211 De onde vem a semelhança de caráter que muitas vezes
existe entre dois irmãos, especialmente entre gêmeos?
– Espíritos simpáticos que se aproximam por semelhança de sentimentos
e que se sentem felizes por estar juntos.
212 Nas crianças cujos corpos nascem ligados e que possuem
certos órgãos em comum há dois Espíritos, ou melhor, duas almas?
– Sim, há duas, são dois os corpos. Entretanto, a semelhança entre
eles é tanta que se afigura aos vossos olhos como se fossem uma só6.
213 Visto que os Espíritos encarnam como gêmeos por simpatia,
de onde vem a aversão que se vê algumas vezes entre eles?
– Não é uma regra que os gêmeos sejam Espíritos simpáticos. Espíritos
maus podem querer lutar juntos no teatro da vida.
214 O que pensar das histórias de crianças gêmeas que brigam
no ventre da mãe?
– Lendas! Para dar idéia de que seu ódio era muito antigo, fizeram-no
presente antes de seu nascimento. Geralmente vós não levais em conta
as figuras poéticas.
215 De onde vem o caráter distintivo que se nota em cada povo?
– Os Espíritos também se agrupam em famílias formadas pela semelhança
de suas tendências mais ou menos depuradas, de acordo com
sua elevação. Pois bem! Um povo é uma grande família na qual se reúnem
Espíritos simpáticos. A tendência que têm os membros dessas grandes
famílias os leva a se unirem, daí se origina a semelhança que existe no
caráter distintivo de cada povo. Acreditais que Espíritos bons e caridosos
procurarão um povo duro e grosseiro? Não, os Espíritos simpatizam com
as coletividades, assim como simpatizam com os indivíduos; aí estão em
seu meio.
216 O homem conserva, em suas novas existências, traços do
caráter moral de existências anteriores?
– Sim, isso pode ocorrer; mas ao se melhorar, ele muda. Sua posição
social pode também não ser mais a mesma. Se de senhor torna-se escravo,
seus gostos serão completamente diferentes e teríeis dificuldade em
reconhecê-lo. Sendo o Espírito sempre o mesmo nas diversas encarnações,
suas manifestações podem ter uma ou outra semelhança, modificadas,
entretanto, pelos hábitos de sua nova posição, até que um aperfeiçoamento
notável venha mudar completamente seu caráter; por isso, de
orgulhoso e mau, pode tornar-se humilde e bondoso, desde que se tenha
arrependido.
217 O homem, pelo Espírito, conserva traços físicos das existências
anteriores em suas diferentes encarnações?
– O corpo que foi anteriormente destruído não tem nenhuma relação
com o novo. Entretanto, o Espírito se reflete no corpo. Certamente, o corpo
é apenas matéria, mas apesar disso é modelado de acordo com a
capacidade do Espírito que lhe imprime um certo caráter, principalmente
ao rosto, e é verdade quando se diz que os olhos são o espelho da alma,
ou seja, é o rosto que mais particularmente reflete a alma. É assim que
uma pessoa sem grande beleza tem, entretanto, algo que agrada quando
é animada por um Espírito bom, sábio, humanitário, enquanto existem rostos
muito belos que nada fazem sentir, podendo até inspirar repulsa.
Poderíeis pensar que apenas os corpos muito belos servem de envoltório
aos Espíritos mais perfeitos; entretanto, encontrais todos os dias homens
de bem sem nenhuma beleza exterior. Sem haver uma semelhança pronunciada,
a similitude dos gostos e das inclinações pode dar o que se
chama de um ‘ar de família’.
IDÉIAS INATAS
218 O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções
que teve e dos conhecimentos que adquiriu em suas existências anteriores?
– Ele possui uma vaga lembrança, que lhe dá o que se chama de
idéias inatas.
218 a A teoria das idéias inatas não é, portanto, uma fantasia?
– Não, os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem.
O Espírito, liberto da matéria, sempre os conserva. Durante a
encarnação, pode esquecê-los em parte, momentaneamente, mas a in-
tuição que conserva deles o ajuda em seu adiantamento. Sem isso, teria
sempre que recomeçar. A cada nova existência, o Espírito parte de onde
estava na existência anterior.
218 b Pode, então, haver um grande vínculo entre duas existências
sucessivas?
– Nem sempre tão grande quanto podeis supor, porque as posições
são freqüentemente muito diferentes e, no intervalo delas, o Espírito pode
ter progredido. (Veja a questão 216.)
219 Qual é a origem das faculdades, das capacidades extraordinárias
dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição
de certos conhecimentos, como a língua, o cálculo, etc.?
– Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas do qual
nem mesmo ela tem consciência. De onde quereis que esses conhecimentos
venham? O corpo muda, mas o Espírito não, embora troque de
vestimenta.
220 Ao mudar de corpo, podem-se perder alguns talentos intelectuais,
não mais ter, por exemplo, o gosto pelas artes?
– Sim, se desonrou esse talento ou se fez dele um mau uso. Uma
capacidade intelectual pode, além do mais, permanecer adormecida numa
existência, porque o Espírito veio para exercitar uma outra que não tem
relação com ela. Então, qualquer talento pode permanecer em estado
latente para ressurgir mais tarde.
221 É a uma lembrança retrospectiva que o homem deve, mesmo
no estado selvagem, o sentimento instintivo da existência de Deus
e o pressentimento da vida futura?
– É uma lembrança que conservou do que sabia como Espírito antes
de encarnar; mas o orgulho muitas vezes sufoca esse sentimento.
221 a É a essa lembrança que se devem certas crenças relativas
à Doutrina Espírita e que se encontram em todos os povos?
– Essa Doutrina é tão antiga quanto o mundo; eis por que pode ser
encontrada em toda parte, sendo uma prova de que é verdadeira. O Espírito
encarnado, conservando a intuição de seu estado como Espírito, tem,
instintivamente, a consciência do mundo invisível, freqüentemente falseada
pelos preconceitos, acrescida da ignorância que a mistura com a
superstição.
223 A alma reencarna imediatamente após a separação do
corpo?
– Algumas vezes pode reencarnar imediatamente, mas normalmente
só após intervalos mais ou menos longos. Nos mundos superiores, a reencarnação
é quase sempre imediata. Nesses mundos em que a matéria
corporal é menos grosseira, o Espírito, quando encarnado, desfruta de
quase todos os seus atributos de Espírito. Seu estado normal é semelhante
ao dos vossos sonâmbulos lúcidos.
224 Em que se torna a alma no intervalo das encarnações?
– Espírito errante que aguarda nova oportunidade e a espera.
224 a Qual a duração desses intervalos?
– De algumas horas a alguns milhares de séculos. Não há, propriamente
falando, limite extremo estabelecido para o estado de erraticidade,
que pode se prolongar por muito tempo, mas que nunca é perpétuo. O
Espírito sempre encontra, cedo ou tarde, a oportunidade de recomeçar
uma existência que sirva de purificação às suas existências anteriores.
224 b Essa duração está subordinada à vontade do Espírito ou
pode ser imposta como expiação?
– É uma conseqüência do livre-arbítrio. Os Espíritos têm perfeita consciência
do que fazem, mas para alguns é também uma punição que a
Providência lhes impõe1. Outros pedem para que se prolongue, a fim de
progredirem nos estudos que só podem ser feitos com proveito na condição
de Espírito.
225 A erraticidade é, por si mesma, um sinal de inferioridade dos
Espíritos?
– Não, porque existem Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação
é para o Espírito um estado transitório. Como já dissemos, em seu
estado normal, o Espírito está liberto da matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário