, terá seu período de decrescimento e
desaparecerá. Outras raças mais aperfeiçoadas a substituirão, descendendo
da raça atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos
seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.

690 Do ponto de vista puramente físico, os corpos da raça atual
são uma criação especial ou vieram dos corpos primitivos pelo caminho
da reprodução?
– A origem das raças se perde no tempo; como todas pertencem à
grande família humana, qualquer que seja a fonte primitiva de cada uma,
elas puderam se juntar entre si e produzir tipos novos.

Serie de perguntas e respostas n46

676 Por que o trabalho é imposto ao homem?
– É uma conseqüência de sua natureza corporal. É uma expiação e
ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho,
o homem permaneceria na infância da inteligência; por isso deve seu
sustento, segurança e bem-estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade.
Àquele que tem o corpo muito fraco, Deus deu a inteligência como
compensação; mas é sempre um trabalho.

677 Por que a própria natureza provê, por si mesma, a todas as
necessidades dos animais?
– Tudo trabalha na natureza; os animais trabalham como vós, mas seu
trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado de sua conservação.
Eis por que entre eles o trabalho não gera o progresso, enquanto
entre os homens há um duplo objetivo: a conservação do corpo e o desenvolvimento
do pensamento, que é também uma necessidade que o
eleva acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais é
limitado ao cuidado de sua conservação, refiro-me ao objetivo a que se
propõem a trabalhar; mas, inconscientemente, ao prover suas necessidades
materiais, se constituem em agentes dos desígnos do Criador, e seu
trabalho não concorre menos para o objetivo final da natureza, se bem que
muitas vezes não percebeis o resultado de imediato.

678 Nos mundos mais aperfeiçoados, o homem está sujeito à
mesma necessidade de trabalho?
– A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades. Quanto
menos as necessidades são materiais, menos o trabalho é material; mas
não deveis crer, por isso, que o homem fica inativo e inútil: a ociosidade
seria um suplício, em vez de ser um benefício.

679 O homem que possui bens suficientes para assegurar sua
existência está livre da lei do trabalho?
– Do trabalho material, pode ser, mas não da obrigação de se tornar
útil conforme seus meios, de aperfeiçoar sua inteligência ou a dos outros,
o que é também um trabalho. Se o homem a quem Deus distribuiu bens
suficientes não está obrigado a se sustentar com o suor de seu rosto, a
obrigação de ser útil a seus semelhantes é tanto maior quanto as oportunidades
que surjam para fazer o bem, com o adiantamento que Deus lhe
fez em bens materiais.

680 Não há homens impossibilitados para trabalhar no que quer
que seja e cuja existência é inútil?
– Deus é justo. Apenas desaprova aquele que voluntariamente tornou
inútil sua existência, porque esse vive à custa do trabalho dos outros. Ele quer
que cada um se torne útil conforme suas aptidões. (Veja a questão 643.)

681 A lei natural impõe aos filhos a obrigação de trabalhar por
seus pais?
– Certamente, do mesmo modo que os pais devem trabalhar por seus
filhos; é por isso que Deus fez do amor filial e do amor paternal um sentimento
natural para que, por essa afeição recíproca, os membros de uma
mesma família fossem levados a se ajudarem mutuamente, o que é freqüentemente
esquecido em vossa sociedade atual. (Veja a questão 205.)

LIMITE DO TRABALHO. REPOUSO
682 O repouso, sendo uma necessidade após o trabalho, não é
também uma lei natural?
– Sem dúvida. O repouso repara as forças do corpo e é também
necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, para que
se eleve acima da matéria.

683 Qual é o limite do trabalho?
– O limite das forças; entretanto, Deus deixa o homem livre.

684 O que pensar daqueles que abusam de sua autoridade para
impor a seus inferiores excesso de trabalho?
– É uma das piores ações. Todo homem que tem o poder de comandar
é responsável pelo excesso de trabalho que impõe a seus subordinados,
porque transgride a lei de Deus. (Veja a questão 273.)

685 O homem tem direito ao repouso na velhice?
– Sim. Ao trabalho está obrigado apenas conforme suas forças.

685 a Mas que recurso tem o idoso necessitado de trabalhar
para viver, se já não pode?
– O forte deve trabalhar pelo fraco e, na falta da família, a sociedade
deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade.

686 A reprodução dos seres vivos é uma lei da natureza?
– Isso é evidente; sem a reprodução, o mundo corporal acabaria.

687 Se a população seguir sempre a progressão crescente que
vemos, chegará um momento em que será excessiva na Terra?
– Não; Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio, não faz nada
inútil; o homem que vê apenas um canto do quadro da natureza não pode
julgar a harmonia do conjunto.

SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS
688 Há, presentemente, raças humanas que diminuem; chegará
um momento em que desaparecerão da face da Terra?
– É verdade, mas outras tomaram seu lugar, como outras tomarão o
da vossa um dia.

689 Os homens atuais são uma criação nova ou descendentes
aperfeiçoados dos seres primitivos?
– São os mesmos Espíritos que vieram para se aperfeiçoar em novos
corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim, a raça humana
atual, pelo seu crescimento, tende a expandir-se sobre toda a Terra e substituir
as raças que se extinguem, terá seu período de decrescimento e
desaparecerá. Outras raças mais aperfeiçoadas a substituirão, descendendo
da raça atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos
seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.

690 Do ponto de vista puramente físico, os corpos da raça atual
são uma criação especial ou vieram dos corpos primitivos pelo caminho
da reprodução?
– A origem das raças se perde no tempo; como todas pertencem à
grande família humana, qualquer que seja a fonte primitiva de cada uma,
elas puderam se juntar entre si e produzir tipos novos.

domingo, 29 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n45

661 É válido orar a Deus para perdoar nossas faltas?
– Deus sabe discernir o bem e o mal; a prece não oculta as faltas.
Aquele que a Deus pede perdão de suas faltas apenas o obtém ao mudar
de conduta. As boas ações são as melhores preces, porque os atos valem
mais do que as palavras.

662 É válido orar para outra pessoa?
– O Espírito daquele que ora age pela sua vontade de fazer o bem.
Pela prece, atrai bons Espíritos que se associam ao bem que quer fazer.
G Possuímos, em nós mesmos, pelo pensamento e pela vontade, um
poder de ação que se estende além dos limites de nossa esfera corporal.
A prece em favor de outras pessoas é um ato dessa vontade. Se for
ardente e sincera, pode chamar os bons Espíritos para ajudar aquele
por quem oramos, a fim de lhe sugerir bons pensamentos e lhe dar ao
corpo e à alma a força de que tem necessidade. Mas a prece do coração
é tudo, a dos lábios não é nada.

663 As preces que fazemos por nós mesmos podem mudar nossas
provas e desviar-lhes o curso?
– Vossas provas estão nas mãos de Deus e há algumas que devem
ser suportadas até o fim, mas Deus tem sempre em conta a resignação. A
prece traz para junto de vós os bons Espíritos que dão a força de suportálas
com coragem e fazem com que pareçam menos duras. Já dissemos,
a prece nunca é inútil quando é bem-feita, porque dá força àquele que
ora, o que já é um grande resultado. Ajudai-vos e o céu vos ajudará,
sabeis disso. Aliás, Deus não pode mudar a ordem da natureza à vontade
de cada um, porque aquilo que é um grande mal sob o vosso ponto de
vista mesquinho e vossa vida efêmera é, muitas vezes, um grande bem na
ordem geral do universo. Além de tudo, quantos males há dos quais o
homem é o próprio autor por sua imprevidência ou por suas faltas! É punido
naquilo que errou. Entretanto, os pedidos justos são muitas vezes
atendidos mais vezes do que supondes. Acreditais que Deus não vos tem
escutado, porque não fez um milagre por vós, enquanto vos assiste por
meios tão naturais que parecem o efeito do acaso ou da força das coisas;
muitas vezes também, muitas vezes mesmo, Ele vos suscita o pensamento
necessário para, por vós mesmos, sairdes do problema.

664 É útil orar pelos mortos e pelos Espíritos sofredores? Nesse
caso, como nossas preces podem levar alívio e abreviar seus sofrimentos?
Têm elas o poder de fazer abrandar a justiça de Deus?
– A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a
alma para quem se ora experimenta alívio, porque é um testemunho de
interesse que se lhe dá, e porque o infeliz sempre encontra alívio quando
almas caridosas se compadecem de suas dores. De outro lado, pela prece,
motiva-se ao arrependimento e ao desejo de fazer o que é preciso
para ser feliz; é nesse sentido que se pode abreviar sua pena, se por seu
lado ajudar com sua boa vontade. Esse desejo de melhorar, animado pela
prece, atrai para junto do Espírito sofredor Espíritos melhores que vêm
esclarecê-lo, consolá-lo e lhe dar esperança. Jesus orava pelas ovelhas
desgarradas e mostra, dessa maneira, que seríeis culpados de não fazer o
mesmo por aqueles que têm necessidade das vossas preces.

665 O que pensar da opinião que rejeita a prece pelos mortos em
razão de não estar recomendada no Evangelho?
– O Cristo disse: “Amai-vos uns aos outros”. Essa recomendação ensina
que o homem deve empregar todos os meios possíveis para demonstrar
afeição aos outros, sem entrar em detalhes sobre a maneira de atingir esse
objetivo. Se é verdade que nada pode impedir o Criador de aplicar a justiça,
da qual é a própria imagem, a todas as ações do Espírito, não é menos
verdadeiro que a prece que Lhe dirigis em favor daquele que vos inspira
afeição é um testemunho da lembrança que tendes dele, e apenas pode
contribuir para aliviar seus sofrimentos e consolá-lo. A partir do momento
em que ele sinta o menor arrependimento, é, então, socorrido; mas ele
nunca ignora que uma alma simpática se ocupou dele e lhe deixa o doce
pensamento que essa intercessão foi útil. Resulta disso, necessariamente,
de sua parte, um sentimento de reconhecimento e afeição por aquele
que lhe deu essa prova de amizade ou piedade. Dessa maneira, o amor
que o Cristo recomendava aos homens apenas aproximou-os entre si;
portanto, os dois obedeceram à lei de amor e de união de todos os seres,
lei divina que deve conduzir à unidade, objetivo e finalidade do Espírito*.

666 Pode-se orar aos Espíritos?
– Pode-se orar aos bons Espíritos como mensageiros de Deus e executores
de Seus desígnios; mas seu poder está na sua superioridade e
depende sempre do Senhor de todas as coisas, pois sem sua permissão
nada se faz; por isso, as preces que lhes dirigimos são somente eficazes
se são agradáveis a Deus.

POLITEÍSMO
667 Por que o politeísmo é uma das crenças mais antigas e divulgadas,
apesar de ser falsa?
– O pensamento de um Deus único só poderia ser, para o homem,
resultado do desenvolvimento de suas idéias. Incapaz, em sua ignorância,
de conceber um ser imaterial, sem forma determinada, agindo sobre a
matéria, deu-lhe o homem as características da natureza corporal, ou seja,
uma forma e uma figura. Desde então, tudo o que parecia ultrapassar as
proporções da inteligência comum era uma divindade. Tudo que não compreendia
devia ser obra de um poder sobrenatural, e daí estava a um passo
de acreditar em tantos poderes diferentes quantos eram os efeitos que
observava. Mas em todos os tempos houve homens esclarecidos que
compreenderam que governar o mundo com essa multidão de poderes
seria impossível sem uma direção superior e conceberam o pensamento
de um Deus único.

668 Os fenômenos espíritas, produzidos em todos os tempos e
conhecidos desde as primeiras épocas do mundo, não concorreram
para fazer acreditar na pluralidade dos deuses?
– Sem dúvida, como os homens chamavam deus a tudo o que era
sobre-humano, os Espíritos eram para eles deuses, e é por isso que, quando
um homem se distinguia entre os outros pelas suas ações, seu gênio ou
por um poder oculto, incompreendido pelos demais, tornavam-no um deus
e lhe rendiam culto após a morte. (Veja a questão 603.)

SACRIFÍCIOS
669 O hábito de sacrifícios humanos vem da mais alta Antiguidade.
Como o homem pôde ser levado a acreditar que tais coisas pudessem
ser agradáveis a Deus?
– Primeiramente, porque não compreendia Deus como fonte da bondade.
Entre os povos primitivos, a matéria domina o espírito; eles se
entregam aos instintos animais, é por isso que são geralmente cruéis, porque
o seu sentido moral ainda não se desenvolveu. Além disso, os homens
primitivos deveriam acreditar, naturalmente, que uma criatura viva tinha muito
mais valor aos olhos de Deus do que um morto. Foi isso que os levou a
sacrificar primeiro os animais e em seguida os homens, uma vez que,
seguindo sua falsa crença, pensavam que o valor do sacrifício estava diretamente
ligado à importância da vítima. Na vida material, se ofereceis um
presente a alguém, o escolheis de um valor tanto maior quanto quereis
demonstrar à pessoa mais amizade e consideração. Devia ocorrer o mesmo
com os homens ignorantes em relação a Deus.

669 a Assim, os sacrifícios de animais teriam precedido os sacrifícios
humanos?
– Sim. Não há dúvida.
669 b Então, de acordo com essa explicação, os sacrifícios humanos
não teriam sua origem num sentimento de crueldade?
– Não, mas numa idéia errônea de ser agradável a Deus. Vede o que
ocorreu com Abraão1. Depois, os homens abusaram ao sacrificar seus
inimigos. Porém, Deus nunca exigiu sacrifícios de animais nem de homens;
Ele não pode ser honrado com a destruição inútil de sua própria
criatura.

670 Os sacrifícios humanos feitos com intenção piedosa algumas
vezes puderam ser agradáveis a Deus?
– Não, nunca. Mas Deus julga a intenção. Os homens, sendo ignorantes,
podiam acreditar que faziam um ato louvável ao sacrificar um de
seus semelhantes. Nesse caso, Deus apenas levava em conta o pensamento
e não o fato. Os homens, ao se melhorarem, reconheceriam seu
erro e reprovariam esses sacrifícios, que não deviam alcançar compreensão
no pensamento dos Espíritos esclarecidos; digo esclarecidos porque
os Espíritos estavam, então, envolvidos por um véu material, mas, pelo
livre-arbítrio, podiam ter uma percepção de sua origem e finalidade, e muitos
já compreendiam, por intuição, o mal que faziam, embora continuassem
a fazê-lo para satisfazer suas paixões.

671 Que devemos pensar das chamadas guerras santas? O sentimento
que leva pessoas fanáticas a exterminarem o máximo que
puderem dos que não compartilham de suas crenças para serem agradáveis
a Deus parece ter a mesma origem que os estimulava antigamente
a sacrificar os seus semelhantes?
– Eles estão envolvidos pela ação de maus Espíritos e ao guerrearem
com seus semelhantes contrariam a vontade de Deus, que diz que se deve
amar seu irmão como a si mesmo. Todas as religiões, ou melhor, todos os
povos, adoraram um mesmo Deus, tenha um nome ou outro. Por que
fazer uma guerra de extermínio apenas pelo fato de terem religiões diferentes
ou não terem ainda alcançado o progresso dos povos esclarecidos?
Os povos podem ser desculpados por não acreditarem na palavra daquele
que era animado pelo Espírito de Deus e enviado por ele, principalmente
quando não o viram e não foram testemunhas de seus atos; porém, como
quereis que acreditem nessa palavra de paz, quando pretendeis impor
essa palavra com a espada na mão? Devemos levar-lhes o esclarecimento
e procurar fazer-lhes conhecer a doutrina do Salvador pela persuasão e
pela doçura, não pela força e pelo sangue. Na maioria das vezes, não
acreditais nas comunicações que temos com alguns mortais; como haveis
de querer que estranhos acreditassem na vossa palavra, quando
vossos atos desmentem a doutrina que pregais?

672 A oferenda dos frutos da terra, feita a Deus, tem mais mérito
aos seus olhos do que o sacrifício de animais?
– Já vos respondi ao dizer que Deus julga a intenção e o fato tem
pouca importância para ele. Seria evidentemente mais agradável oferecer
a Deus frutos da terra do que o sangue das vítimas. Como já vos dissemos
e repetimos sempre, a prece dita do fundo do coração é cem vezes mais
agradável a Deus do que todas as oferendas que poderíeis lhe fazer. Repito
que a intenção é tudo e o fato não é nada.

673 Não haveria um meio de tornar essas oferendas mais agradáveis
a Deus se aliviassem as necessidades daqueles a quem falta
o necessário; e, nesse caso, o sacrifício de animais, quando feito com
um objetivo útil, não se tornaria meritório, embora fosse abusivo quando
não servia para nada ou só tinha proveito apenas para as pessoas
que não tinham necessidade de nada? Não haveria alguma coisa de
verdadeiramente piedoso em consagrar aos pobres os primeiros frutos
dos bens que Deus nos concedeu na Terra?
– Deus abençoa sempre aqueles que fazem o bem, e aliviar os pobres
e aflitos é o melhor meio de honrá-Lo. Não quero dizer, entretanto, que Deus
desaprova as cerimônias que fazeis por devoção, mas há muito dinheiro
que poderia ser empregado mais utilmente e não é. Deus ama a simplicidade
em todas as coisas. O homem que fundamenta sua crença nas exterioridades
e não no coração é um Espírito com vistas estreitas. Julgai se Deus
deve se importar mais com a forma do que com o conteúdo.

674 A necessidade do trabalho é uma lei da natureza?
– O trabalho é uma lei natural, por isso mesmo é uma necessidade, e
a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta suas necessidades
e prazeres.

675 Devem-se entender por trabalho somente as ocupações materiais?
– Não; o Espírito também trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação
útil é trabalho.

sábado, 28 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n44

646 O mérito do bem depende de algumas condições ou há diferentes
graus de mérito no bem?
– O mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo; não há mérito em
fazer o bem sem esforço e quando não custa nada. Deus tem mais em conta
o pobre que partilha de seu único pedaço de pão do que o rico que dá
apenas o supérfluo. Foi o que Jesus ensinou ao falar da esmola da viúva.

DIVISÃO DA LEI NATURAL
647 Toda a lei de Deus está contida no ensinamento de amor ao
próximo ensinado por Jesus?
– Certamente esse ensinamento contém todos os deveres dos homens
entre si; mas é preciso vos mostrar sua aplicação, senão deixareis
de o cumprir como fazeis até hoje; aliás, a lei natural compreende todas as
circunstâncias da vida e esse ensinamento é apenas uma parte da lei. Os
homens necessitam de regras precisas. Os ensinamentos gerais e indefinidos,
por serem muito vagos, possibilitam diversas interpretações.

648 Que pensais da divisão da lei natural em dez partes compreendendo
as leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação,
destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade e, por fim, a
de justiça, amor e caridade?
– Essa divisão da lei de Deus em dez partes é a de Moisés e pode
abranger todas as circunstâncias da vida, que é essencial. Podeis seguila,
embora ela nada tenha de absoluto, como não têm os outros sistemas
de classificação que dependem do ponto de vista sob o qual se considere
o que quer que seja. A última lei é a mais importante; é por ela que o
homem pode avançar mais na vida espiritual, porque resume todas as
outras.

649 Em que consiste a adoração?
– É a elevação do pensamento a Deus. Pela adoração, a alma se
aproxima d’Ele.

650 A adoração é para o homem resultado de um sentimento
natural ou conseqüência de um ensinamento?
– É sentimento inato, como o da existência de Deus. A consciência
de sua fraqueza leva o homem a se curvar diante d’Aquele que pode
protegê-lo.

651 Houve povos desprovidos de todo sentimento de adoração?
– Não, nunca houve povos ateus. Todos compreendem que acima de
tudo há um ser supremo.

652 Pode-se considerar a adoração como tendo origem na lei
natural?
– Ela está na lei natural, pois é o resultado de um sentimento natural
no homem. Eis por que se encontra entre todos os povos, ainda que sob
formas diferentes.

ADORAÇÃO EXTERIOR
653 A adoração tem necessidade de manifestações exteriores?
– A verdadeira adoração é a do coração. Em todas as vossas ações,
imaginai sempre que o Senhor está convosco.

653 a A adoração exterior é útil?
– Sim, se não for uma farsa, uma vã simulação. É sempre útil dar um
bom exemplo; mas aqueles que o fazem de forma fingida ou por amorpróprio
e cuja conduta desmente a piedade que aparentam dão um exemplo
antes mau do que bom e fazem mais mal do que pensam.

654 Deus dá preferência aos que O adoram desse ou daquele modo?
– Deus prefere os que O adoram verdadeiramente com o coração,
com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, àqueles que acreditam
honrá-lo por cerimônias que não os tornam melhores para com seus semelhantes.

655 É repreensível praticar uma religião em que não se acredita
sinceramente, visando somente o respeito e para não escandalizar
aqueles que pensam de outro modo?
– A intenção, nisso como em muitas outras coisas, constitui a regra.
Aquele que respeita as crenças dos outros não procede mal; faz melhor
do que aquele que as ridiculariza, porque falta à caridade; mas aquele que
a pratica por interesse e por ambição é desprezível aos olhos de Deus e
dos homens. A Deus não agradam os que aparentam se humilhar diante
Dele apenas para desfrutar da aprovação dos homens.

656 A adoração coletiva é preferível à individual?
– Os homens reunidos numa comunhão de pensamentos e de sentimentos
têm mais força para atrair os bons Espíritos. Ocorre o mesmo quando
se reúnem para adorar a Deus. Mas não acrediteis, por isso, que a adoração
particular seja de menos valor, porque cada um pode adorar a Deus
ao pensar n’Ele.

VIDA CONTEMPLATIVA
657 Os homens que se entregam à vida contemplativa, não fazendo
nenhum mal e pensando apenas em Deus, têm mérito perante
Deus?
– Não, porque se não fazem o mal também não fazem o bem, e são
inúteis; aliás, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que se pense n’Ele,
mas não que se pense apenas n’Ele, uma vez que deu ao homem deveres
a cumprir na Terra. Aquele que consome seu tempo na meditação e na
contemplação não faz nada de meritório aos olhos de Deus, porque a
dedicação de sua vida é toda pessoal e inútil para a humanidade, e Deus
lhe pedirá contas do bem que não tiver feito. (Veja a questão 640.)

PRECE
658 A prece é agradável a Deus?
– A prece é sempre agradável a Deus quando é do coração, porque a
intenção é tudo e a prece do coração é preferível à que se pode ler, por
mais bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o sentimento.
A prece é agradável a Deus quando é dita com fé, fervor e sinceridade;
mas não acrediteis que Ele seja tocado pela prece do homem fútil, orgulhoso
e egoísta, a menos que signifique de sua parte um ato de sincero
arrependimento e verdadeira humildade.

659 Qual é o caráter geral da prece?
– A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar n’Ele; é se
aproximar d’Ele; é se colocar em comunicação com Ele. Pela prece, podem-
se propor três coisas: louvar, pedir, agradecer.
660 A prece torna o homem melhor?
– Sim, quem ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações
do mal, e Deus envia bons Espíritos para assisti-lo. É um socorro
nunca recusado quando pedido com sinceridade.

