domingo, 20 de dezembro de 2009

Serie de perguntas e respostas n63

931 Por que, na sociedade, as classes sofredoras são mais numerosas
do que as felizes?
– Nenhuma é perfeitamente feliz, e o que se acredita ser felicidade
esconde freqüentemente grandes aflições. O sofrimento está por toda parte.
Entretanto, para responder ao vosso pensamento, direi que as classes
que chamais de sofredoras são mais numerosas, porque a Terra é um
lugar de expiação. Quando o homem fizer dela sua morada do bem e dos
bons Espíritos, não mais será infeliz e viverá no paraíso terrestre.

932 Por que, no mundo, os maus têm geralmente maior influência
sobre os bons?
– É pela fraqueza dos bons; os maus são intrigantes e audaciosos, os
bons são tímidos; quando estes últimos quiserem, dominarão.

933 Se muitas vezes o homem é o causador de seus sofrimentos
materiais, também será dos morais?
– Mais ainda, porque os sofrimentos materiais são algumas vezes independentes
da vontade; mas o orgulho ferido, a ambição frustrada, a
ansiedade da avareza, a inveja, o ciúme, todas as paixões, enfim, são
torturas da alma.
A inveja e o ciúme! Felizes aqueles que não conhecem esses dois
vermes roedores! Com a inveja e o ciúme não há calma nem repouso
possível para aquele que está atacado desses males: os objetos de sua
cobiça, seu ódio, seu despeito se dirigem a ele como fantasmas que não
lhes dão nenhuma trégua e o perseguem até durante o sono. O invejoso
e o ciumento vivem num estado de febre contínua. Será essa uma situação
desejável, e não compreendeis que com suas paixões o homem criou
para si suplícios voluntários, e que a Terra torna-se para ele um verdadeiro
inferno?

934 Por que a perda das pessoas queridas nos causa um desgosto
tanto mais legítimo quanto irreparável e independente de nossa
vontade?
– Esse motivo de desgosto atinge tanto o rico quanto o pobre: é uma
prova ou uma expiação, é a lei comum. Mas é uma consolação poder se
comunicar com os amigos pelos meios que tendes, enquanto esperais
outros mais diretos e mais acessíveis aos vossos sentidos.

935 O que pensar das pessoas que vêem as comunicações dos
Espíritos como uma profanação?
– Não pode haver nisso profanação quando há recolhimento e quando
a evocação é feita com respeito e dignidade. O que prova isso é que
os Espíritos que se afeiçoam a vós vêm com prazer, ficam felizes com
vossa lembrança e por se comunicarem convosco. Haveria profanação se
fizessem disso uma leviandade.

936 Como as dores inconsoláveis dos encarnados afetam os Espíritos
que partiram?
– O Espírito é sensível à lembrança e aos lamentos daqueles que
amou, mas uma dor incessante e irracional o afeta dolorosamente, porque
vê nessa dor excessiva uma falta de fé no futuro e de confiança em Deus
e um obstáculo ao adiantamento dos que choram e, talvez, ao reencontro
entre todos.

937 As decepções causadas pela ingratidão e a fragilidade da
amizade também não são para o homem de coração uma fonte de
amargura?
– Sim; mas já vos ensinamos a lastimar os ingratos e amigos infiéis: eles
serão mais infelizes que vós. A ingratidão é filha do egoísmo, e o egoísmo
encontrará mais tarde corações insensíveis, como ele mesmo foi. Pensai
em todos que fizeram mais o bem do que vós, que valeram muito mais do
que vós, e que foram pagos com ingratidão. Pensai que o próprio Jesus foi
zombado e desprezado quando na Terra, tratado de velhaco e de impostor,
e não vos espanteis que o mesmo possa acontecer convosco. Que o bem
que fizestes seja vossa recompensa neste mundo, e não vos preocupeis
com o que dizem aqueles que o receberam. A ingratidão é uma prova para
vossa persistência em fazer o bem e será levada em conta. Os ingratos
serão tanto mais punidos quanto maior tiver sido a sua ingratidão.

938 As decepções causadas pela ingratidão não predispõe a
endurecer o coração e fechá-lo à sensibilidade?
– Isso seria um erro, porque o homem de coração, como dizeis, está
sempre feliz com o bem que faz. Ele sabe que se pelo bem que faz não o
reconhecerem nesta vida, na outra o farão, e que ao ingrato restará a
vergonha e o remorso.

938 a Esse pensamento não impede seu coração de ser magoado;
portanto, isso não poderia originar a idéia de que seria mais feliz
se fosse menos sensível?
– Sim, se preferir a felicidade do egoísta, que é muito triste! Que ele
saiba que os amigos ingratos que o abandonam não são dignos de sua
amizade e que se enganou sobre eles; portanto, não deve lamentar sua
perda. Mais tarde, encontrará outros que o compreenderão melhor. Lamentai
aqueles que têm para convosco um comportamento ingrato que
não merecestes, porque terão amarga recompensa, um triste retorno; e
também não vos aflijais com isso: é o meio de vos colocar acima deles.

UNIÕES ANTIPÁTICAS
939 Se os Espíritos simpáticos são levados a se unir, como é
que, entre os encarnados, a afeição seja freqüente apenas de um
lado, e que o amor mais sincero seja muitas vezes acolhido com indiferença
e até mesmo com repulsa? Como, além disso, a mais viva
afeição de dois seres pode se transformar em antipatia e ódio?
– Vós não compreendeis, porque é uma punição passageira. Aliás,
quantos não há que acreditam amar perdidamente, porque julgam apenas
pelas aparências, e quando são obrigados a viver com as pessoas amadas,
não tardam a reconhecer que é apenas uma atração física! Não basta
estar apaixonado por uma pessoa que vos agrada e que tem muitas qualidades;
é na convivência real que podereis apreciá-la. Quantas uniões há
que, de início, parecem não ser simpáticas; porém, depois de um e outro
se conhecerem e se estudarem bem terminam por se amar com um amor
terno e durável, porque se baseia na estima! Não se pode esquecer que é
o Espírito que ama, e não o corpo, e quando a ilusão material se dissipa, o
Espírito vê a realidade.
Há duas espécies de afeição: a do corpo e da alma, e toma-se freqüentemente
uma pela outra. A afeição da alma, quando é pura e simpática,
é durável; a do corpo é passageira. Eis por que muitas vezes os
que pensavam se amar com um amor eterno se odeiam quando acaba a
ilusão.

940 A falta de simpatia entre os seres que têm de viver juntos
não é igualmente uma fonte de desgostos amarga e que envenena
toda a existência?
– Muito amarga, de fato; mas é uma dessas infelicidades de que,
freqüentemente, sois os principais responsáveis. Primeiro, são vossas leis
que estão erradas. Por que acreditais que Deus obriga a ficar com aqueles
que vos desagradam? E depois, nessas uniões, procurais muitas vezes
mais a satisfação do orgulho e da ambição do que a felicidade de uma
afeição mútua. Então suportais a conseqüência de vossos preconceitos.

940 a Mas, nesse caso, não existe quase sempre uma vítima
inocente?
– Sim, e é para ela uma dura expiação. Mas a responsabilidade de
sua infelicidade recairá sobre quem a causou. Se a luz da verdade já penetrou
sua alma, terá consolação em sua fé no futuro; além disso, à medida
que os preconceitos forem enfraquecendo, as causas dessas infelicidades
íntimas também desaparecerão.

MEDO DA MORTE
941 O medo da morte é para muitas pessoas um motivo de perplexidade;
de onde vem esse medo, se têm o futuro diante de si?
– É um erro terem esse medo. Mas o que quereis! Procura-se convencê-
las desde crianças de que existe um inferno e um paraíso, e que é
mais certo irem para o inferno, porque lhe dizem que ao agirem de acordo
com a natureza cometem um pecado mortal para a alma: então, quando
se tornam adultas, se têm algum discernimento, não podem admitir isso, e
tornam-se ateus ou materialistas. É assim que se conduzem as pessoas a
crer que além da vida presente não há mais nada, e as que persistiram em
suas crenças de infância temem esse fogo eterno que deve queimá-las
sem destruí-las.
A morte, entretanto, não inspira ao justo nenhum temor, porque, com
a fé, tem a certeza do futuro; a esperança lhe faz esperar uma vida melhor,
e a caridade que praticou dá-lhe a certeza de que não encontrará no mundo
para onde vai nenhum ser do qual deva temer o olhar. (Veja a questão
730.)


942 Certas pessoas não acharão esses conselhos banais para
serem felizes na Terra? Não verão o que chamam de lugares-comuns,
verdades repetidas? E não dirão que, definitivamente, o segredo para
ser feliz é saber suportar sua infelicidade?
– Há os que dirão isso, e serão muitos. Mas ocorre o mesmo com
certos doentes a quem o médico prescreve a dieta: gostariam de ser
curados sem remédios e continuar a se predispor às indigestões.

DESGOSTO DA VIDA. SUICÍDIO
943 De onde vem o desgosto pela vida que se apodera de certos
indivíduos sem motivos razoáveis?
– Efeito da ociosidade, da falta de fé e freqüentemente da satisfação
plena de seus apetites e vontades, do tédio. Para aquele que exerce suas
atividades com um objetivo útil e de acordo com suas aptidões naturais, o
trabalho não tem nada de árido, e a vida escoa mais rapidamente. Suporta
as contingências da vida com mais paciência e resignação quanto age tendo
em vista uma felicidade mais sólida e mais durável que o espera.

944 O homem tem o direito de dispor de sua própria vida?
– Não, apenas Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma
transgressão dessa lei.

944 a O suicídio não é sempre voluntário?
– O louco que se mata não sabe o que faz.

945 O que pensar do suicídio que tem como causa o desgosto da
vida?
– Insensatos! Por que não trabalhavam? A existência não lhes teria
sido pesada!

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