660 a Por que algumas pessoas que oram muito têm, apesar
disso, um caráter muito ruim, são invejosas, ciumentas, coléricas, não
têm benevolência nem tolerância, podendo ser, algumas vezes, até
mesmo viciosas?
– O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas acreditam
que todo o mérito está no tamanho da prece e fecham os olhos para
seus próprios defeitos. A prece é, para elas, uma ocupação, um emprego
do tempo, não um estudo delas mesmas. Não é o remédio que é ineficaz,
é a maneira como é empregado.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n43

631 O homem tem, por si mesmo, meios de distinguir o bem do
mal?
– Sim, quando crê em Deus e de fato quer saber porque Deus lhe deu
a inteligência para distinguir um do outro.

632 O homem, sujeito ao erro como está, não pode se enganar
no julgamento do bem e do mal e acreditar que faz o bem quando, na
realidade, faz o mal?
– Jesus disse: “o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também
vós a eles”. Tudo está aí resumido. Vós não vos enganareis.

633 A regra do bem e do mal, que se poderia chamar de reciprocidade
ou de solidariedade, não pode se aplicar à conduta pessoal do
homem para consigo mesmo. Ele encontra na lei natural a regra dessa
conduta e um guia seguro?
– Quando comeis em excesso, isso vos faz mal. Pois bem! Deus dá a
medida daquilo que precisais. Quando a ultrapassais, sois punidos. Ocorre
o mesmo com tudo. A lei natural traça para o homem o limite de suas
necessidades; quando a ultrapassa, é punido pelo sofrimento. Se o homem
escutasse, em todas as coisas, a voz que diz basta, evitaria a maior
parte dos males de que acusa a natureza.

634 Por que o mal está na natureza das coisas? Eu falo do mal
moral. Deus não poderia criar a humanidade em condições melhores?
– Já vos dissemos: os Espíritos foram criados simples e ignorantes.
(Veja a questão 115.) Deus deixa ao homem a escolha do caminho. Tanto
pior se tomar o mau: sua peregrinação será maior. Se não houvesse montanhas,
o homem não compreenderia que se pode subir e descer, e, se
não houvesse rochedos, não compreenderia que há corpos duros. É preciso
que o Espírito adquira experiência e para isso é necessário que conheça
o bem e o mal; é por essa razão que há a união do Espírito ao corpo. (Veja
a questão 119.)

635 As diferentes posições sociais criam necessidades novas
que não são as mesmas para todos os homens. A lei natural parece,
assim, não ser uma regra uniforme?
– Essas diferentes posições estão na natureza da vida do homem e
de conformidade com a lei do progresso. Isso não invalida a unidade da lei
natural que se aplica a tudo.

636 O bem e o mal são absolutos para todos os homens?
– A lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende principalmente
da vontade que se tem de o praticar. O bem é sempre o bem e o
mal é sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem; a diferença
está no grau de responsabilidade.

637 O selvagem que cede ao instinto e se nutre da carne humana
é culpado?
– Eu disse que o mal depende da vontade. Pois bem! O homem é
mais culpado à medida que se torna mais consciente daquilo que faz.

638 O mal parece, algumas vezes, ser conseqüência da força das
coisas. Por exemplo, em alguns casos, a necessidade de destruição,
mesmo dos nossos semelhantes. Pode-se dizer que haja infração à
lei de Deus?
– Não deixa de ser o mal, ainda que necessário; porém, essa necessidade
desaparece à medida que a alma se depura, ao passar de uma
existência para outra; e então, o homem se torna mais culpado quando o
comete, porque melhor o compreende.

639 O mal que se comete não é, muitas vezes, o resultado da
posição em que nos colocaram outros homens? E, nesse caso, quais
são os mais culpados?
– O mal recai sobre aquele que o causou. Porém, o homem que é
conduzido ao mal pela posição que exerce é menos culpado do que aqueles
que o causaram; contudo, cada um será punido, não somente pelo
mal que tiver feito, como também pelo que tiver provocado.

640 Aquele que não faz o mal, mas que se aproveita do mal feito
por um outro, é culpado da mesma forma?
– É como se o cometesse; ao tirar proveito participa dele. Talvez não
pratique a ação; mas se, ao encontrar tudo feito, faz uso disso, é porque a
aprova, e ele mesmo o faria se pudesse, ou se ousasse.

641 O desejo do mal é tão repreensível quanto o próprio mal?
– Depende; há virtude em resistir voluntariamente ao mal que se deseja
praticar, especialmente quando se tem a possibilidade de satisfazer
esse desejo; mas se é apenas por falta de ocasião, há culpa.

642 Basta não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar
um futuro melhor?
– Não. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada
um responderá por todo o mal que resulte do bem que não tiver feito.

643 Há pessoas que, pela sua posição, não têm a possibilidade
de fazer o bem?
– Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta
nunca encontra ocasião. Bastam as relações sociais com outros homens
para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia de vida dá a oportunidade
a quem não esteja cego pelo egoísmo; porque fazer o bem não é
somente ser caridoso, é ser útil na medida de vosso poder todas as vezes
que vossa ajuda se fizer necessária.

644 O meio onde alguns homens vivem não é para eles a causa
primeira de muitos vícios e crimes?
– Sim, mas isso ainda é uma prova escolhida pelo Espírito no estado
de liberdade. Ele quis se expor à tentação para ter o mérito da resistência.

645 Quando o homem está, de algum modo, mergulhado na
atmosfera do vício, o mal não se torna um arrebatamento quase irresistível?
– Arrebatamento, sim; irresistível, não, porque, em meio à atmosfera
do vício, encontrais, algumas vezes, grandes virtudes. São Espíritos que
tiveram força de resistir e, ao mesmo tempo, a missão de exercer uma boa
influência sobre seus semelhantes.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n42

616 Deus ordenou aos homens, numa época, o que lhes proibiu
em outra?
– Deus não pode se enganar; são os homens que são obrigados a
mudar suas leis, porque são imperfeitos; mas as leis de Deus são perfeitas.
A harmonia que rege o universo material e o universo moral é fundada
sobre as leis que Deus estabeleceu para toda a eternidade.

617 Que objetivos abrangem as leis divinas? Elas se referem a
outra coisa além da conduta moral?
– Todas as leis da natureza são leis divinas, uma vez que Deus é o
criador de todas as coisas. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de
bem estuda as da alma e as pratica.

617 a É permitido ao homem se aprofundar em ambas?
– Sim, mas uma única existência não basta.
G Que são, de fato, alguns anos para adquirir tudo o que constitui o ser
perfeito, se considerarmos apenas a distância que separa o selvagem do
homem civilizado? A mais longa existência possível de imaginar é insuficiente
e com maior razão quando é abreviada, como acontece com muitos.
Entre as leis divinas, umas regem o movimento e as relações da matéria
bruta: são as leis físicas, cujo estudo é do domínio da ciência. Outras
dizem respeito especialmente ao homem em si mesmo e em suas relações
com Deus e com seus semelhantes. Elas compreendem as regras
da vida do corpo como também as da vida da alma: são as leis morais.

618 As leis divinas são as mesmas para todos os mundos?
– A razão diz que devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e
proporcionais ao grau de adiantamento dos seres que os habitam.

ORIGEM E CONHECIMENTO DA LEI NATURAL
619 Deus deu a todos os homens meios de conhecer Sua lei?
– Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem; os que
a compreendem melhor são os homens de bem e os que procuram pesquisá-
la; entretanto, todos a compreenderão um dia, porque é preciso
que o progresso se realize.

620 A alma, antes de sua união com o corpo, compreende a lei
de Deus melhor que depois de sua encarnação?
– Compreende-a conforme o grau de perfeição que atingiu e conserva
disso a lembrança intuitiva depois de sua união com o corpo; contudo,
os maus instintos do homem o fazem esquecer-se dela.

621 Onde está escrita a lei de Deus?
– Na consciência.

621 a Uma vez que o homem traz inscrita na consciência a lei de
Deus, há necessidade que lhe seja revelada?
– Ele a esqueceu e a menosprezou; Deus quis que ela fosse lembrada.

622 Deus deu a alguns homens a missão de revelar Sua lei?
– Sim, certamente; em todos os tempos houve homens que receberam
essa missão. São os Espíritos Superiores encarnados com o objetivo
de fazer a humanidade avançar.

623 Aqueles que pretenderam instruir os homens na lei de Deus
não estavam algumas vezes enganados e, freqüentemente, não fizeram
com que se transviassem por meio de falsos princípios?
– Aqueles que não são inspirados por Deus e que, levados pela ambição,
se disseram portadores de uma missão que não tinham, certamente puderam
desviá-los. Entretanto, como eram de fato homens de gênio, mesmo no meio
dos erros ensinados muitas vezes encontram-se grandes verdades.

624 Qual é o caráter do verdadeiro profeta?
– É um homem de bem, inspirado por Deus. Pode-se reconhecê-lo
por suas palavras e ações. Deus não se serviria da boca de um mentiroso
para ensinar a verdade.

625 Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem
para lhe servir de guia e modelo?
– Jesus.

626 As leis divinas e naturais só foram reveladas aos homens
por Jesus e, antes dele, tinham conhecimento delas apenas pela intuição?
– Não dissemos que elas foram escritas em todos os lugares? Todos
os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam compreendê-las e
ensiná-las desde os séculos mais remotos. Com os seus ensinamentos,
mesmo incompletos, eles prepararam o terreno para receber a semente.
Estando as leis divinas escritas no livro da natureza, o homem pôde conhecê-
las quando as quis procurar. Eis por que os preceitos que consagram
foram proclamados em todos os tempos pelos homens de bem e é por
isso, também, que se encontram seus elementos na doutrina moral de
todos os povos saídos da barbárie, embora incompletos ou alterados pela
ignorância e pela superstição.

627 Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus,
qual é a utilidade do ensinamento dado pelos Espíritos? Terão a nos
ensinar alguma coisa a mais?
– A palavra de Jesus era, muitas vezes, alegórica e em parábolas,
porque falava de acordo com os tempos e os lugares. É preciso agora que
a verdade seja inteligível para todo mundo. É preciso também explicar e
desenvolver essas leis, uma vez que há tão poucas pessoas que as compreendem
e ainda menos as que as praticam. Nossa missão é de abrir os
olhos e os ouvidos para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas:
aqueles que tomam as aparências da virtude e da religião para
ocultarem suas baixezas. O ensinamento dos Espíritos deve ser claro e
inequívoco, a fim de que ninguém possa alegar ignorância e cada um
possa julgá-lo e apreciá-lo com a razão. Estamos encarregados de preparar
o reino do bem anunciado por Jesus; por isso, não é correto que
cada um possa interpretar a lei de Deus ao capricho de suas paixões nem
falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS . PARTE TERCEIRA
223

628 Por que a verdade nem sempre foi colocada ao alcance de
todos?
– É preciso que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a
luz: é preciso se habituar a ela pouco a pouco; de outro modo, fica-se
deslumbrado.
Nunca ocorreu que Deus permitisse ao homem receber comunicações
tão completas e instrutivas como as que lhe é dado receber hoje.
Havia, como sabeis, na Antiguidade, alguns indivíduos que estavam em
poder do que consideravam uma ciência sagrada e da qual faziam mistério
aos que, de acordo com o seu julgamento, eram profanos. Deveis
compreender, com o que conheceis agora das leis que regem os fenômenos
das comunicações dos Espíritos, que esses indivíduos recebiam apenas
algumas verdades esparsas no meio de um conjunto equívoco e, a maior
parte do tempo, simbólico. Entretanto, não há para o homem estudioso
nenhum antigo sistema filosófico, nenhuma tradição, nenhuma religião a negligenciar,
pois em tudo há os germes das grandes verdades que, ainda
que pareçam contraditórias, esparsas que estão em meio a acessórios sem
fundamento, são muito fáceis de entender, graças à chave que o Espiritismo
dá para uma multidão de coisas que puderam, até aqui, parecer sem razão
e que, hoje, a realidade vos demonstra de uma maneira irrecusável. Não
deixeis, portanto, de tirar dessas matérias assuntos de estudo; elas são
muito ricas e podem contribuir muito para a vossa instrução.

O BEM E O MAL
629 Que definição se pode dar à moral?
– A moral é a regra do bem proceder, ou seja, a que permite distinguir
entre o bem e o mal. Ela é fundada sobre o cumprimento da lei de Deus. O
homem procede bem quando faz tudo para o bem de todos porque, então,
cumpre a lei de Deus.

630 Como se pode distinguir o bem e o mal?
– O bem é tudo o que está conforme a lei de Deus; o mal, tudo o que
é contrário. Assim, fazer o bem é proceder conforme a lei de Deus; fazer o
mal é infringir essa lei.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n41

601 Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?
– Sim, por isso, nos mundos superiores, onde os homens são mais
avançados, os animais também o são, tendo meios de comunicação mais
desenvolvidos; mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são
para ele servidores inteligentes.
G Não há nada de extraordinário nisso. Imaginemos nossos animais,
os mais inteligentes, o cão, o elefante, o cavalo, com uma conformação
apropriada aos trabalhos manuais. Que não poderiam fazer sob a direção
do homem?

602 Os animais progridem, como o homem, pela ação de sua
vontade ou pela força das coisas?
– Pela força das coisas; é por isso que para eles não há expiação.

603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?
– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos
foram deuses para os homens.

604 Os animais, mesmo os aperfeiçoados nos mundos superiores,
são sempre inferiores ao homem. Isso significa que Deus teria criado
seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que
parece estar em desacordo com a unidade de vistas e de progresso
que se distingue em todas as suas obras.
– Tudo se encaixa na natureza pelos laços que não podeis ainda compreender,
e as coisas mais desiguais na aparência têm pontos de contato
que o homem nunca chegará a compreender na sua condição atual. Ele
pode entrevê-los pelo esforço de sua inteligência, mas somente quando
essa inteligência tiver adquirido todo desenvolvimento e estiver livre dos
preconceitos do orgulho e da ignorância é que poderá ver claramente na
obra de Deus. Enquanto isso não acontece, suas idéias limitadas lhe fazem
ver as coisas sob um ponto de vista mesquinho e restrito. Sabei bem
que Deus não pode se contradizer e que tudo, na natureza, se harmoniza
pelas leis gerais que nunca se afastam da sublime sabedoria do Criador.

604 a A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto
de contato entre a alma dos animais e a do homem?
– Sim, mas os animais têm apenas a inteligência da vida material; para
o homem, a inteligência produz a manifestação da vida moral.

605 Se considerássemos todos os pontos de contato entre o homem
e os animais, não poderíamos deduzir que o homem possui duas
almas: a alma animal e a alma espírita e que, se não tivesse essa
última, poderia viver como o animal? De outro modo, pode-se considerar
que o animal é um ser semelhante ao homem, tendo menos
alma espírita? Isso não significaria que os bons e os maus instintos
do homem seriam o efeito da predominância de uma dessas duas
almas?
– Não. O homem não tem duas almas; mas os corpos têm instintos
que são o resultado da sensação dos órgãos. Há nele apenas uma dupla
natureza: a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, participa
da natureza dos animais e seus instintos; pela sua alma, participa da
natureza dos Espíritos.

605 a Assim, além de suas próprias imperfeições, das quais o
Espírito deve se despojar, o homem tem ainda que lutar contra a influência
da matéria?
– Sim, quanto mais é inferior mais os laços entre o Espírito e a matéria
são unidos; não o vedes? O homem não tem duas almas; a alma é sempre
única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da
outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para a
outra. Mas, ainda que o homem não tenha alma animal que, por suas paixões,
o nivele aos animais, tem o corpo que muitas vezes o rebaixa a eles,
porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, porém
ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui
a espécie particular de alma, da qual são dotados?
– Do elemento inteligente universal.
606 a A inteligência do homem e a dos animais vêm de um princípio
único?
– Sem dúvida. Mas no homem ela recebeu uma elaboração que o
eleva acima do animal.

607 Foi dito que a alma do homem, em sua origem, está no estado
semelhante ao da infância da vida corporal, que sua inteligência apenas
desabrocha e ela ensaia para a vida. (Veja a questão 190.) Onde
o Espírito cumpre essa primeira fase?
– Em uma série de existências anteriores ao período que chamais
humanidade.

607 a Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio
inteligente dos seres inferiores da Criação?
– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade?
É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio
inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida,
como já dissemos. É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a
germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e tornase
Espírito. É então que começa o período da humanização e com ela a
consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade
de seus atos. Assim como depois da infância vem a adolescência,
depois a juventude e, enfim, a idade adulta. Não há, além disso, nessa
origem nada que deva humilhar o homem. Será que os grandes gênios se
sentirão humilhados por terem sido fetos em formação no seio de sua mãe?
Se alguma coisa deve humilhá-lo é sua inferioridade perante Deus e sua
impotência para sondar a profundidade dos seus desígnios e a sabedoria
das leis que regem a harmonia do universo. Reconhecei a grandeza de
Deus nessa harmonia admirável que faz com que tudo seja solidário na
natureza. Acreditar que Deus pudesse fazer alguma coisa sem objetivo e ter
criado seres inteligentes sem futuro seria blasfemar contra sua bondade,
que se estende sobre todas as suas criaturas.

607 b Esse período de humanização começa na nossa Terra?
– A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o
período de humanização começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores;
entretanto, essa não é uma regra geral, e poderia acontecer que um
Espírito, desde o começo de sua humanização, estivesse apto a viver na
Terra. Esse caso não é freqüente; é, antes, uma exceção.

608 O Espírito do homem, após a morte, tem consciência das
existências anteriores ao seu período de humanidade?
– Não, porque não é nesse período que se inicia para ele sua vida de
Espírito e é até mesmo difícil se lembrar de suas primeiras existências
como homem, assim como o homem não se lembra mais dos primeiros
tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de
sua mãe. É por isso que os Espíritos dizem que não sabem como começaram.
(Veja a questão 78.)

609 O Espírito, entrando no período de humanidade, conserva traços
do que foi antes, do período que se poderia chamar pré-humano?
– Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso
realizado. Durante algumas gerações, pode ter sinais mais ou menos pronunciados
do estado primitivo, porque nada na natureza se faz por transição
brusca, sempre há anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres
e acontecimentos; mas esses traços se apagam com o desenvolvimento
do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se realizam muito lentamente,
porque ainda não estão alicerçados, determinados pela vontade; mas eles
seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire uma
consciência mais perfeita de si mesmo.

610 Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na
ordem da Criação estão enganados?
– Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a
seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, de fato, um ser à parte,
uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem
outra destinação. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação
dos seres que podem conhecê-lo.

METEMPSICOSE
611 O fato de ser comum a origem do princípio inteligente dos
seres vivos não é a consagração da doutrina da metempsicose?
– Duas coisas podem ter a mesma origem e não se parecerem em
nada mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, flores e frutos
no germe sem forma contido na semente de onde saiu? A partir do momento
que o princípio inteligente atinge o estágio necessário para ser Espírito
e entrar no período de humanização, não tem mais relação com seu estado
primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é a
semente. No homem, não há mais do animal senão o corpo e as paixões
que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente
à matéria. Não se pode, portanto, dizer que aquele homem é a encarnação
do Espírito de tal animal e, assim, a metempsicose, tal como se entende,
não é exata.

612 O Espírito que animou o corpo de um homem poderia encarnar
em um animal?
– Isso seria retroceder e o Espírito não retrocede. O rio não retorna à
sua fonte. (Veja a questão 118.)

613 Por mais errada que seja a idéia ligada à metempsicose, não
seria resultado do sentimento intuitivo das diferentes existências do
homem?
– Esse sentimento intuitivo se encontra nessa crença como em muitas
outras; mas, como faz com a maioria de suas idéias intuitivas, o homem
alterou sua natureza.

614 O que se deve entender por lei natural?
– A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do
homem; ela lhe indica o que deve ou não fazer, e ele é infeliz somente
quando se afasta dela.

615 A lei de Deus é eterna?
– Eterna e imutável como o próprio Deus.

Serie de perguntas e respostas n41

601 Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?
– Sim, por isso, nos mundos superiores, onde os homens são mais
avançados, os animais também o são, tendo meios de comunicação mais
desenvolvidos; mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são
para ele servidores inteligentes.
G Não há nada de extraordinário nisso. Imaginemos nossos animais,
os mais inteligentes, o cão, o elefante, o cavalo, com uma conformação
apropriada aos trabalhos manuais. Que não poderiam fazer sob a direção
do homem?

602 Os animais progridem, como o homem, pela ação de sua
vontade ou pela força das coisas?
– Pela força das coisas; é por isso que para eles não há expiação.

603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?
– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos
foram deuses para os homens.

604 Os animais, mesmo os aperfeiçoados nos mundos superiores,
são sempre inferiores ao homem. Isso significa que Deus teria criado
seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que
parece estar em desacordo com a unidade de vistas e de progresso
que se distingue em todas as suas obras.
– Tudo se encaixa na natureza pelos laços que não podeis ainda compreender,
e as coisas mais desiguais na aparência têm pontos de contato
que o homem nunca chegará a compreender na sua condição atual. Ele
pode entrevê-los pelo esforço de sua inteligência, mas somente quando
essa inteligência tiver adquirido todo desenvolvimento e estiver livre dos
preconceitos do orgulho e da ignorância é que poderá ver claramente na
obra de Deus. Enquanto isso não acontece, suas idéias limitadas lhe fazem
ver as coisas sob um ponto de vista mesquinho e restrito. Sabei bem
que Deus não pode se contradizer e que tudo, na natureza, se harmoniza
pelas leis gerais que nunca se afastam da sublime sabedoria do Criador.

604 a A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto
de contato entre a alma dos animais e a do homem?
– Sim, mas os animais têm apenas a inteligência da vida material; para
o homem, a inteligência produz a manifestação da vida moral.

605 Se considerássemos todos os pontos de contato entre o homem
e os animais, não poderíamos deduzir que o homem possui duas
almas: a alma animal e a alma espírita e que, se não tivesse essa
última, poderia viver como o animal? De outro modo, pode-se considerar
que o animal é um ser semelhante ao homem, tendo menos
alma espírita? Isso não significaria que os bons e os maus instintos
do homem seriam o efeito da predominância de uma dessas duas
almas?
– Não. O homem não tem duas almas; mas os corpos têm instintos
que são o resultado da sensação dos órgãos. Há nele apenas uma dupla
natureza: a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, participa
da natureza dos animais e seus instintos; pela sua alma, participa da
natureza dos Espíritos.

605 a Assim, além de suas próprias imperfeições, das quais o
Espírito deve se despojar, o homem tem ainda que lutar contra a influência
da matéria?
– Sim, quanto mais é inferior mais os laços entre o Espírito e a matéria
são unidos; não o vedes? O homem não tem duas almas; a alma é sempre
única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da
outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para a
outra. Mas, ainda que o homem não tenha alma animal que, por suas paixões,
o nivele aos animais, tem o corpo que muitas vezes o rebaixa a eles,
porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, porém
ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui
a espécie particular de alma, da qual são dotados?
– Do elemento inteligente universal.
606 a A inteligência do homem e a dos animais vêm de um princípio
único?
– Sem dúvida. Mas no homem ela recebeu uma elaboração que o
eleva acima do animal.

607 Foi dito que a alma do homem, em sua origem, está no estado
semelhante ao da infância da vida corporal, que sua inteligência apenas
desabrocha e ela ensaia para a vida. (Veja a questão 190.) Onde
o Espírito cumpre essa primeira fase?
– Em uma série de existências anteriores ao período que chamais
humanidade.

607 a Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio
inteligente dos seres inferiores da Criação?
– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade?
É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio
inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida,
como já dissemos. É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a
germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e tornase
Espírito. É então que começa o período da humanização e com ela a
consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade
de seus atos. Assim como depois da infância vem a adolescência,
depois a juventude e, enfim, a idade adulta. Não há, além disso, nessa
origem nada que deva humilhar o homem. Será que os grandes gênios se
sentirão humilhados por terem sido fetos em formação no seio de sua mãe?
Se alguma coisa deve humilhá-lo é sua inferioridade perante Deus e sua
impotência para sondar a profundidade dos seus desígnios e a sabedoria
das leis que regem a harmonia do universo. Reconhecei a grandeza de
Deus nessa harmonia admirável que faz com que tudo seja solidário na
natureza. Acreditar que Deus pudesse fazer alguma coisa sem objetivo e ter
criado seres inteligentes sem futuro seria blasfemar contra sua bondade,
que se estende sobre todas as suas criaturas.

607 b Esse período de humanização começa na nossa Terra?
– A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o
período de humanização começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores;
entretanto, essa não é uma regra geral, e poderia acontecer que um
Espírito, desde o começo de sua humanização, estivesse apto a viver na
Terra. Esse caso não é freqüente; é, antes, uma exceção.

608 O Espírito do homem, após a morte, tem consciência das
existências anteriores ao seu período de humanidade?
– Não, porque não é nesse período que se inicia para ele sua vida de
Espírito e é até mesmo difícil se lembrar de suas primeiras existências
como homem, assim como o homem não se lembra mais dos primeiros
tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de
sua mãe. É por isso que os Espíritos dizem que não sabem como começaram.
(Veja a questão 78.)

609 O Espírito, entrando no período de humanidade, conserva traços
do que foi antes, do período que se poderia chamar pré-humano?
– Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso
realizado. Durante algumas gerações, pode ter sinais mais ou menos pronunciados
do estado primitivo, porque nada na natureza se faz por transição
brusca, sempre há anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres
e acontecimentos; mas esses traços se apagam com o desenvolvimento
do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se realizam muito lentamente,
porque ainda não estão alicerçados, determinados pela vontade; mas eles
seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire uma
consciência mais perfeita de si mesmo.

610 Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na
ordem da Criação estão enganados?
– Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a
seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, de fato, um ser à parte,
uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem
outra destinação. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação
dos seres que podem conhecê-lo.

METEMPSICOSE
611 O fato de ser comum a origem do princípio inteligente dos
seres vivos não é a consagração da doutrina da metempsicose?
– Duas coisas podem ter a mesma origem e não se parecerem em
nada mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, flores e frutos
no germe sem forma contido na semente de onde saiu? A partir do momento
que o princípio inteligente atinge o estágio necessário para ser Espírito
e entrar no período de humanização, não tem mais relação com seu estado
primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é a
semente. No homem, não há mais do animal senão o corpo e as paixões
que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente
à matéria. Não se pode, portanto, dizer que aquele homem é a encarnação
do Espírito de tal animal e, assim, a metempsicose, tal como se entende,
não é exata.

612 O Espírito que animou o corpo de um homem poderia encarnar
em um animal?
– Isso seria retroceder e o Espírito não retrocede. O rio não retorna à
sua fonte. (Veja a questão 118.)

613 Por mais errada que seja a idéia ligada à metempsicose, não
seria resultado do sentimento intuitivo das diferentes existências do
homem?
– Esse sentimento intuitivo se encontra nessa crença como em muitas
outras; mas, como faz com a maioria de suas idéias intuitivas, o homem
alterou sua natureza.

614 O que se deve entender por lei natural?
– A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do
homem; ela lhe indica o que deve ou não fazer, e ele é infeliz somente
quando se afasta dela.

615 A lei de Deus é eterna?
– Eterna e imutável como o próprio Deus.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n40

586 As plantas têm consciência de sua existência?
– Não; elas não pensam, têm apenas a vida orgânica.

587 As plantas têm sensações? Elas sofrem quando são mutiladas?
– As plantas recebem impressões físicas que agem sobre a
matéria, mas não têm percepções e, portanto, não têm a sensação da dor.

588 A força que atrai as plantas umas às outras é independente
de sua vontade?
– Sim, uma vez que não pensam. É uma força mecânica da matéria
agindo sobre a matéria; elas não poderiam se opor a isso.

589 Algumas plantas, como a sensitiva e a dionéia3, por exemplo,
têm movimentos que demonstram uma grande sensibilidade e
em alguns casos uma espécie de vontade. A dionéia, cujos lóbuloscapturam a mosca que nela pousa, parece preparar uma armadilha
para matá-la. Essas plantas são dotadas da faculdade de pensar?
Têm uma vontade e formam uma classe intermediária entre a natureza
vegetal e a natureza animal? São uma transição de uma para a
outra?
– Tudo é uma transição na natureza, pelo próprio fato de que nada é
semelhante e que, entretanto, tudo se liga. As plantas não pensam e, por
conseguinte, não têm vontade. A ostra que se abre e todos os zoófitos4
não pensam: há neles apenas um instinto cego e natural.

590 As plantas têm, como os animais, um instinto de conservação
que as leva a procurar o que lhes pode ser útil e a fugir do que as
pode prejudicar?
– Sim, têm, pode-se dizer, uma espécie de instinto, isso dependendo
da extensão que se dá a essa palavra; mas é um instinto puramente mecânico.
Quando, nas operações de química, vedes dois corpos se reunirem,
é porque se ajustam, ou seja, há afinidade entre eles; mas não chamais
isso de instinto.

591 Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres,
de uma natureza mais perfeita?
– Tudo é mais perfeito; mas nesses mundos superiores as plantas
são sempre plantas, os animais são sempre animais e os homens, sempre
homens.

OS ANIMAIS E O HOMEM
592 Se compararmos o homem e os animais sob o ponto de vista
da inteligência, a linha de demarcação parece difícil de se estabelecer,
porque alguns animais têm, sob esse aspecto, uma superioridade
notória sobre alguns homens. Essa linha pode ser estabelecida de
uma maneira precisa?
– Sobre esse ponto vossos filósofos não estão de acordo em quase
nada: uns querem que o homem seja um animal e outros que o animal
seja um homem; todos estão errados. O homem é um ser à parte que des-
ce muito baixo algumas vezes, ou que pode se elevar bem alto. Fisicamente
o homem é como os animais, e até menos dotado que muitos
deles; a natureza deu aos animais tudo o que o homem é obrigado a
inventar com sua inteligência para satisfazer suas necessidades e sua
conservação. É verdade que seu corpo se destrói como o dos animais,
mas seu Espírito tem uma destinação que somente ele pode compreender,
porque apenas o homem é completamente livre. Pobres homens que
vos rebaixais além da brutalidade! Não sabeis vos distinguir? Reconhecei
o homem pelo sentimento que ele tem da existência de Deus.

593 Pode-se dizer que os animais agem apenas por instinto?
– Ainda assim é um sistema. É bem verdade que o instinto domina na
maioria dos animais, mas não vedes que muitos agem com uma vontade
determinada? É inteligência, porém limitada.

594 Os animais têm uma linguagem?
– Uma linguagem formada de palavras e de sílabas, não; mas de um
meio de se comunicarem entre eles, sim. Dizem muito mais coisas do que
acreditais; mas sua linguagem é limitada às suas necessidades, como
suas idéias.

594 a Há animais que não têm voz; ao que parece esses não têm
linguagem?
– Eles se compreendem por outros meios. Vós, homens, tendes apenas
as palavras para se comunicarem? E os mudos, que dizeis deles? Os
animais, sendo dotados da vida de relação, têm meios de se informar e de
exprimir as suas sensações. Acreditais que os peixes não se entendem
entre si? O homem não tem o privilégio exclusivo da linguagem; embora a
dos animais seja instintiva e limitada ao círculo de suas necessidades e
idéias, enquanto a do homem é passível de ser aperfeiçoada e se presta a
todas as concepções de sua inteligência.

595 Os animais têm o livre-arbítrio de seus atos?
– Eles não são simples máquinas, como se pode supor; mas sua
liberdade de ação é limitada às suas necessidades e não se pode comparar
à do homem. Sendo muito inferiores ao homem, não têm os mesmos
deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.

596 De onde vem a aptidão de alguns animais em imitar a linguagem
do homem e por que essa aptidão se encontra mais nos pássaros
do que no macaco, por exemplo, cuja conformação tem mais semelhança
com o homem?
– É pela conformação particular dos órgãos da voz, favorecida pelo instinto
de imitação; o macaco imita os gestos, alguns pássaros imitam a voz.

597 Se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa
liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
– Sim, e que sobrevive ao corpo.

597 a Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
– É também uma alma, se quiserdes, depende do sentido que se dá
a essa palavra; mas é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e
a do homem tanta distância quanto há entre a alma do homem e Deus.

598 A alma dos animais conserva, após a morte, sua individualidade
e a consciência de si mesma?
– Sua individualidade, sim, mas não a consciência de seu eu. A vida
inteligente continua no estado latente7.

599 A alma dos animais tem a escolha de encarnar em um animal
em vez de outro?
– Não; ela não tem o livre-arbítrio.

600 A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, estará, depois da
morte, na erraticidade, como a do homem?
– É uma espécie de erraticidade, uma vez que não está mais unida ao
corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que
pensa e age de acordo com sua livre vontade; o dos animais não tem a
mesma faculdade. A consciência de si mesmo é o que constitui o atributo
principal do Espírito. O espírito do animal é classificado após sua morte
pelos Espíritos a quem compete essa tarefa e quase imediatamente utilizado;
não há tempo de se colocar em relação com outras criaturas.

Serie de perguntas e respostas n40

586 As plantas têm consciência de sua existência?
– Não; elas não pensam, têm apenas a vida orgânica.

587 As plantas têm sensações? Elas sofrem quando são mutiladas?
– As plantas recebem impressões físicas que agem sobre a
matéria, mas não têm percepções e, portanto, não têm a sensação da dor.

588 A força que atrai as plantas umas às outras é independente
de sua vontade?
– Sim, uma vez que não pensam. É uma força mecânica da matéria
agindo sobre a matéria; elas não poderiam se opor a isso.

589 Algumas plantas, como a sensitiva e a dionéia3, por exemplo,
têm movimentos que demonstram uma grande sensibilidade e
em alguns casos uma espécie de vontade. A dionéia, cujos lóbuloscapturam a mosca que nela pousa, parece preparar uma armadilha
para matá-la. Essas plantas são dotadas da faculdade de pensar?
Têm uma vontade e formam uma classe intermediária entre a natureza
vegetal e a natureza animal? São uma transição de uma para a
outra?
– Tudo é uma transição na natureza, pelo próprio fato de que nada é
semelhante e que, entretanto, tudo se liga. As plantas não pensam e, por
conseguinte, não têm vontade. A ostra que se abre e todos os zoófitos4
não pensam: há neles apenas um instinto cego e natural.

590 As plantas têm, como os animais, um instinto de conservação
que as leva a procurar o que lhes pode ser útil e a fugir do que as
pode prejudicar?
– Sim, têm, pode-se dizer, uma espécie de instinto, isso dependendo
da extensão que se dá a essa palavra; mas é um instinto puramente mecânico.
Quando, nas operações de química, vedes dois corpos se reunirem,
é porque se ajustam, ou seja, há afinidade entre eles; mas não chamais
isso de instinto.

591 Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres,
de uma natureza mais perfeita?
– Tudo é mais perfeito; mas nesses mundos superiores as plantas
são sempre plantas, os animais são sempre animais e os homens, sempre
homens.

OS ANIMAIS E O HOMEM
592 Se compararmos o homem e os animais sob o ponto de vista
da inteligência, a linha de demarcação parece difícil de se estabelecer,
porque alguns animais têm, sob esse aspecto, uma superioridade
notória sobre alguns homens. Essa linha pode ser estabelecida de
uma maneira precisa?
– Sobre esse ponto vossos filósofos não estão de acordo em quase
nada: uns querem que o homem seja um animal e outros que o animal
seja um homem; todos estão errados. O homem é um ser à parte que des-
ce muito baixo algumas vezes, ou que pode se elevar bem alto. Fisicamente
o homem é como os animais, e até menos dotado que muitos
deles; a natureza deu aos animais tudo o que o homem é obrigado a
inventar com sua inteligência para satisfazer suas necessidades e sua
conservação. É verdade que seu corpo se destrói como o dos animais,
mas seu Espírito tem uma destinação que somente ele pode compreender,
porque apenas o homem é completamente livre. Pobres homens que
vos rebaixais além da brutalidade! Não sabeis vos distinguir? Reconhecei
o homem pelo sentimento que ele tem da existência de Deus.

593 Pode-se dizer que os animais agem apenas por instinto?
– Ainda assim é um sistema. É bem verdade que o instinto domina na
maioria dos animais, mas não vedes que muitos agem com uma vontade
determinada? É inteligência, porém limitada.

594 Os animais têm uma linguagem?
– Uma linguagem formada de palavras e de sílabas, não; mas de um
meio de se comunicarem entre eles, sim. Dizem muito mais coisas do que
acreditais; mas sua linguagem é limitada às suas necessidades, como
suas idéias.

594 a Há animais que não têm voz; ao que parece esses não têm
linguagem?
– Eles se compreendem por outros meios. Vós, homens, tendes apenas
as palavras para se comunicarem? E os mudos, que dizeis deles? Os
animais, sendo dotados da vida de relação, têm meios de se informar e de
exprimir as suas sensações. Acreditais que os peixes não se entendem
entre si? O homem não tem o privilégio exclusivo da linguagem; embora a
dos animais seja instintiva e limitada ao círculo de suas necessidades e
idéias, enquanto a do homem é passível de ser aperfeiçoada e se presta a
todas as concepções de sua inteligência.

595 Os animais têm o livre-arbítrio de seus atos?
– Eles não são simples máquinas, como se pode supor; mas sua
liberdade de ação é limitada às suas necessidades e não se pode comparar
à do homem. Sendo muito inferiores ao homem, não têm os mesmos
deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.

596 De onde vem a aptidão de alguns animais em imitar a linguagem
do homem e por que essa aptidão se encontra mais nos pássaros
do que no macaco, por exemplo, cuja conformação tem mais semelhança
com o homem?
– É pela conformação particular dos órgãos da voz, favorecida pelo instinto
de imitação; o macaco imita os gestos, alguns pássaros imitam a voz.

597 Se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa
liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
– Sim, e que sobrevive ao corpo.

597 a Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
– É também uma alma, se quiserdes, depende do sentido que se dá
a essa palavra; mas é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e
a do homem tanta distância quanto há entre a alma do homem e Deus.

598 A alma dos animais conserva, após a morte, sua individualidade
e a consciência de si mesma?
– Sua individualidade, sim, mas não a consciência de seu eu. A vida
inteligente continua no estado latente7.

599 A alma dos animais tem a escolha de encarnar em um animal
em vez de outro?
– Não; ela não tem o livre-arbítrio.

600 A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, estará, depois da
morte, na erraticidade, como a do homem?
– É uma espécie de erraticidade, uma vez que não está mais unida ao
corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que
pensa e age de acordo com sua livre vontade; o dos animais não tem a
mesma faculdade. A consciência de si mesmo é o que constitui o atributo
principal do Espírito. O espírito do animal é classificado após sua morte
pelos Espíritos a quem compete essa tarefa e quase imediatamente utilizado;
não há tempo de se colocar em relação com outras criaturas.